Bancos e corretoras estão cada vez mais disputando os clientes para investimentos. Ambos oferecem serviços de investimento a seus clientes que almejam ter algum ganho de capital em diferentes faixas de renda. São serviços variados, semelhantes aos que um planejador ou consultor financeiro poderia oferecer. Mas o que diferencia um banco de uma corretora? Qual o melhor para fazer investimentos?

Analisando diferentes critérios, vamos mostrar onde cada um desses tipos de instituições financeiras pode auxiliar nos seus investimentos e como decidir entre cada um deles.

Diferença entre banco e corretora na diversidade

Corretoras tem uma diversidade muito maior de investimentos para diversas faixas de renda, enquanto bancos tendem a limitar os tipos de produtos de investimento ofertados aos seus clientes. Para quem está fazendo uma estratégia de diversificação da carteira de investimentos, um banco é uma opção muito mais limitada, geralmente oferecendo opções mais caras (no sentido de montante inicial para investir).

Aplicar no banco ou corretora para maior rentabilidade?

Por operarem com maior diversidade de investimentos, as corretoras oferecem produtos com maior rentabilidade, enquanto os bancos tem investimentos mais limitados. Isso não significa que todos os produtos financeiros serão mais rentáveis mas, na média geral entre todos os tipos de investimentos, a rentabilidade é maior nas corretoras.

Atendimento é melhor no banco ou corretora?

Clientes de alta renda ou com patrimônio alto podem ter um atendimento personalizado em qualquer uma dessas instituições. Agora para um atendimento mais pessoal e direcionado, apesar de muitas limitações, as corretoras saem na frente, principalmente aquelas que investem pesado em cursos e educação financeira.

Onde investir

Bancos e corretoras vão disputar o aporte de recursos de sua parte, e é importante saber qual a melhor opção para colocar seus investimentos. (Foto: finance.co.nz)

Oferta de produtos financeiros em bancos e corretoras

Muitos bancos estabelecem metas para diferentes produtos financeiros, o que pode fazer com que investimentos inadequados para seu perfil sejam ofertados para você. Nas corretoras, as metas são um pouco diferentes e o objetivo principal é maximizar seu rendimento através de produtos que se encaixam no seu perfil como investidor.

Taxas e comodidade são melhores em bancos ou financeiras?

Se você comparar as taxas entre diferentes investimentos, as corretoras saem quase sempre em vantagem, salvo quando você é um “cliente diferenciado” (leia-se de alta renda) de um banco. Corretoras cobram poucas taxas e porcentagens sobre os investimentos.

Na questão de comodidade, pode parecer ser cômodo manter sua conta e investimentos em uma só instituição, mas isso pode ser um tiro no pé. Afinal, ter uma conta dedicada a investimentos em uma corretora pode te ajudar muito a ter uma organização financeira melhor e disciplina para os investimentos, enquanto a conta no banco pode te levar a cometer erros e gastar um dinheiro que você não deveria.

Segurança do seu investimento nas corretoras e bancos

Muitas corretoras ainda estão começando no mercado, enquanto a maioria dos bancos já são instituições sólidas e de renome nacional. Porém, com a pesquisa apropriada, você vai encontrar muitas corretoras de renome e confiáveis, onde seu dinheiro estará seguro e seus investimentos garantidos.

Qual é melhor: bancos ou corretoras?

Apesar das corretoras levarem uma grande vantagem em relação aos bancos no quesito investimentos, é importante que o investidor faça o dever de casa e pesquise bastante. Isso significa procurar taxas, rentabilidades, diferentes produtos financeiros, e muito mais para encontrar os melhores destinos para seus recursos. Talvez negociando com um banco possa tornar possível taxas e valores mais acessíveis e que aumentem a rentabilidade dos seus investimentos. Comparar e pesquisar são as palavras chave nesse ramo

Você investe pelo seu banco ou por uma corretora? O que te levou a tomar essa decisão de investimentos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)