CDI hoje! Qual o valor da taxa?

Em Educação financeira por André M. Coelho

 

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interfinanceiro (ou Interbancário). Ele é um índice usado pelos bancos e corretoras de valores como referência para remunerações de certos investimentos, tais como o CDB.

O que é o CDI?

Basicamente é uma taxa de remuneração referencial para empréstimos entre instituições financeiras, com lastro em títulos privados. É um CDB para para bancos e instituições financeiras, basicamente.

Leia também

Ele foi estabelecido quando as regras para o equilíbrio das reservas bancárias foram criadas. Como todo banco tem que atingir uma meta de reserva bancária todos os dias, as instituições abaixo da meta devem tomar emprestado de outros bancos com saldo de reserva até atingir o saldo junto ao Banco Central, ajudando no controle da moeda em circulação.

No momento do pagamento dessa troca de reservas, o banco que tomou o dinheiro emprestado vai pagar o empréstimo de acordo com a taxa CDI ou SELIC, que são bem próximas.

O que é CDI

CDI é uma taxa de remuneração de empréstimos e investimentos, e que deve ser bem conhecida pelos usuários do mercado financeiro brasileiro. (Foto: emalta.com.br)

Como o CDI é usado em investimentos?

O CDI é usado como um benchmark para investimentos, isto é, um valor de referência. Você vai ver então, em Fundos de Investimento, CDBs, e outros tipos de produtos do mercado financeiro, algo como “remunera 100% do CDI” ou “remunera 120% do CDI”.

O CDI é um dos benchmarks mais básicos de investimentos. É esperado que qualquer investimento no mercado financeiro remunere, pelo menos, a taxa CDI.

Um exemplo: se um investimento remunera 10% da taxa CDI e a taxa CDI foi de 1,2%, a mera do investimento é render pelo 1,2%, buscando render mais do que isso. O benchmark é a base de comparação, a meta a ser ultrapassada.

Valor taxa CDI diária

O Banco Central divulga a taxa CDI por período e diariamente, tornando possível comparações fáceis de investimentos que usem o CDI como benchmark ou referência. É possível acompanhar também pelo site da CETIP.

Quais investimentos usam o CDI como benchmark?

Alguns dos investimentos que usam o CDI como benchmark são:

Por que conhecer e acompanhar o CDI?

Quem faz qualquer tipo de investimento precisa conhecer bem a rentabilidade desses investimentos. Você pode estar investindo na bolsa de valores, por exemplo, achar que está mandando muito bem no investimento, e estar ganhando menos do que um investimento que tenha o CDI como benchmark. O acompanhamento do CDI é uma ótima estratégia também para quem quer ter uma carteira diversificada e com menores riscos. Afinal, a renda fixa é um investimento seguro e que toda carteira precisa ter.

Você já acompanha o CDI? Como você acompanha? O quão importante é o CDI na sua estratégia de investimentos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário