Cartão poupança serve como crédito? Compra pela internet?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Cartão poupança serve como crédito? A resposta curta para essa pergunta é não, pois o cartão poupança serve apenas como um cartão de débito, mas que também dá acesso a saques, extratos, e demais informações sobre sua conta nos terminais de atendimento. A resposta longe já é um pouco diferente.

Cartão de poupança serve como crédito?

Para ter esse tipo de cartão, erá necessário pagar uma anuidade, como é normal para cartões de crédito. Além disso, o investidor deverá tomar o dobro de cuidado com os gastos, pois uma conta poupança serve para poupar, não para gastar.

Cartão de conta poupança compra pela internet?

Não. Para comprar com o cartão poupança, apenas lojas físicas com leitor de cartão podem aceitar o pagamento pelo cartão da conta poupança, desde que a máquina aceite sua bandeira de cartão poupança. Mas esse “bloqueio” de compras com cartão de débito pela internet também funciona para cartões de débito de uma conta corrente. Aparentemente, é um meio de segurança tanto para compradores quanto para vendedores online, já que pelo cartão de crédito é mais fácil estornar uma venda de volta ao comprador, ou comprovar uma fraude eletrônica e recuperar seu dinheiro com mais facilidade.

Motivos para não usar cartão de crédito na conta poupança

Com uma conta poupança pura, sem gastos constantes, é possível economizar mais dinheiro do que em uma conta corrente. Se você usa um cartão de crédito ou débito constantemente na conta poupança, fica difícil começar a poupar para investir. (Foto: echeck.org)

Devo ter um cartão de crédito na conta poupança?

A questão principal não é se um cartão de conta poupança pode ser usado como crédito. A questão principal é se a conta poupança deve ser usada para gastos corriqueiros. E a resposta é não.

Se você precisa fazer compras, pagar contas, movimentações financeiras, o ideal é usar uma conta corrente para isso. Uma conta poupança é feita para você juntar dinheiro, e não dá pra começar a poupar dinheiro se você não para de gastar. Separar a conta de gastos da conta de poupança é o primeiro passo rumo a uma vida financeira mais estável e, consequentemente, rumo à geração de riqueza.

Vocês concordam ou discordam? Nossas dicas ajudaram vocês a começarem a economizar? Compartilhem nos comentários a sua opinião e experiência.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário