O gerente do banco sabe sua senha de conta?

Em Bancos e instituições financeiras por Alex Benfica

Um leitor do blog enviou um comentário questionando se o gerente do banco tinha conhecimento da senha dele. A dúvida surgiu no momento em que o gerente fez um investimento com o dinheiro que havia na conta, tendo sido autorizado pelo telefone, sem que o cliente tenha digitado senha nenhuma!

Veja o questionamento que recebemos:

Leia também

A dúvida do leitor é bem pertinente e vamos tentar tranquilizá-lo neste texto.

Os bancos tem sistemas informatizados que podem ser acessados por todos os seu correntistas. Estes sistemas são os já conhecidos sites dos bancos em que você pode fazer transações pela internet, os aplicativos do seu banco para celular e também os programas que rodam nos caixas eletrônicos.

Este são os sistemas mais usados em quantidade de usuários, pois todos os clientes do banco tem acesso. Para usar tais sistemas você precisa de sua senha, do seu cartão magnético, de sua impressão digital ou outros dados biométricos e até mesmo de outras informações pessoais que são solicitadas dependendo da ação realizada.

senha do banco gerente sabe

Senha completa apenas em alguns sistemas

Outros sistemas são específicos para utilização dos gerentes e funcionários do banco. Quando um gerente transfere o dinheiro de sua conta para um fundo de investimento esta ação fica gravada no sistema do banco para auditorias. É possível saber exatamente qual funcionário a realizou e que meios utilizou para isto. Os sistemas bancários permitem um histórico de tudo que foi feito na sua conta e muita coisa pode ser feita pelos gerentes.

Para estas operações, não é necessário que o gerente digite a senha do cliente, que é a senha que você utiliza como correntista do banco. O motivo é simples: como seria possível evitar que este funcionário \ gerente que conhece sua senha tentasse se passar por você fora do banco? Por isso os gerentes não sabem as senhas dos clientes. Só você sabe sua senha!

A sua senha é tão protegida que você somente a digita completamente quando utiliza os sistemas que são apenas do seu banco. Vamos a um exemplo do que ocorre no banco Itaú. A senha dos clientes tem 6 dígitos numéricos. Ao digitá-la dentro do banco ou nos caixas eletrônicos do Itaú você deve digitar os 6 dígitos, afinal o banco é confiável pois ele jé tem a sua senha completa em seus sistemas. Quando você está usando um caixa eletrônico em outro país ou mesmo usando seu cartão de débito para fazer um pagamento, a senha usada tem apenas 4 dígitos. É também uma forma de evitar que sistemas maliciosos de terceiros tenham acesso completo à sua conta caso a senha digitada seja acessada de alguma maneira criminosa.

Portanto, fiquei tranquilo e não divulgue sua senha. O seu gerente NÃO tem conhecimento da mesma. Os sistemas que ele acessa dentro do banco somente podem ser acessados de dentro do banco (alguns) e mesmo assim o gerente deve se autenticar. Tudo que ele fizer na sua conta será logado e você terá como saber caso tenha que reclamar depois! É exatamente esta possibilidade de rastrear tudo o que foi feito que limita a atuação do seu gerente. Se ele sair fazendo transações não autorizadas ele logo terá problemas e poderá ser desligado da função. Além disso os sistemas bancários tem várias travas limitando a atuação e o acesso dos funcionários à apenas aos clientes que eles atendem. Há também limitações de valores para evitar um problema muito grande caso algum funcionário passe dos limites. Em geral as políticas de segurança estão em constante evolução e são aprimoradas o tempo todo, e isto tem funcionado bem e cada vez melhor com o tempo!

Sobre o autor

Autor Alex Benfica

Alex é Matemático Computacional e profissional da área de Tecnologia da Informação desde 2001. É também empresário, investidor e estuda economia e finanças pessoais há mais de uma década. Alex compartilha no site Crédito ou Débito sua experiência em lidar com dinheiro e com o sistema bancário brasileiro.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário