Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Passo a passo para sacar dinheiro no caixa eletrônico

Sacar dinheiro é algo que cada dia menos pessoas precisam. Os meios de pagamento eletrônicos e o constante aumento da utilização do dinheiro de plástico tem tornado cada vez menor a necessidade de se ter dinheiro em espécie. Mas as vezes é preciso e nestes momentos é bem melhor sacar no caixa eletrônico do que enfrentar as enormes filas dos caixas no interior das agências. Alguns caixas até reclamam quando um cliente vai ao caixa pra sacar um valor que ele poderia ter sacado no caixa eletrônico. Considerando que você precisa, com fazer para sacar dinheiro no caixa eletrônico?

Muitas pessoas da geração anterior tem dificuldades ou mesmo alguma fobia quando se trata de usar meios bancários totalmente informatizados, sem o envolvimento de pessoas. É normal que se sintam mais seguros lidando com pessoas no momento de tratar de dinheiro. Infelizmente este é um pensamento fadado a desaparecer e os caixas eletrônicos só tendem a aumentar de número e realizar cada vez mais funções.

Então, como sacar dinheiro no caixa eletrônico?

Antes de sair de casa:

  • Prepare seu cartão de débito ou de movimentação de conta corrente. É o cartão que você recebeu no dia em que abriu a conta. Não confunda com o cartão de crédito, que não serve para movimentar a conta no banco.
  • Lembre-se de sua senha, mas não anote em lugar nenhum por motivo de segurança. As vezes o banco lhe fornece duas senhas diferentes, uma para usar na internet e outra para usar nas agências e caixas eletrônicos, e esta é a que você precisa agora.
  • Defina com antecedência o local onde irá e procure ir no horário bancário, que é mais seguro. Dê preferências para locais públicos, fechados e muito movimentados como shoppings e grandes supermercados que tem caixas à disposição.
  • Determine o valor que irá sacar. Há limites para saques e estes limites variam de acordo com o banco, horário do saque, dia da semana e com o tipo de banco. Saques no horário bancário em geral tem os maiores limites. Em caso de dúvídas, confirme antes no site do banco ou ligando para o seu gerente.
Saque no caixa eletrônico

Sacar no caixa eletrônico - Qualquer um pode aprender

Ao chegar ao banco ou caixa eletrônico:

  • Verifique em volta por pessoas suspeitas e não saque se tiver receio de alguém.
  • Confirme se há policiamento.
  • Não utilize terminais ou caixas que tiverem marcas de avaria ou similares. Eles podem ter sido modificados por bandidos.
  • Não aceite ajuda de outras pessoas, exceto se forem de sua confiança e convivência.
  • Jamais fale, anote ou deixe alguém ver você digitando a senha. Qualquer um que for lhe ajudar não precisará saber a sua senha.
  • O caixa irá sempre solicitar a sua senha para ver ou fazer movimentação em valores de sua conta. Leia atentamente cada tela que aparecer para não fazer nada de errado. Se tiver dúvidas, não faça enquanto não entender.
  • Dependendo do que estiver fazendo, podem ser solicitadas outras informações de segurança como data de aniversário ou números de documentos. São confirmações de segurança para verificar se e você mesmo que está ali.
  • Ao sacar o dinheiro, conte-o e guarde-o rapidamente. Caso esteja errado você precisará reclamar direto na agência ou por um telefone que houver próximo ao caixa eletrônico. Mais uma vez, não digite ou fale sua senha no telefone.
  • Antes de sair do caixa eletrônico, certifique-se que a tela não ficou aberta para outros verem os seus dados. Mas não se preocupe, mesmo que fique, eles precisariam do cartão e sua senha para fazer qualquer movimentação. Em todo caso, fique esperto com isso.

Estes passos mostram que sacar dinheiro no caixa eletrônico é simples e pode ser feito por qualquer um. Se você ainda assim está inseguro para fazer tal operação, solicite a companhia de um familiar para lhe explicar e fazer o saque junto contigo até que você aprenda. Não devemos depender das pessoas sem necessidade e sim tentar aprender tudo que pudermos, e sacar dinheiro é uma destas coisas.

Categorias:


1 pessoa comentou!

rui

abril 27th, 2012 às 15:22

Belo post…obrigado por postarem…

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!