O Seguro-Desemprego é um auxílio financeiro que pode ser requerido por todo trabalhador dispensado sem justa causa, funcionários cujo período de contrato de trabalho foi suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação oferecido pelo empregador e pescadores profissionais cadastrados durante o período em que a pesca é proibida devido à procriação das espécies e trabalhadores resgatados da condição análoga à de escravidão. Isso acontece quando, durante um tempo hábil, o governo não consegue encontrar um emprego compatível com as habilidades do trabalhador.

O valor vai variar de acordo com sua faixa salarial e dividido em até cinco parcelas. É uma assistência financeira temporária que visa proporcionar uma estabilidade financeira para o trabalhador e sua família durante o período em que ele estiver procurando por um novo emprego.

Quando aprovado o resgate do Seguro-Desemprego, ele pode ser retirado em qualquer agência da CAIXA, nos Correspondentes CAIXA AQUI, nas Unidades Lotéricas ou nos terminais de autoatendimento, sendo necessário que o usuário tenha o Cartão do Cidadão para o saque. O resgate é facilitado para quem tem conta na CAIXA, uma vez que o dinheiro é depositado diretamente na conta do trabalhador. Vale ressaltar que o crédito em conta do Seguro-Desemprego só é efetuado para as modalidades Trabalhador Formal, Pescador Artesanal e Empregado Doméstico.

Saque do Seguro Desemprego

Sacar o Seguro-Desemprego é fácil, assim que aprovado o benefício. (Foto: spbarueri.com.br)

Há duas formas formas de sacar o Seguro-Desemprego. Na primeira, o empregado deve pegar seu cartão cidadão e ir para alguma agência da CAIXA, lotérica ou correspondente CAIXA AQUI. Assim que estiver em um desses locais, deve inserir seu cartão cidadão no caixa eletrônico ou direto no caixa e aperta a opção “Saque Seguro Desemprego”. Coloque sua senha e então confirme a operação, sendo o dinheiro entregue de imediato, sem os centavos, no caso do saque direto no caixa eletrônico.

Outra forma de fazer o saque é pegar todos os seus documentos pessoais e ir até uma agência da Caixa Econômica Federal. Lá, apresente todos os seus documentos ao atendente e aguarde a conferência. Se estiver tudo certo, você receberá uma senha para ser atendido no balcão do Caixa. No Caixa, apresente sua carteira de trabalho e aguarde o recebimento do valor disponível da sua conta referente ao seguro desemprego. O atendente irá lhe entregar o dinheiro e comprovante de saque realizado, incluindo os centavos.

Note que no caso da operação de saque com transferência para a conta, você pode utilizar o código de operação 001 para conta corrente ou 500 para conta poupança. A melhor opção ainda continua sendo o saque direto no caixa, mesmo que leve um tempo a mais.

Não se esqueça que para ter o recebimento do Seguro-Desemprego aprovado, TODOS os seus dados tem que estar corretos. Por isso, quando for ao Sine ou na DRT (Delegacia Regional do Trabalho) para fazer o requerimento, verifique todos os dados antes de confirmar o pedido, senão ele será recusado.

43 comentários para “Números de operação ao transferir o seguro desemprego”

  1. Celio

    Se eu estiver devendo a caixa ela pode debitar automaticamente o débito no meu Seguro

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, só com sua autorização.

      Responder
  2. Ricardo

    Vou retirar o dinheiro do seguro desemprego pela primeira vez e não lembro a senha do Cartão do Cidadão. É Possivel cadastrar a senha do Cartão do Cidadão em Caixas Eletrônicos?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não. Você terá que conversar com um gerente CAIXA>

      Responder
  3. Vanderlei Tito

    Estou devendo a caixa minha conta poupanca está bloqueada ou inexistente mesmo assim ela consegue depositar na poupança o seguro desemprego e ou na conta do cartão cidadão pois se conseguir serra debitado credito em conta

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Desbloqueie a conta antes, Vanderlei, ou você não terá acesso ao dinheiro.

      Responder
  4. Icaro

    Minha primeira Parcela do seguro Desemprego esta liberada porém o dinheiro esta em uma conta que foi aberta somente para receber o fgts e não tenho acesso a essa conta o que pesa e que estou em sp e a conta e da Bahia, COMO RESOLVER?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Icaro, converse com seu gerente para poder efetuar o saque da conta FGTS antiga, se estiver em seu nove.

      Responder
      • Ana Paula

        Eu fui fazer o saque da terceira parcela do seguro e quando a moça da lotérica passou o cartão falou que estava na minha conta poupança sendo que eu n tenho essa conta é que a agência é de Caicó RN eu nunca fui nem lá como vou ter essa conta,? Estou sem saber o que fazer ainda a moça da caixa econômica falou pra mim abrir outra conta pra fazer a transferência do dinheiro

      • Equipe Crédito ou Débito

        Ana Paula, talvez seja a melhor opção.

