Praticamente todos os bancos do mercado oferecem um pacote de serviços diferenciado para clientes com maior renda ou funcionários de grandes empresas. No Itaú existe o Itaú Personnalité que tem tarifas mais altas que o Itaú convencional mas também muitas vantagens em relação ao atendimento e serviços oferecidos.

Para se tornar um cliente Personnalité existem duas maneiras principais:

  1. ter um bom relacionamento com o banco, com algum dinheiro aplicado e um boa renda mensal
  2. ser convidado

Em geral o passo 2 depende do 1, mas não é obrigatório, como foi o meu caso. Pode acontecer de você ser convidado a ser cliente Personnalité sem que ganhe rios de dinheiro, mas certamente você terá que ser o tipo de cliente que investe todo mês, que gaste bem menos do que ganha a ponto do banco perceber que você está realmente administrando o seu dinheiro. Depois daqueles que vivem pagando juros altos com empréstimos, o cliente poupador e investidor é o melhor tipo de cliente para um banco!

Quando recebi um convite para sair do Itaú convencional e me tornar um cliente Itaú Personnalité eu pensei bastante a respeito, fiz várias pesquisas na internet e não me convenci se seria ou não uma boa idéia. Baseando-se na qualidade do material usado na confecção do convite pensei: isto deve ser muito caro! Mas a curiosidade não me saía da cabeça e, mesmo depois de conversar muito no atendimento do Personnalité, que também me deixou positivamente impressionado, entrei de cabeça!

Resolvi experimentar para ver como era o serviço e caso não gostasse, simplesmente voltaria a ser cliente o Itaú convencional ou de outro banco qualquer.

Economia de tempo

Hoje já sou cliente Personnalité a mais 3 anos e acho que realmente vale a pena, especialmente porque o atendimento dos bancos está ficando cada vez pior e mais demorado, mesmo no Itaú! No Itaú Personnalité você realmente é tratado como um cliente e lá eles entendem que o seu tempo é precioso. Das 20 ou 30 vezes que precisei ir ao caixa do Itaú Personnalité nestes anos, apenas 3 ou 4 vezes eu tive que esperar mais de 5 minutos para ser atendido. Poucas vezes havia fila, e mesmo assim com 1 ou 2 pessoas à frente. Nos atendimentos para consultoria de investimentos é ainda melhor, pois são com horário marcado e você não espera, é esperado!

Eu não gosto de bancos mas tenho que admitir: em alguns momentos chega a ser cansativo o quanto se é “bajulado” dentro do Personnalité. A educação e a presteza dos atendentes é incrível e dá gosto ir às agências, algo que nunca pensei que diria. O ambiente é tão agradável, luxuoso e requintado que você tem que se vestir para ir ao banco. Nada de sair de casa de bermuda e sandália só pra ir ali no caixa rapidinho. Dependendo do que você vai fazer no Itaú Personnalité, serão 2 ou 3 pessoas para lhe atender em uma sala fechada com ar condicionado, poltronas confortáveis e muita formalidade. Água e cafezinho estão sempre disponíveis da recepção e a sensação de segurança é incomparável em relação às agências Itaú que freqüentava antes.

O item que mais agrada em ser cliente Personnalité é algo que deveria ser comum em toda relação cliente \ consumidor: comunicação! Eu posso ligar para o gerente em horários mais amplos que o horário de funcionamento dos bancos, o gerente responde emails diretos poucas horas ou minutos depois que eu os envio. O contato telefônico também é muito bom e ao contrário da maioria das empresas, quem lhe atende do outro lado da linha no Personnalité realmente se esforça para ter seu problema resolvido e na maior parte das vezes, apenas com as perguntas certas e necessárias. É fácil perceber que fazem o possível para economizar o seu tempo.

Um exemplo simples do que quero dizer: este ano tive um problema em que o imposto de renda não foi corretamente debitado em minha conta corrente. Eu não sabia o porque e enviei um email ao gerente questionando-o, no domingo a tarde. Na segunda feira por volta de 11 horas recebi uma ligação já com algumas informações do que podia ter ocorrido e me solicitaram alguns dados para que pudessem rastrear. As 11:30 recebo outra ligação explicado tudo que tinha acontecido e o que eu devia fazer para regularizar. Tive que gerar o DARF do imposto de renda com atraso, mas isto é outra história. O que quero mostrar é que o meu esforço para resolver isto foi mínimo: enviar 1 email e atender a 2 telefonemas! No passado eu certamente passaria muita raiva com atendentes de telemarketing mal informados e de má vontade ou com um gerente de banco sobrecarregado, que não retornaria minhas ligações até que eu fosse na agência enfrentar fila para falar com ele pessoalmente. Eu vivi isso no próprio Itaú em 2007!

Só tenho elogios para o atendimento do Itaú Personnalité. As poucas falhas ou atrasos que ocorreram considero perfeitamente toleráveis e normais considerando toda a logística envolvida em prestar o serviço da maneira que o fazem.

Cartões Platinum Personnalité

Os cartões de crédito e o cartão múltiplo também são interessantes. A versão Platinum oferece vantagens na compra de passagens aéreas nacionais e internacionais, como alguns seguros de bagagem e de saúde. A lista é extensa e cheia de restrições, mas sempre há algo a ganhar comprando as passagens com os cartões Personnalité Platinum. Você recebe um VISA e um Mastercard e também participa de um programa de recompensas interessante. Quando comecei a acumular os pontos eles nunca expiravam e cada 1,5 dólar gasto, convertido de reais com o câmbio do fechamento da fatura dava um ponto no programa. Em janeiro de 2012 a regram mudou: os pontos expiram 3 anos após serem adquiridos, mas ainda assim é interessante. A anuidade do cartões Platinum é cara, mais de 300 reais por ano, se não me engano, mas o banco em geral lhe oferece isenção total destas tarifas dependendo das análises que fazem. Em geral, se você está apto a ser cliente Personnalité não pagará anuidade no cartão e terá um limite bem interessante, até maior do que realmente poderia gastar num mês.

Consultorias de investimento

Há também as consultorias de investimento em que você é atendido por especialistas para lhe ajudar a investir o seu dinheiro. O próprio banco monitora sua conta e sugere as consultorias quando você tem algum dinheiro que possa ser investido. Eu não gosto disso mas não posso evitar, as informações estão lá! As consultorias são interessantes, você é bem informado a respeito de suas opções mas nunca deve ir despreparado. É como em qualquer conversa com um gerente de banco em que ele tenta lhe convencer a fazer um ou outro investimento, mas no Personnalité você terá que saber como dizer “não” a 3 ou 4 “vendedores” muito melhor treinados para refutar seus argumentos com um sorriso pétreo nos lábios! Caso opte por fazer os investimentos oferecidos, você terá todo o apoio necessário e será muito rápido e simples. Não estou dizendo que só são ofertados produtos bancários de má qualidade, mas qualquer investimento deve ser muito bem estudado e isto leva tempo, não é algo que se faz em 40 minutos de conversa sob pressão! São até bem atraentes os investimentos estruturados oferecidos no Personnalité e também os fundos de investimento. A máxima de que “dinheiro chama dinheiro” pode ser apreciada nas simulação das lâminas de cada fundo ou produto oferecido nestas consultorias. Em todo caso o senso crítico e o poder de argumentação não podem ser obfuscados pelo gosto do cafezinho ou pelo macio da poltrona. As consultorias são interessantes mas vá preparado e não decida com pressa. Nessa hora o banco é quem trabalha pra você pois ele tem todo o interesse em pegar seu dinheiro emprestado a juros irrisórios.

Outras facilidades

Há vários outros serviços oferecidos que uso pouco como o Collect-Courrier. Ao invés de ir ao banco para fazer depósitos de cheques ou buscar o talão de cheques ou sacar dinheiro, você pode solicitar que o banco traga os mesmos até você. É ótimo não precisar se deslocar no trânsito caótico de São Paulo.

Outras coisas interessantes são o extrato consolidado chamado Activité. É uma descrição bem completa de toda a sua atividade bancária em cada mês e vem como um pequeno encarte de 10 ou 20 páginas, também disponível em formato digital. É uma maneira interessante de ver as informações agrupadas.

Corretora de ações

Dos poucos pontos negativos que já observei a corretora de ações do Personnalité é muito cara. A única vantagem em utilizar a mesma é se você pretende consolidar todo o seu dinheiro no Itaú para obter desconto na tarifa de manutenção de conta e também se você não faz muitas operações de compra e venda de ações no ano. Na última vez que verifiquei os preços para compra e venda de ações eram muito altos e a economia com a tarifa de conta jamais valeria a pena. Em resumo: a corretora do Itaú não é interessante para grande parte dos clientes.

Tarifas Itaú Personnalité

E as tarifas do Itaú Personnalité? São caras?

Compensa ser cliente Personnalité?

