Como é calculado o IPTU e outros impostos sobre o valor do imóvel?

Em Educação financeira por André M. Coelho

O IPTU é um imposto que todo proprietário de imóvel deve pagar anualmente ao município onde o imóvel se encontra. Ele e o Imposto sobre a Propriedade predial e Territorial Urbana. Seu pagamento contribui para o financiamento do município para várias das funções do Poder Público, principalmente para os serviços básicos e infraestrutura das cidades.

O Valor Venal dos imóveis: a base de cálculo para os impostos

Para praticamente todos os impostos cobrados sobre a propriedade no Brasil, a base de cálculo é o valor venal do imóvel. Entende-se como valor venal o valor do imóvel à vista ou como liquidação forçada. Diferente do valor de mercado, onde o preço é ditado pela negociação e outras variáveis, o valor venal é regrado pela necessidade de venda do imóvel em dinheiro à vista e em curto espaço de tempo, podendo ser um valor muito menor do que o preço do imóvel no mercado. A alíquota utilizada varia de acordo com o município.

Valor venal de imóveis

Sobre os imóveis, a maioria dos impostos é calculado estabelecendo o valor venal do mesmo, ou seja, o valor real do imóvel sem contabilizar variáveis de mercado. (Foto: atualidadesimobiliarias.blogspot.com)

O cálculo do valor venal de imóveis edificados residenciais segue uma metodologia nacional, dada pela seguinte fórmula:

V = A . VR . I . P . TR

Nesta fórmula, as letras são:

Outros critérios para o cálculo dos impostos

Além do valor venal do imóvel, podem ser considerados outros critérios sociais, territoriais e econômicos para o cálculo, tais como:

Na maior parte dos municípios, a população carente e moradores de áreas de risco obtém a isenção de impostos como o IPTU. Outros, podem conseguir também descontos progressivos, assim como outros descontos por conta da utilização específica do imóvel.

Como são calculados os impostos sobre imóveis?

Sobre a base de cálculo é feito o cálculo de uma alíquota, ou seja, uma porcentagem do valor estabelecido para estabelecer o valor do imposto cobrado. Isto irá variar entre os municípios brasileiros. Vale a regra maior de que em grandes centros o valor dos imóveis será maior. A melhor forma de esclarecer as especificidades para o seu imóvel é pesquisando diretamente com a prefeitura de seu município por informações que serão mais exatas e específicas para seu caso. Corretores de imóveis de sua cidade também podem te ajudar nestes cálculos para que você consiga fazer um planejamento financeiro apropriado.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário