Você vai pagar uma conta e, quando tenta passar o cartão, ele simplesmente não funciona. Isso pode acontecer em lojas, supermercados, lojas online. Basicamente, em qualquer lugar onde um cartão de crédito pode ser aceito como forma de pagamento. E não adianta espernear ou se desesperar, porque o problema do cartão de crédito não funcionando tem que ser resolvido com paciência e muita calma. Nosso passo a passo vai te ajudar na questão.

Cartão de crédito não funciona: usando um cartão de débito como crédito

Mutas pessoas cometem esse erro: usar um cartão de débito como cartão de crédito. Se seu cartão tem apenas uma bandeira de débito, como Visa Electron ou Mastercard Maestro, ele não tem a função crédito disponível. Você também pode estar utilizando o cartão de uma conta poupança, por engano, como cartão de crédito. Basta verificar no cartão se está escrito “conta corrente” ou “poupança”, e mudar a forma de pagamento.

Cartão de crédito não funciona: limite insuficiente

Um cartão de crédito pode não funcionar, porque você está no seu limite de crédito. Isso não significa necessariamente que sua conta bancária está vazia. Verifique com o seu banco ou emissor do cartão de crédito se você tem fundos suficientes, ou peça para aumentar o seu limite de crédito. Mas vale lembrar que para aumentar o limite de crédito de forma emergencial é cobrado tarifa, que é bem cara.

Tente um cartão de crédito diferente ou use outra forma de pagamento

Você pode usar um cartão de crédito diferente para pagar, ou usar outra forma de pagamento. Basta trocar o cartão, se um deles não funcionar. Essa é uma forma mais rápida de resolver seu problema, se você estiver com pressa. Lembre-se de depois de paga a conta, entrar em contato com a Central de Atendimento do seu cartão para esclarecer o que pode ter ocorrido.

Chip no cartão de crédito

Esse pequeno chip, presente em praticamente todos os cartões de crédito no Brasil, pode ser danificado e ficar sem funcionar. Nesse caso, só a troca soluciona o problema. (Foto: gizmodo.com)

Informações de pagamento incorretas

Isso acontece principalmente ao comprar em lojas online. Certifique-se que você digitou o número do seu cartão de crédito e endereço de cobrança corretamente, se o cartão tem fundos suficientes disponíveis, e seu cartão não expirou. Verifique se você inseriu o Código de Segurança corretamente, e se escolheu uma bandeira de cartão aceita pela loja virtual.

Seu banco bloqueou o cartão temporariamente

Às vezes, um banco vai recusar uma compra porque a tentativa de compra não é uma compra normal ou esperada pelo cliente. Os bancos têm sistemas automatizados de detecção de fraudes, que buscam por compras suspeitas, e bloqueiam o cartão do cliente quando as percebem.

Em situações onde a compra é muito maior do que valores que você normalmente compra, o banco pode bloquear o cartão ou pedir que você autorize a compra. Pode também ocorrer de você estar comprando de uma loja internacional, e ter a compra impedida ou bloqueada. Basta pedir ao banco para liberar compras internacionais, através da Central de Atendimento do seu banco.

Entre em contato com a Central de Atendimento de seu banco ou instituição financeira

Às vezes, seu cartão de crédito pode ser erradamente recusado. Se você tiver inserido suas informações corretamente e ainda está tendo problemas com o seu cartão, entre em contato com a Central de Atendimento de seu banco ou do cartão de crédito para que eles saibam. Informe sobre o montante que está sendo cobrado, e o que está acontecendo.

Cartão de crédito danificado

Se o chip do cartão de crédito está danificado, tente limpá-lo, esfregando em um pano ou roupa de algodão. Se mesmo assim o cartão não funcionar, você precisará pedir uma segunda via do cartão para seu banco ou instituição financeira, pagando uma taxa pelo pedido de segunda via. Vale lembrar que, nesse caso, o cartão só chegará à sua residência após um prazo, geralmente de 15 dias úteis.

Esperamos ter ajudado. Se aconteceu algo com seu cartão de crédito e que não colocamos nesse artigo, deixe nos comentários e daremos a resposta o mais rapidamente possível!

2 comentários para “Cartão de crédito parou de funcionar do nada! O que fazer?”

  1. Regina de Souza Pereira

    Meu cartão foi bloqueado sem aviso seria pra trocar por de chip esse procedimento é correto fui pega de surpresa quando fui as compras

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Regina, eles teriam que ter avisado. Entre em contato por telefone, e comunique também ao PROCON de sua cidade.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)