O Brasil parece estar entrando finalmente na zona dos países que tem o pagamento móvel. E a MasterCard é uma das pioneiras neste tipo de investimento no Brasil.

Em uma parceria com a empresa Smart Hub, a MasterCard desenvolveu uma plataforma aberta de pagamentos móveis, a MasterCard Mobile Payment Solutions, que está chegando no Brasil em uma parceria com o Itaú Unibanco Redecard e as redes de telefonia móvel TIM e Vivo.. O mercado brasileiro pode ter certeza que o serviço foi muito bem adaptado para o Brasil durante o período de testes do produto, realizado nas Filipinas.

Há uma demanda no Brasil por serviços financeiros móveis pelos bancos, mas todo banco quer personalizar sua própria plataforma. Assim, com o MasterCard Mobile será possível que estas instituições financeiras personalizem seus serviços sem prejudicar o atendimento final.

A MasterCard está fazendo um grande esforço para convencer os clientes Redecard a adquirir os leitores que permitem a leitura de cartões sem contato, possibilitando também o uso da tecnologia NFC. Já uma versão para dispositivos móveis é mais fácil de se implementar, o que exigirá menos esforços para que o povo adote a tecnologia.

No mercado, ainda faltam dispositivos móveis com a tecnologia NFC (Near Field Communication). Mas a tendência é que isso mude, com a rápida popularização dos smartphones no Brasil e no mundo.

Tecnologia NFC

Na foto, um exemplo de celular que utiliza a tecnologia NFC para o pagamento de produto ou serviço. (Foto: mobilepedia.com.br)

A operadora TIM já começou os testes da tecnologia, disponibilizando 50 aparelhos com NFC e a tecnologia Mobile da MasterCard para um grupo de pessoas que poderão utilizar os serviços de mais de 100 restaurantes na Barra da Tijuca (RJ) e Jabaquara (SP), respectivas sedes da operadora TIM e do Bando Itaú Unibanco.

O cartão utilizado por eles é o TIM Itaucard, em um teste ainda limitado, mas que proporciona um maior controle da qualidade e problemas que o serviço poderá enfrentar. É necessário também o uso do celular com NFC.

Iniciativas como essa e do Pagseguro, que também já tem um serviço para aceitar pagamentos com NFC, são essenciais para começar a popularização destes métodos de pagamentos móveis. A MasterCard parece estar investindo pesado nisso e quer ser a primeira nesse nicho de mercado. A Cielo também já está planejando colocar a tecnologia NFC em todos os seus terminais até 2014.

Com a aproximação da Copa do Mundo, é notório que ainda estamos muito atrasados na popularização destas tecnologias, o que pode resultar em prejuízos e a perda de muitas oportunidades para os empresários e lojistas brasileiros. É necessário que iniciativas com a da MasterCard, com este projeto piloto na América Latina, tenham um maior incentivo perante a população, que ganha muito na flexibilidade, comodidade e segurança com novas tecnologias.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)