Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

O que define a valorização de um imóvel?

Muitos fatores subjetivos são levados em conta ao considerar a valorização de um imóvel. Mas são os fatores objetivos, aqueles que podemos medir, que são os mais importantes na hora de saber o que valoriza ou desvaloriza um imóvel no mercado. Existem muitos elementos que podem ser considerados objetivamente, mas três deles se destacam como principais influências na valorização imobiliária.

Localização

No ramo imobiliário, às vezes brinca-se dizendo que os três fatores mais importantes na compra de um imóvel são localização, localização e localização. A localização de um imóvel é o fator mais fundamental que determina o seu valor. Ela determina o tipo de bairro a propriedade está e o acesso da propriedade à necessidades fundamentais, tais como parques, lojas, teatros e bibliotecas. Estar localizado em um bairro bom geralmente significa que o imóvel está em uma zona de menos crime e, provavelmente, experimentará ganhos maiores em seu valor ao longo do tempo. Na verdade, a localização é tão importante que um lote vazio em um bairro de alto nível pode valer muito mais do que um lote com uma grande casa em um bairro menos desejável. Dados do IBGE, notícias regionais, dados da Prefeitura, principalmente àqueles relacionados à criminalidade, saneamento básico e acesso à postos de saúde/escolas são boas fontes de informação para saber as variáveis na valorização do imóvel ou sua desvalorização, quando os números não são positivos.

Valorização de imóves

A valorização de imóveis leva em conta vários fatores, mas os mais importantes são muito objetivos e fáceis de analisar. (Foto: economia.terra.com.br)

Características físicas do imóvel

Talvez o fator mais óbvio no valor de uma propriedade são suas características físicas e recursos. Em geral, quanto maior o imóvel é em termos de metragem quadrada, mais o imóvel vai valer a pena. Um extra também é colocado em certas características de uma casa, tais como uma cozinha bem modelada, banheiros extras, e outros fatores que geralmente aumentam o valor de uma propriedade mais do que outras adições. A estética exterior da casa, o paisagismo e arquitetura geral, também são fatores importantes. Muitas vezes os recursos que aumentam ou diminuem o valor de uma casa vão nas preferências do comprador. Por exemplo, se uma casa tem uma grande adega, pode não trazer nenhum dinheiro extra do comprador normal, mas um conhecedor de vinhos podem estar disposto a pagar um prêmio extra para o recurso especial. Uma construção com materiais mais resistentes e mais bonitos também pode ser mais atrativa para quem busca maior qualidade, dando mais valor ainda para sua propriedade. Reformas constantes e bom estado de conservação da casa também influenciam muito na valorização do imóvel.

Clima do Mercado Imobiliário

Um terceiro fator que não é específico para qualquer casa particular, mas pode pesar fortemente sobre o valor da casa é o estado do mercado imobiliário. Nos momentos em que a demanda por novas moradias é alta e o número de casas à venda é baixa, os preços das propriedades será inflado. Por outro lado, quando há muitas casas para venda e poucos compradores no mercado, os preços das casas vão cair. A disponibilidade de hipotecas e valor taxas de juros também podem afetar a demanda por novas moradias. Quando as taxas de hipoteca são mais elevadas, e os credores estão mais conservadores sobre o dinheiro que eles emprestam e o número de pessoas que querem comprar ou são capazes de comprar um imóvel será reduzido, resultando em valores mais baixos de casas. O impacto das forças de mercado é outra razão que faz com que comprar imóvel em uma boa localização é tão importante: casas em locais mais desejáveis ​​tendem a resistir a perder valor mais do que casas em áreas menos desejáveis.

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!