Como cruzar cheque? E por que?

Em Formas de pagamento por André M. Coelho

Um cheque cruzado é qualquer cheque que seja cruzado com duas linhas paralelas, seja através de todo o cheque ou através do canto superior esquerdo do cheque. Este símbolo significa que o cheque só pode ser depositado diretamente em uma conta bancária e não pode ser imediatamente descontado por um banco ou qualquer outra instituição de crédito.

Cruzando um cheque fornece instruções específicas para uma instituição financeira sobre como os fundos podem ser manipulados. Mais comumente, é usado para garantir que um banco só deposita os fundos em uma conta bancária real e não o desconta imediatamente no recebimento inicial. Isso fornece um nível de segurança para o pagador, pois exige que os fundos sejam manipulados por meio de um banqueiro coletor.

Como preencher cheque cruzado?

Embora a formatação e a formulação exatas possam variar entre nações, o mercado simbólico mais comum envolve duas linhas paralelas sendo desenhadas. Essas linhas podem estar localizadas no centro do cheque ou anotadas no canto superior esquerdo e podem conter ou não as palavras “não negociável”, observando a mudança no status. Caso contrário, a frase “Beneficiário da conta” também pode ser escrita no cheque e executa a mesma função de cruzá-lo, mas é bom sempre cruzar o cheque para uma garantia especial de segurança.

Cheque cruzado

Entenda o cruzamento do cheque e sua função no uso dessa ferramenta do mercado financeiro. (Foto: curiousguys2)

Como descruzar um cheque?

Se um cheque for cruzado, não há como o caixa passar o cheque. Além disso, o cheque é considerado intransferível e não pode ser transferido para terceiros. A única ação permitida é o beneficiário depositar o cheque em uma conta que ele possui em seu próprio nome. O pagador não pode descruzar o cheque. Se caso for necessário “descruzar” o cheque, a recomendação é cancelar o cheque anterior e refazer um novo não cruzado.

O que significa cheque cruzado para o banco?

Caso um banco recebedor não cumpra o cruzamento, pode ser considerado uma quebra de contrato entre a instituição e o cliente que fez o cheque. Se o beneficiário não tiver realmente os fundos disponíveis para cobrir o cheque, o banco pode ser responsável por quaisquer perdas associadas.

E um cheque não cruzado?

Um cheque aberto, também conhecido como cheque ao portador, é qualquer cheque que não seja cruzado. Cheques abertos podem ser descontados no balcão, com os fundos sendo fornecidos diretamente ao beneficiário. Oferecem uma camada de segurança a menos, já que se o cheque não cruzado pode ser descontado por qualquer indivíduo que não seja o beneficiário.

É sempre recomendável, como medida de segurança, cruzar o cheque. Dessa maneira, apenas e somente o beneficiário pode descontá-lo. No caso do cheque ser perdido ou extraviado, a pessoa que ficar em posse do cheque não poderá ter acesso aos recursos, garantindo a segurança do emissor do cheque.

Ficou alguma dúvida sobre cruzar o cheque? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar e iremos esclarecer qualquer dúvida que vocês quiserem!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário