Ao abrir uma conta em banco nos são oferecidos vários cartões, dependendo do tipo de conta escolhida. Um destes cartões está sempre entre eles e é o chamado cartão de débito, com finalidade principal de movimentar a conta bancária.

Nem todo cartão que permite movimentar a sua conta no banco pode ser usado na função débito, que explicaremos a seguir. Em geral, isto ocorre por comodidade e economia por parte dos bancos. Oferecendo um cartão que você possa usar para pagar contas e fazer compras faz com que você precise usar menos os caixas do banco para sacar dinheiro. Assim o banco tem um gasto menor com pessoas nos atendimentos presenciais e a manutenção e reposição de dinheiro nos caixas eletrônicos fica menos freqüente e um pouco mais barata.

E para você que é cliente, o que é preciso saber sobre o cartão de débito?

  • ele é aceito em praticamente todas as lojas, restaurantes, postos de gasolina e comércio em geral. Até micro empresas podem contratar a máquina para aceitar cartão
  • a compra só é aprovada se houver saldo disponível na conta corrente
  • pelo motivo acima, é considerado pagamento a vista
  • a venda tem risco zero para o vendedor, que paga uma comissão ao administrador da maquina de cartão
  • o débito relativo a compra no cartão será listado em seu extrato no dia ou no próximo dia util. Há alguns casos em que demora um pouco mais
  • é mais seguro que dinheiro, visto que exige senha e você não precisa andar com grandes quantias de dinheiro em espécie
  • nunca escreva sua senha ou guarde a mesma junto ao cartão. Apenas memorize!
  • caso o seu cartão seja perdido, ligue para o banco e solicite o bloqueio do mesmo.
  • cuidado com o limite do cheque especial. Em alguns bancos, caso faça uma compra com o cartão de débito e não tenha saldo em conta corrente, o crédito do cheque especial irá entrar para cobrir esta compra, que será aprovada. Os juros do cheque especial são altos, portanto só compre com o cartão de débito se realmente tiver o saldo na sua conta corrente.
Cartão de débito

Cartão de débito - todo banco oferece

Se você tem um cartão que permite movimentar a sua conta no banco, verifique se ele tem no verso as inscrições “Mastercard Maestro” ou “VISA Electron”, que são as bandeiras mais comuns que permitem o uso do cartão como débito. Se você não pode usar seu cartão como débito, é uma boa idéia ligar para o gerente ou ir ao banco solicitar um cartão de débito. Vai lhe economizar muitas idas ao caixa eletrônico e você poderá sair às compras carregando menos dinheiro.

 

3 comentários para “Cartão de débito! Entenda como funciona.”

  1. Bruna Gabrielle

    Bom, fiz uma compra pela internet, e suspeito que a empresa é fajuta, estelionatária ; então estou com medo do produto não chegar em minha casa e eu ter que pagar mesmo assim. Quando fui fazer uma compra numa loja presidencial, o cartão não passou na função debito ; daí a moça me explicou que no debito não passa, quando não tem dinheiro na conta. Isso é verdade? Porque liguei pra saber o que tinha pra pagar no meu cartão, ai me falaram que tinha comprado uns biscoitos, e uma outra coisa ; mas a compra que tinha pela net, não constava, Daí disse, que só se estiver na função débito. Aí volto na questão, se não constava dinheiro no dia que fiz a compra pela internet, então a compra não foi pro debito né, ou foi? Vocês sabe me responder?

    Responder
  2. Marciene Souza da Silva

    Já tenho um cartão do Itaú gostaria de transferir para crédito isso é possível

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Você teria que pedir um cartão múltiplo, aplicando para o cartão de crédito do seu banco. Vá a sua agência e converse com o gerente.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)