O Itaú Personnalité oferece serviços bem interessantes

Muita gente já perguntou isto aqui no site Crédito ou Débito mas esperei o momento de fazer este artigo mais completo e explicar. Atualmente a tarifa de manutenção de conta é de R$ 50. Eu acho caro em relação a outros bancos, mas o retorno oferecido pelo Personnalité compensa este valor, em minha opinião. E se você tiver mais de 100 mil reais somando tudo o que você tem no Itaú sob o seu CPF, você não pagar nada. 50 mil reais lhe dá direito a 50% de desconto e aí você vai pagar 25 reais por mês, até menos do que cobram alguns bancos que não são para este público. E ainda dá para considerar que não pagar a anuidade do cartão de crédito e não ter que negociar a isenção da anuidade já é uma boa economia que pode justificar a mudança.

Considerações finais

Eu cheguei a analisar outros bancos da mesma categoria na época. A maioria exigia alguns documentos para análise de crédito antes de aceitar o cliente, como por exemplo:

  • imposto de renda dos dois últimos anos
  • comprovantes de renda
  • convites de outros bancos similares! :)

Fui ao Bradesco Prime, ao HSBC Premier, ao Real Van Gogh e ao Banco do Brasil Estilo.  Este último descartei logo pois nunca fui bem atendido em uma agência dele, bem como em outros bancos públicos como a Caixa Econômica. Simplesmente não gosto do clima e do atendimento prestado nestes locais. Nos outros 3 não tive nada a reclamar e não tenho opiniões negativas nem positivas. Devo ressaltar que gostei do atendimento do Bradesco Prime nesta primeira apresentação e as tarifas e serviços eram bem parecidos, mas não sei mais nada além disso com relação a este banco.

Escolhi o Personnalité pela comodidade de não ter que preparar tantos documentos, visto que já tendo conta no Itaú, o banco já sabia tudo o que precisava a meu respeito.

Espero que todos estes detalhes lhe ajudem caso esteja pensando em procurar um banco que lhe atenda melhor. Todo serviço tem clientes insatisfeitos. Eu estou satisfeito mas recomendo que você procure relatos de pessoas que tiveram problemas para embasar melhor a sua decisão!

Ressalto que este artigo é a minha opinião e experiência com o banco! Caso tenha perguntas ou comentários que possam ajudar a outros leitores, faça-os abaixo! Se gostou do artigo, compartilhe em sua rede social!

16 comentários para “Compensa ser cliente Itaú Personnalité?”

  1. Núbia

    Boa tarde,

    Apenas uma dúvida: você tem limite de saque semanal no auto-atendimento (caixa eletrônico)? De quanto é esse limite?
    Tenho pensado em mudar por conta disso.
    Grata.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Núbia,

      Escreveremos um artigo sobre isto em breve.
      Por favor continue nos acompanhando, ok?

  2. Heraldo

    Boa noite, achei interessante as informações postadas e gostaria de saber se ainda estão mantidas as condições e isenção de tarifas para o Personnalité. Sou cliente Itaú há mais de 30 anos, atualmente no segmento Uniclass, com isenção total de tarifas e de anuidade do cartão de crédito Platinum. Sempre mantive um ótimo relacionamento com o banco. Tenho renda mensal comprovada acima dos R$ 10 mil exigidos conforme indicado no site do Personnalité e investimentos diversos no banco acima de R$ 150 mil. Pode vir a ser uma boa opção de troca de segmento. Como devo proceder para solicitar a migração da c/c, investimentos e cartão de crédito para o Personnalité?

    Grato.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Heraldo,

      Atualmente ( Fev / 2013 ), acima de 100 mil investidos você tem isenção da tarifa de manutenção de conta de R$ 54. No cartão Platinum você também deve continuar a ter insenção como já tém.

      Sobre a migração, sugiro você consultar seu gerente e se não obtiver uma resposta positiva, visitar pessoalmente uma agência Personnalité para obter informações.

      Pode não ser do interesse do seu gerente Uniclass perder a sua conta para outra agência ou outro gerente… Aí a resposta pode não ser a que você deveria ouvir.
      Não estou dizendo que isto aconteça mas é uma possibilidade em qualquer tipo de relacionamento pessoal! Neste caso, não custa nada obter as informações diretamente na fonte!

      Quanto aos serviços prestados, continuo com a opinião do artigo!

  3. Flavio Kavaleski

    Discordo totalmente.
    Sempre achei que teria melhor atendimento.
    Sou Cliente Personalite a 2 anos e me sinto muito desrespeitado por este Banco. Muitas filas e demora para atendimento. Informações desencontradas. Seus Gerentes são atenciosos e educados mas sem qq autonomia. Beleza e bajulação NÃO resolvem!

    Cansei de ficar implorando para ter meus problemas resolvidos.

    Contas que foram pagas pela internet e não recebidas pelo credor. Cartão de Credito que não consigo usar, etc…

    Ser mal atendido prefiro o ser em outro Banco qualquer.

