Vale a pena utilizar o PagSeguro?

Escrito na categoria "Formas de pagamento" por André M. Coelho.

PagSeguro é uma das várias ferramentas de pagamentos online que facilita os pagamentos para transações comerciais pela internet. Lojas e usuários individuais podem criar contas no serviço, receber e fazer pagamentos com facilidade, possibilitando inclusive o uso de cartões de crédito. Oferecido pelo UOL, o PagSeguro é um dos líderes no segmento no mercado brasileiro. Mas cabe uma pergunta aqui: vale a pena utilizar este serviço?

Publicidade

Publicidade

Para aqueles que utilizam o TodaOferta do UOL, a única resposta é sim, principalmente pela integração entre os dois serviços. O PagSeguro anula alguns dos riscos inerentes a sites de venda e leilões, como a não entrega dos itens ou a falsificação dos mesmos.

Vale também a pena para seu site pessoal, pelo menos até você ter porte o suficiente para aceitar cartões diretamente ou querer oferecer mais um nível de segurança ao usuário. Como o PagSeguro só libera o dinheiro após 14 dias, o comprador tem tempo o suficiente para poder abrir uma disputa e reaver seu dinheiro, caso haja qualquer problema relacionado a entrega do produto adquirido.

Opção de pagamento online

O PagSeguro possibilita ao pequeno vendedor de fornecer opções de pagamento aos clientes que podem não ser aprovadas pelas operadoras de cartões de crédito e com um preço bem competitivo. (Foto: miltondesigner.com.br)

Publicidade

Publicidade

Ao vendedor, existe a vantagem da terceirização da análise de risco, sendo o PagSeguro inteiramente responsável pelo parcelamento e pagamentos. Também, ele torna desnecessários custos com convênios com bancos e administradoras de cartão.

Publicidade

O vendedor não paga nada para utilizar o PagSeguro, só pagando um valor quando a venda é aprovada. Isto é vantajoso pois dá ao vendedor a possibilidade de fazer sua formação de preços já levando em conta as tarifas do PagSeguro para não ficar no prejuízo.

Publicidade

O mercado também já responde bem ao PagSeguro, com mais de 80 mil lojas online aceitando o pagamento pelo serviço. Todo comprador pode ligar seus cartões de crédito ao PagSeguro, criando mais uma camada de segurança para transações na internet, já que nem seu número de cartão será enviado para loja. São mais de 15 formas de pagamento disponíveis, incluindo Boleto Bancário ou colocando crédito na sua conta PagSeguro.

Talvez a única desvantagem do PagSeguro seja a tarifa cobrada após cada venda mas, como já dissemos anteriormente, só é necessário jogar estes custos no custo total de suas vendas para compensar. Os 14 dias para receber um pagamento também podem ser um problema para os pequenos vendedores.

Se você está começando no mercado, vale a pena utilizar o PagSeguro, associando a imagem de um serviço com segurança ao seu negócio e às suas vendas. Para negócios já estabelecidos e que já adquiriram a confiança do público, ter o PagSeguro pode ser um custo a mais desnecessário, sendo útil apenas se a maior parte de seus clientes ainda faz compras com ele. Pode ser pensada então uma forma gradual para a troca da forma de pagamento ou deixá-lo em seu site fornecendo mais uma opção para seus clientes.

Publicidade

Publicidade

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Publicidade

Publicidade

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário