Auxílio acidente dá pra reativar? Como fazer?
O auxílio acidente é voltado para pessoas feridas ou incapacitadas por um acidente no trabalho ou enquanto viajam diretamente para ou do trabalho. O sistema do benefício também abrange pessoas que contrataram uma doença como resultado do tipo de trabalho que fazem, se tornando um auxílio doença.
O auxílio acidente é temporário até a recuperação do trabalhador para retornar ao trabalho normal. Mas pode ocorrer do trabalhador ter de reativar o auxílio acidente, como um novo acidente ou problema ocorrendo.
Quando o benefício é suspenso ou é encerrado, o auxílio pode ser reativado diretamente pelo site ou aplicativo do Meu INSS.
Para isso, você deve fazer o login com seu CPF e senha, clicar ou tocar no botão Novo Pedido e digitar o nome do benefício de auxílio acidente.
A partir da tela, basta seguir ás instruções na tela para reativar o benefício.
Tenha em mãos o número do seu benefício para poder reativá-lo, ok?
É também possível realizar este atendimento pelo telefone 135, quando o site ou app estiverem fora do ar ou indisponíveis.
Quem pode reativar o auxílio acidente?
A primeira situação é quando o indivíduo volta ao trabalho mas devido ao problema de saúde persistir ou devido a um novo acidente de trabalho precisa retomar o benefício. Não chega a ser uma reativação, funcionando mais na prática como um novo auxílio acidente. Porém, por conta do contexto, pode deixar as pessoas confusas achando que é uma reativação do auxílio.
A segunda situação é quando uma pessoa é aposentada por invalidez e parou de receber o auxílio acidente por conta dessa aposentadoria. Essa pessoa então, devido a um reexame da situação ou um pente fino do INSS perdeu a aposentadoria por invalidez porque está apta a voltar ao trabalho.
Assim sendo, a pessoa continuará recebendo o auxílio acidente pelo prazo a que tem direito, até recuperar sua capacidade laboral por tratamento apropriado, cirurgia, ou recolocação de cargo no trabalho.
A terceira situação é quando a pessoa falta a uma perícia médica, sendo necessário remarcar a perícia reativando o auxílio acidente pelo site Meu INSS.
O que fazer quando o auxílio acidente não for reativado e continuar cessado?
Quando você não consegue reativar o auxílio acidente e ele foi cessado injustamente, você pode reativar o auxílio acidente através de um recurso administrativo pelo site ou aplicativo Meu INSS, reunindo os documentos necessários para comprovar que a cessação do benefício foi injusta, reunindo todos os documentos necessários para tal.
Isso através de um “Novo Requerimento” na opção “Atualizações para manutenção do benefício” e “Reativar benefício” e seguindo às instruções na tela. Depois, guarde o número do pedido para poder realizar o acompanhamento e saber se seu pedido foi ou não reativado.
Outro meio de reaver seu auxílio é através de um processo judicial, feito com um advogado. O recebimento do auxílio acidente será retroativo assim que o processo encerrar, caso tenha sido decidido a seu favor na reativação do benefício.
Esperamos não ter deixado qualquer dúvida em relação a reativação do auxílio acidente. Caso ainda tenha alguma pergunta, nosso espaço de comentários abaixo está aberto para suas perguntas.
Sobre o autor
Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.
Veja também
Como fazer o agendamento do INSS?
Como cancelar o auxílio emergencial?
CAIXA Tem, como funciona o aplicativo?
Tipos de aposentadoria do INSS
Aviso legal
O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.