Estourei o limite do cartão – o que faço?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Estourar o limite do cartão de crédito significa utilizar seu limite até o máximo, muitas vezes indo além dele. Então, se você tem um limite de crédito de R$500 e você gasta R$500 no cartão de crédito, você estourou seu limite. Este comportamento pode custar-lhe muito dinheiro. Primeiro, você pode começar a ser cobrado por análises de crédito para aumentar seu limite, te deixando sem uma das opções de crédito para emergências. Segundo, se você não pagar o cartão de crédito que teve o limite estourado, você vai entrar na espiral de juros. Terceiro, um cartão de crédito estourado significa uma má disciplina financeira. Mas se você chegou até aqui, não se desespere, porque há soluções fáceis para isso.

Em primeiro lugar, se você estourou o limite de seu cartão, pare de comprar coisas com ele. Opte por utilizar seu dinheiro. É importante lembrar que o cartão de crédito é um tipo de empréstimo, que cobra juros baixos e nos ilude com a impressão de que temos aquele dinheiro. Se você chegou no limite, se planeje também para fazer o pagamento inteiro do cartão, nunca efetuando pagamentos mínimos ou parcelando a fatura: os juros são muito altos.

Depois de tomada essa primeira decisão, não parta para o desespero e pegue dinheiro emprestado. Muito menos pegue algum empréstimo. Nos momentos de estresse tendemos a tomar as piores decisões, principalmente por causa da ansiedade. Espere, se acalme, converse com familiares, pesquise sobre formas de se reeducar financeiramente para que isso não aconteça de novo e veja como será feito o pagamento do cartão.

Estourando o limite do cartão

Estourar o limite do cartão pode ser o momento em que você começará a se afogar em dívidas. Portanto, fique de olho, mantenha a calma e replaneje seus gastos neste momento de alta tensão. (Foto: creditcards.com)

Em hipótese alguma tire dinheiro de sua poupança ou fundos de investimento para pagar um cartão de crédito estourado. É uma tentação muito grande para muitos e pode te deixar sem aqueles recursos que você estava guardando para momentos mais especiais que não pagar as várias festas e roupas que você comprou durante o mês.

Não tente conseguir outro cartão ou comprar coisas novas. Para quem já estourou um limite de cartão, facilmente irá estourar outro. Lembre-se que para fazer o limite de seu cartão, seu banco fez um estudo de crédito para saber qual seria um valor que estaria dentro de suas possibilidades. Ir a qualquer outro valor além disso é um suicídio financeiro.

Você tem amigos e familiares que estão lá para te ajudar nesse momento de dificuldade. Não fique envergonhado de conversar com eles e tentar achar uma solução. O conforto que eles te darão ajuda nos pensamentos mais claros e racionais, ao invés de algo confuso baseado na ansiedade do  momento. Comece a anotar todos os seus gastos, para saber onde você está gastando mais. Saiba onde você pode cortar um pouco para sobrar na hora de pagar o cartão. Se não sobrar muito, tente pagar o máximo possível: quanto menos você tiver se parcelar, melhor será para sua saúde financeira.

Prevenir é muito melhor do que remediar. Por isso, da próxima vez que você for utilizar seu cartão de crédito, pense realmente se aquela compra é uma compra a crédito ou se você pode pagá-la em dinheiro. Suas habilidades gerenciais ficarão muito melhores depois disso, podendo até significar poupanças e investimentos muito maiores ao fim do mês.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

7 comentários para: “Estourei o limite do cartão – o que faço?”

  • Risoleta Silva

    Olá gostaria de saber se pode me ajudar com essa pergunta, meu limite de cartão de crédito é de 900, 00 reias, e então fiz uma compra de oitecentos e pouco tudo parcelado, portanto eu estava olhando na minha conta e tinha escrito assim” limite disponivel -11, 32 centavos” alguém pode me informar se terei prejuizo? Pois meu débito é automatico, eu tendo dinheiro na conta eles vão descontando todo mes o valor da fatura,,? Agradeço se me ajudar

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não. A única coisa que acontece é que agora você não tem mais limite disponível no cartão.

      Responder
  • Edson Farias

    Muito boa essa opinião gostei vou gasta menos

    Responder
  • Danilo

    Olá, o limite do meu cartão mvshop é de 420 reais e ultrapassei 8 reais no caso 428, o que acontece? Alguém pode me ajudar?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Danilo, não acontece nada, fique tranquilo. Há uma margem de erro nesses cartões.

      Responder
  • Agda

    Olá, será que pode me ajudar, por gentileza? Meu cartão tem limite de 350, 00…Ultrapassei 10 reais. Será que vou pagar valores altos por conta disso? Desde já, obrigado!

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Agda, pode ser que sua operadora de cartão cobre alguma taxa por aumento pode limite, o valor varia de cartão para cartão.

      Responder

Deixe um comentário