    Flavio.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Flavio,

      Realmente se você teve tal experiência com o banco, tem motivos de sobra para discordar do texto que escrevi.
      Todo atendimento tem problemas, inclusive o do Personnalité, mas sem dúvidas é muito melhor do que você tem em “outro banco qualquer”, exceto se estiver comparando com o mesmo segmento.
      Eu já li muitas reclamações sobre o atendimento do Personnalité, mas eu não tive problemas até hoje. Como eu disse no final do artigo, é a minha opinião e experiência, ok?
      Espero que consiga resolver o seu problema ou encontrar um banco que lhe atenda melhor.
      Obrigado pelo comentário.

  4. Toni Maroni

    Olá. Tenho 30 anos e sou cliente Personnalite a mais de 9 anos. Moro a 400km de minha agencia e nunca…isso mesmo nunca fui na agencia, nem para abrir a conta. Tenho um otimo relacionamento com todos e resolvo tudo por telefone email, internet banking e smartphone. Se preciso assinar algo me mandam por malote para qualquer agencia Itaú no Brasil. Uso todos os servicos praticamente seguros, financiamentos, investimentos etc. Tenho VISA e master black e nunca paguei anuidade e nem tarifa de manutencão de c-c. Tudo que preciso cobrem as ofertas dos concorrentes inclusive em seguros e taxas. A corretora realmente é cara e não compensa utilizo outro. Mas de forma geral e o melhor negocio. Nem sei se conseguiria utilizar um banco convencional.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Toni,

      Muito obrigado pela sua opinião. São opiniões de leitores e experiências que ajudam a enriquecer o blog.
      Também estou curtindo muito os serviços prestados pelo Itaú Personnalite… É Como toda agência bancária deveria ser. Uma pena que o serviço não é para todos os clientes de todos os bancos.

      Até mais

  5. Toni Maroni

    Complementando, minha renda não chega a 3500 mes e tenho menos de 5mil aplicados pois invisto por corretoras e gestoras de fundo. Todo o relacionamento no inicio foi pela movimentcão na Itaú corretora e de anos pra ca, tudo baseado no relacionamento e perfil. Sei que hj dou prejuizo ao banco mas eles sabem a anos que serei muito lucrativo aos 40 anos e pra eles é muito importante manter este tipo de cliente com score altissimo.

  6. Equipe Crédito ou Débito

    Olá Toni,

    Seu raciocínio até os 40 anos faz sentido sim, mas pode ter certeza de que você não dá prejuízo ao banco! :)

  7. Marcelo A. Buzati

    Olá,
    Atualmente estou morando fora do Brasil e estou tendo diversos problemas com o Itaú Uniclass, pois faço transferências internacionais todo mês, como sou cliente do Itaú a 20 anos, não gostaria de trocar de banco e então pensei em migrar para o Personnalité.
    Existe e-mail e/ou numero de telefone para que eu possa tentar fazer contato para essa migração?
    Existe uma renda mínima necessária para conseguir tal migração?

    Muito obrigado desde já.
    Marcelo A. Buzati

    • Equipe Crédito ou Débito

      Bom dia Marcelo,

      Eu lhe aconselho visitar uma agência Personnalitè para tratar do assunto.
      Fiz isto e foi muito produtivo. O atendimento é muito bom mesmo nesta primeira visita.
      Quanto à renda mínima, ela existe sim e vive mudando. No site do banco tem esta informação.
      Mas o que me parece é que tal valor não é mais importante. A sua “saúde” e seu perfil financeiro são importantes também.
      O banco irá avaliar se você tem o perfil para abrir sua conta Personnalitè.
      Espero ter ajudado.

  8. Renato Carvalho

    Na migração de uma conta Itaú para Personnalité, a conta antiga fica apta a receber débitos ou depósitos (e redirecionar para a nova conta) por quanto tempo?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Renato,
      Eu acho que é para sempre.
      Lembro-me de ter tido a mesma dúvida na época e acho que foi o que me informaram.
      Mas isto pode ter mudado. Para confirmar, ligue para o gerente Personnalitè e questione isto na data em que for migrar sua conta.

  9. Carla

    Olá, gostaria de saber qual é a renda mínima para se tornar um cliente? Minha conta é conjunta com o meu marido o que nos dá uma renda razoável. O valor que temos na poupança ajuda? Obrigada

    • Equipe Crédito ou Débito

      Oi Carla,

      Se não me engano, a renda exigida hoje em dia (2014) beira os 10 mil reais mensais.
      Porém eu sei que este limite não é inflexível. O banco considera a sua saúde financeira em geral para decidir se aceita ou não você como cliente.