odos os bancos tem um limite para o saque dado aos seus clientes. Esse limite serve para garantir a segurança do próprio cliente e do banco. Como? Imagine que você foi vítima de um sequestro relâmpago ou que alguém tem agora os dados de seu cartão. Essa pessoa não poderá sacar todo o seu dinheiro da sua conta, limitando tanto os seus próprios prejuízos quanto os do banco, quanto ele tem de ressarcir seus clientes. O limite também garante que sempre haverá dinheiro suficiente nos caixas eletrônicos. Porque imagine se todos não tivessem limites de saque e sacassem grandes quantias todos os dias. Que caixa eletrônico iria manter dinheiro?

Limite de saque do banco varia de acordo com seu perfil financeiro

Mas como saber o limite de saque do banco? Não existe um limite só para todos os bancos, na verdade. Cada banco adota um limite para seus clientes, geralmente dependendo do perfil financeiro do mesmo, o que inclui a renda do cliente e as transações que ele normalmente realiza.

Por exemplo, se você declarou ao banco que ganha R$1000 por mês, dificilmente seu limite será maior do que R$1000 para saques. Não pense nisso como uma dor de cabeça, pense nisso como uma medida de segurança. Imagina se no dia do seu pagamento, alguém pega seu cartão e saca todo o seu dinheiro? Você não gostaria de ter que lidar com os trâmites legais para reaver seu dinheiro justamento no dia do pagamento, o dia que você usa para pagar as contas. Imagine que todas elas vão, rapidamente, ficar atrasadas por conta desse dinheiro que não caiu na conta. Imaginou? Pois é.

Os bancos estabelecem limites de movimentação financeira máximos diário e mensal para as transações de saque, pagamento, e transferência, salvo quando realizando tarefas na boca do caixa. Na boca do caixa, o único limite é a necessidade de avisar ao banco com 3 dias de antecedência para o caso de precisar fazer um saque acima de R$50 mil.

Limite de saque

O limite de saque é uma medida de segurança tanto para o cliente do banco quanto para o próprio banco, garantindo menos chances de problemas e roubos. (Foto: Sindicato dos Comerciários de São Paulo)

Como consultar meu limite de saque?

Já que cada banco tem um limite de saque diferente, então como saber o seu limite específico para saque? O procedimento é um pouco diferente para cada banco, mas há geralmente três maneiras de saber seu limite de saque:

Pelo app do banco

Acessando o app do banco em seu smartphone ou tablet, você pode procurar pelo menu “Limites” e saber os limites para saque, transferências, e pagamentos nos canais de atendimento do banco.

Pelo internet banking

Acessando o internet banking você pode procurar pelo menu “Limites”, geralmente na opção “Transações em Canais de Autoatendimento”. É simples e geralmente o internet banking tem um barra de pesquisas na parte superior da tela para facilitar encontrar esse menu.

Pelos caixas eletrônicos

Em um caixa eletrônico, insira seu cartão e siga aos procedimentos em tela (senha, impressão digital, etc). No menu principal, procure pela opção “Limites”, que pode estar no menu “Outras Opções”. Procure pela opção Transações em canais de autoatendimento” e consulte seus limites. Peça ajuda a um funcionário do banco, caso tenha dificuldades. Nunca peça ajuda a estranhos.

Limites máximos de saque

Todas as instituições adotam limites máximos para transações nos canais de atendimento normais. Geralmente esses limites são os seguintes, apesar de variar um pouco entre as instituições financeiras:

Banco Portal (Correios)

  • Cartão com chip até R$2000
  • Cartão sem chip até R$1000

Banco 24 Horas

  • Das 6 h até as 22 h: cartão com chip até R$2000. Cartão sem chip até R$800.
  • Das 22 h até 6 h: R$300 para todos os cartões

Lotéricas

  • Limite de R$100

Correspondente do banco

  • Cartão com chip até R$1500
  • Cartão sem chip até R$800

Terminais compartilhados com outros bancos ou instituições financeiras

  • Limite de R$300

Caixa eletrônico

  • Cartão com chip: limite de 30 cédulas por saque (máximo de R$3000)
  • Cartão sem chip até R$800

Esses valores podem ser diferentes entre bancos, e nem todos tem todas essas opções para saque.

Como alterar meu limite de saque?

Caso você queira aumentar ou diminuir seu limite de saque, a primeira opção é deixar o próprio banco decidir isso por você. Automaticamente a instituição aumenta ou reduz seus limites de acordo com a movimentação da sua conta. É uma praticidade que garante sua segurança. Outras opções para personalizar seus limites de saque incluem.

Autopersonalização

Você pode alterar seus limites usando o internet banking, smartphone, e caixa eletrônico. Geralmente, você terá de personalizar os limites em um desses dispositivos e confirmar a personalização através de um token de segurança, recebido em seu smartphone, ou através da biometria no banco. Basta procurar pela opção “Alterar/Personalizar limites” no menu do atendimento do seu banco.

Utilização do token de segurança

Ao autorizar o uso do token de segurança em transações, seus limites geralmente são automaticamente aumentados. Ativar o token de segurança requer o uso do app do banco e a ativação do mesmo por meio do internet banking ou do caixa eletrônico. Procure pelo menu de segurança no site ou app do seu banco para saber como ativar o token, ou entre em contato pelo SAC ou canais de atendimento da instituição financeira.

Biometria

Ativar a biometria também aumenta seus limites. Há duas maneiras de ativar a biometria. Em alguns bancos, é necessário visitar o gerente para realizar o cadastro biométrico que, automaticamente, vai aumentar seus limites. Em outros, é possível realizar o cadastro biométrico nos caixas eletrônicos que tem essa opção.

Na Agência

Conversando com um gerente ou na boca do caixa você pode pedir o aumento ou redução dos limites de saque. Simples, rápido, e fácil.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

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