CDI é a sigla para Certificado de Depósito Interfinanceiro (ou Interbancário). Ele é um índice usado pelos bancos e corretoras de valores como referência para remunerações de certos investimentos, tais como o CDB.

O que é o CDI?

Basicamente é uma taxa de remuneração referencial para empréstimos entre instituições financeiras, com lastro em títulos privados. É um CDB para para bancos e instituições financeiras, basicamente.

Ele foi estabelecido quando as regras para o equilíbrio das reservas bancárias foram criadas. Como todo banco tem que atingir uma meta de reserva bancária todos os dias, as instituições abaixo da meta devem tomar emprestado de outros bancos com saldo de reserva até atingir o saldo junto ao Banco Central, ajudando no controle da moeda em circulação.

No momento do pagamento dessa troca de reservas, o banco que tomou o dinheiro emprestado vai pagar o empréstimo de acordo com a taxa CDI ou SELIC, que são bem próximas.

O que é CDI

CDI é uma taxa de remuneração de empréstimos e investimentos, e que deve ser bem conhecida pelos usuários do mercado financeiro brasileiro. (Foto: emalta.com.br)

Como o CDI é usado em investimentos?

O CDI é usado como um benchmark para investimentos, isto é, um valor de referência. Você vai ver então, em Fundos de Investimento, CDBs, e outros tipos de produtos do mercado financeiro, algo como “remunera 100% do CDI” ou “remunera 120% do CDI”.

O CDI é um dos benchmarks mais básicos de investimentos. É esperado que qualquer investimento no mercado financeiro remunere, pelo menos, a taxa CDI.

Um exemplo: se um investimento remunera 10% da taxa CDI e a taxa CDI foi de 1,2%, a mera do investimento é render pelo 1,2%, buscando render mais do que isso. O benchmark é a base de comparação, a meta a ser ultrapassada.

Valor taxa CDI diária

O Banco Central divulga a taxa CDI por período e diariamente, tornando possível comparações fáceis de investimentos que usem o CDI como benchmark ou referência. É possível acompanhar também pelo site da CETIP.

Quais investimentos usam o CDI como benchmark?

Alguns dos investimentos que usam o CDI como benchmark são:

  • CDB
  • Letra de crédito imobiliário
  • Letra de crédito agrícola
  • Certos fundos de investimento
  • Investimentos de renda fixa

Por que conhecer e acompanhar o CDI?

Quem faz qualquer tipo de investimento precisa conhecer bem a rentabilidade desses investimentos. Você pode estar investindo na bolsa de valores, por exemplo, achar que está mandando muito bem no investimento, e estar ganhando menos do que um investimento que tenha o CDI como benchmark. O acompanhamento do CDI é uma ótima estratégia também para quem quer ter uma carteira diversificada e com menores riscos. Afinal, a renda fixa é um investimento seguro e que toda carteira precisa ter.

Você já acompanha o CDI? Como você acompanha? O quão importante é o CDI na sua estratégia de investimentos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)