O limite de saque para cada cliente de banco pode variar, dependendo de suas necessidades e do horário em que realiza o saque. Um cliente pode solicitar ao seu gerente que modifique seu limite diário de saque para atender melhor ao que ele precisa em seu dia a dia. Mas como funciona esse limite e quais são os limites de saque que estamos falando?

Começando pelos cartões nacionais, temos dois limites básicos de saque: o limite de saque em caixas eletrônicos e o limite de saque do cartão. O primeiro considera todos saques em caixas eletrônicos que são feitos diretamente de sua conta ou seja, retiradas de sua conta corrente e/ou conta poupança. Como já dissemos, seu limite vai variar de acordo com o tipo de cartão que você tem, sua negociação com seu gerente e medidas de segurança que seu banco adotar, principalmente para retiradas entre 10 da noite e 6 da manhã. O segundo limite considera saques que são feitos do seu cartão de crédito e descontados em sua fatura. Como é um dinheiro que não existe em sua conta, esta modalidade de saque é um tipo de empréstimo, pelo qual são cobrados juros. Tais juros são muito altos e nossa recomendação é que opte por empréstimos mais em conta, com taxas menores. Este tipo de saque é de caráter emergencial e deve ser usado com cautela pelos usuários dos serviços de um banco.

Limites do cartão

Conhecer seus limites é o primeiro passo para saber tirar melhor proveito de seus cartões de crédito e débito. (Foto: blog.tiagopassos.com)

Indo para os cartões internacionais, temos mais um tipo de limite incluso: o limite para saques no exterior. Esse limite é o limite para saques tanto do cartão quanto do débito. Ao efetuar tais saques, também incidirá o IOF, uma vez que você está fazendo uma transação de troca de moeda. Utilizar o cartão na função débito resulta em um IOF menor do que no crédito.

Um cliente que tenha um cartão de crédito precisa saber seus limites para evitar surpresas e há algumas formas de sabê-lo. A primeira e mais fácil é através da fatura de seu cartão. Nela estão disponíveis todos os limites para os usos que citamos acima. O segundo meio, também bem fácil, é através do internet banking de seu banco, sob o menu de seus cartões de crédito e/ou débito. Lá pode ter a opção limites ou esta pode aparecer junto à sua fatura parcial. Finalmente, você também pode saber seus limites ligando para a Central de Atendimento do seu cartão, através do telefone disponível atrás de seu cartão de crédito.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)