    • Rose

      Eu estava em Paraná, tive que abrir uma conta poupança urgente, para declarar imposto de renda, só que moro em outro estado, e estou recebendo seguro desemprego, agora meu seguro caiu automático na minha poupança da caixa, e já estou em outro estado, e não tenho cartão da minha conta para sacar, o meu seguro, tenho apenas cartão cidadão, e agora como faço para sacar o seguro desemprego?

      Responder
      • Equipe Crédito ou Débito

        Rose, vá a um gerente da CAIXA e converse com ele para ver o que é possível ser feito. Talvez possa ser possível transferir a conta para seu estado atual.

  5. Claudia

    Boa tarde…posso sacar meu fgts sem ter pego minha recisão ainda. Sacar com o cartão cidadão qual o valor pra poder sacar fgts.

    Responder
  6. Ailton Pereira

    Eu posso transferir o seguro desemprego para outra conta que não seja da caixa?

    Responder
  7. Julio

    Posso transferir o seguro para outra agencia no caso HSBC

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, mas tem que conversar com o gerente.

      Responder
  8. Paty

    Oi fui retirar o dinheiro do seguro desemprego no caixa eletrônico da caixa e deu parcelas indisponível. Não entedi porque já está na data certa pra eu saca

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Paty, converse com o gerente CAIXA para saber o que pode ter acontecido.

      Responder
  9. Luciano Jose dos Santos

    Posso transferir o seguro desemprego para outro banco mesmo tendo conta poupança na caixa? Não é um comentário é uma pergunta.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Luciano, você pode transferia da sua conta poupança para outro banco.

      Responder
  10. Denise

    BOA NOITE dei entra no seguro desemprego e recebi 1 das parcela a, outra foi para numa agencia de outro estado sendo que eu não tenho conta lá, como faço para resgata essa parcela

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Denise, entre em contato com seu banco para averiguar.

      Responder
  11. Fernando

    É possível quando for sacar o seguro na boca do caixa pedir a eles para fazerem uma transferência para a minha conta no Banco do Brasil?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Fernando, a não ser que você tenha conta corrente na Caixa.

      Responder
  12. Marta

    Boa tarde! Estou devendo a Caixa, minha primeira parcela do seguro desemprego foi depositada em minha conta poupança que não uso hà alguns anos,
    O Banco pode retirar esse dinheiro sem a minha autorização?
    Obrigada! Marta

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Marta. Só com sua autorização.

      Responder
  13. Claudio

    É possível quando for sacar o seguro na boca do caixa pedir a eles para fazerem uma transferência para a conta da minha esposa?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Talvez, Claudio. Geralmente só é permitido para contas no nome de quem solicita o seguro, mas verifique na hora de pedir o seguro desemprego para confirmar isso.

      Responder
  14. Fellipe Merched

    Quando fui sacar meu seguro com cartão cidadão aparece a opção tranferir para outra conta! Pode ser para uma conta da caixa de outra pessoa?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não pode Fellipe.

      Responder
  15. Marcio

    Eu posso transferir no caixa eletronico meu seguro desemprego para minha conta poupança da caixa?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Marcio, pode sim.

      Responder
  16. Lucas João

    O dinheiro do meu seguro desemprego caiu na minha conta que eu tenho em outro estado PE, e estou em Goiás só que eu perdi o cartão guando viajei pra qui GO como faço Pra receber esse dinheiro?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Lucas, entre em contato com atendimento do seu banco.

      Responder
  17. Jonathas

    Estou prestes a sair do emprego, mas tenho uma dividida com CEF( peguei um empréstimo construcard). Gostaria se eles podem descontar a divida nas parcelas do meu seguro desemprego?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Somente com sua autorização Jonathas.

      Responder
  18. Anderson Tomaz da Silva

    Boa tarde, dei entrada em outra via do cartão do cidadão, mas com a greve dos bancos não consigo pegar a nova via, eu comparecendo a lotérica a ou no caixa aqui com a via antiga consigo sacar a primeira parcela do seguro?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Anderson, o saque pela casa lotérica somente será efetuado com o cartão.

      Responder
  19. Boby

    Posso transferir meu seguro desemprego (parcela) para uma conta de outra pessoa que também tem conta na caixa economica

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não pode.

      Responder
  20. Flávia

    Eu tenho conta poupança na caixa, então mesmo eu não passado o número da conta, o seguro desemprego vai ser depositado nela automaticamente?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Flavia, se tiver conta na CEF o seguro é depositado nesta conta automaticamente.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)