Muitas pessoas já passaram pelo Mercado Livre na hora de ver o preço de algum produto e descobriram que no site saía muito mais em conta do que em lojas online ou mesmo lojas físicas. Mas as histórias de várias pessoas que tiveram problemas no site te deixaram um pouco inseguro e você deixou de lado aquele produto mais barato por outro um tanto mais caro em um site qualquer. Talvez, você tenha perdido uma grande oportunidade por não saber como comprar no Mercado Livre.

Assim como qualquer site de leilões ou vendas entre usuários, existem técnicas e procedimentos que você pode seguir para garantir que seu negócio saia com segurança e com o melhor preço possível.

Como comprar no Mercado Livre?

A primeira coisa que você deve fazer em qualquer site de leilões e/ou venda entre usuários é encontrar o produto que você procura, lendo toda a descrição do item e restrições impostas. Pode ser que aquele modelo específico do produto seja diferente do normal, pode ter algum defeito, ser remanufaturado ou uma especificação que não atenda às suas necessidades.

Abaixo do espaço onde há a descrição do produto, desde que você tenha um cadastro no Mercado Livre, você poderá fazer perguntas ao vendedor sobre o produto, esclarecendo também valores de frete, caso estes não estejam claros no anúncio. Você pode perguntar ao vendedor se ele tem mais unidades ou outros modelos do mesmo produto.

Comprando no MercadoLivre

Quanto mais positiva for a reputação de um usuário, melhor par afazer negócios com o mesmo. No caso da figura, temos um vendedor que já tem até um selo de MercadoLíder Gold, mostrando que sua confiança perante a comunidade já é grande nas negociações e vendas de seus produtos. (Foto: blog.hugomaesta.com)

Reputação do vendedor no Mercado Livre

Mas mais importante que fazer perguntas ou buscar as especificações do produto é ver a reputação do vendedor. Logo abaixo do botão “Comprar” do produto, existe uma imagem parecida com um termômetro, com o símbolo de negativo “-” do lado esquerdo, próximo de cores vermelhas e o símbolo de positivo “+” do lado direito, próximo de cores verdes. Ao clicar nesse símbolo, você pode clicar em “Mais detalhes do vendedor”, onde irá saber quantas negociações com o mesmo já foram concretizadas, as qualificações positivas e negativas. Se ele tiver muitas negociações concretizadas com qualificações positivas, saiba que é segura a compra com o vendedor. Mas não se esqueça de esclarecer suas dúvidas sobre a compra e o produto antes e clicar em “Comprar”.

Comprar com segurança no Mercado Livre

E aí começamos a segunda parte do processo de segurança garantida de sua compra. Ao clicar neste botão, você receberá os dados de contato do vendedor por e-mail, pois estes não podem ser trocados via mensagens no site  do Mercado Livre. Você pode pagar de várias formas diferentes, mas recomendamos apenas e somente o pagamento via Mercado Pago, uma ferramenta que já revisamos aqui em nosso blog. Através dela, o comprador pode efetuar o pagamento e até o parcelamento de sua compra, com juros, e só liberar o pagamento quando o produto já estiver em suas mãos, em perfeito estado de conservação.

Assim que o produto chegar, não esqueça de qualificar o usuário, levando em consideração se os prazos foram respeitados, a qualidade de conservação do produto, se ele condiz com toda a descrição e faça assim também a liberação do pagamento pelo Mercado Pago. É importante lembrar que o Mercado Livre é como uma comunidade, onde sua reputação como vendedor e comprador faz um grande diferencial na hora da negociação final. Portanto, preze por fazer uma comunidade saudável, não faça compras de qualquer jeito e busque sempre pesquisar bastante a idoneidade do usuário de quem você faz sua compra.

4 comentários para “Como comprar no MercadoLivre?”

  1. Francisco de Assis Moreira Colimodio

    É possível fazer compras no mercado livre com cartão de débito?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Franciso, é possível sim.

      Responder
  2. Riunar Maria Oliveira da Silva

    Posso comprar com cartão de débito poupança da caixa economica federal?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Riunar, se a função débito estiver ativada, pode sim.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)