O que é DAC de conta corrente? E de agência?

Escrito na categoria "Bancos e instituições financeiras" por André M. Coelho.

Fazer transferências por DOC ou TED no Brasil está se tornando cada vez mais comum. Para essas transações, é preciso saber algumas informações básicas de quem irá receber o dinheiro. Uma dessas informações é o DAC ou Dígito de Auto Conferência.

Vamos explicar um pouco sobre ele e as transações eletrônicas possíveis no Brasil.

Como transferir dinheiro?

No Brasil, as transferências interbancárias de crédito ordenadas por não bancos incluem TED (Transferência Eletrônica de Fundos), DOC (Documento de Transferência de Crédito) e as transferências de crédito entre contas no mesmo banco.

A liquidação interbancária do TED é feita em tempo real e os fundos relacionados são disponibilizados na conta do beneficiário no mesmo dia, normalmente após alguns minutos a partir do momento em que a transferência é iniciada pelo pagador. Quanto ao DOC, os fundos são disponibilizados na conta do beneficiário, para saque, no dia seguinte.

Em relação às transferências de crédito intrabancário, normalmente o débito na conta do remetente e o crédito na conta do destinatário ocorrem simultaneamente no momento em que a transferência é solicitada.

As transferências de crédito podem ser iniciadas pelo próprio pagador, por meio de um caixa eletrônico (ATM) ou por um computador pessoal (Internet banking), app ou por um caixa bancário. Mesmo quando iniciadas em papel pelos clientes, todas as transferências de crédito são processadas eletronicamente.

Uso do DAC

DAC é um dígito verificador necessário para algumas transações bancárias. (Foto: Paytm Blog)

Quais informações você precisa para fazer um DOC ou TED?

Você precisa das seguintes informações para fazer um DOC ou TED:

Você também precisará especificar o propósito da transferência, geralmente, pois seu banco poderá solicitar essa informação.

O que é DAC?

A sigla DAC significa Dígito de Auto Conferência. Pode também ser chamado de dígito verificador de conta. Este dígito pode ser encontrado no número de uma conta bancária ou de uma agência. De forma mais prática, o DAC é o número de uma agência ou conta que vem depois do hífen.

Se a agência bancária for 3333-7, o dígito 7 é o DAC.

Se a conta bancária for 45678-9, o dígito 9 é o DAC.

O DAC pode ser chamado de dígito verificador e, portanto, pode ser usado essa terminologia no lugar.

Cuidados ao fazer DOC ou TED

Antes de fazer a transferência por DOC ou TED, é importante tomar cuidado para evitar problemas ou até uma transferência errada.

Agende corretamente a data em que você deseja que o pagamento seja feito.

Verifique os detalhes. Verifique todos os números, mesmo se seu banco os pré-carregar. Pode ser difícil recuperar seu dinheiro se você o enviar para a conta errada.

Faça com que a pessoa que vai receber o dinheiro repita números e nomes para você. Se você estiver fazendo uma transferência por meio do serviço bancário por telefone, peça à pessoa que está ligando para repetir todos os números e letras para você.

Cuidado para não ficar exagerado. A menos que você especifique uma data de pagamento futura, o dinheiro sairá da sua conta imediatamente. Verifique se você tem o suficiente disponível para evitar taxas caras.

Esperamos que não tenham ficado quaisquer dúvidas. Se você ainda tem alguma pergunta, deixe nos comentários abaixo e iremos responder o quanto antes.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário