Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Qual o significado de estorno?

Dentro do contexto contábil, estornar algo significa retificar um lançamento, creditando o que havia sido indevidamente debitado, ou vice-versa. É uma ferramenta que boa parte dos bancos e instituições financeiras usam afim de corrigir erros ocasionais que podem ocorrer tanto por causa do próprio banco quanto por conta do usuário. É uma anulação da transação financeira que foi realizada, se estamos falando do sistema financeiro nacional.

Um exemplo muito comum de erro por parte do usuário e que pode ocasionar um estorno é a transferência DOC. Quando a pessoa faz uma transferência para a pessoa errada, ela tem até 24 horas para solicitar o estorno da transferência, uma vez que o DOC só cai na conta destino após 24 horas. Neste caso, quando o erro é percebido, o cliente deve entrar em contato com urgência para a central de atendimento, diretamente na agência ou com o gerente de sua conta. Assim que solicitado, o DOC será depositado novamente em sua conta, sem custos adicionais para você.

Para cartões de crédito, o estorno também é possível em algumas situações. Quando uma empresa faz uma cobrança indevida em seu cartão de crédito, você pode contatar seu banco e solicitar o estorno de pagamento. Em algumas situações, sem querer ou com más intenções, um estabelecimento pode duplicar uma cobrança, o que também é cabível de estorno. Para aqueles que tem seguro do cartão ou tiveram seus dados roubados e tem como comprovar isso, as transações realizadas após a comunicação do roubo podem ser também facilmente estornadas via central de atendimento com o banco.

Solução para erros financeiros

O Paypal, o PagSeguro e o MoIP também disponibilizam estornos aos seus clientes quanto verificam que a transação não estará segura para o comprador. (Foto: paypal.com)

Ainda, podemos ter o estorno de débitos e taxas cobrados em sua conta corrente de forma errada por parte do banco, que se torna o responsável por estornar o valor debitado. Estas cobranças e estornos normalmente ocorrem com erros no sistema, como cobranças indevidas no cartão de débito, ou operacionais, quando o banco passa a cobrar tarifas de pacotes de serviços sem prévia comunicação ao cliente.

Uma situação um pouco mais rara, mas que pode chegar a acontecer com o cliente é um erro operacional no atendimento que prejudique o pagamento de um empréstimo e ocasione a cobrança indevida de juros. Se você entrar em contato com os canais de atendimento de um banco, manter os números de protocolo registrados e receber informações erradas que dificultaram ou impossibilitaram um pagamento, o banco ou instituição se torna responsável por ressarcir o cliente dos valores indevidamente cobrados devido ao erro operacional. Um cliente nunca pode ser responsabilizado por uma falha da comunicação de uma instituição, sendo que esta está plenamente ciente de seus deveres para com os cidadãos. É um direito de todo consumidor brasileiro.

Portanto, qualquer cobrança indevida, seja de um banco ou alguma prestadora de serviços, fique ligado pois você tem o direito ao estorno e a exercer seus direitos.

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2 pessoas comentaram!

Nicole

abril 8th, 2013 às 13:51

E qual o tempo para o estorno de tarifas cobradas indevidamente pelo banco, já solicitei a dois dias e ainda não foi pago.

Grata

admin

abril 10th, 2013 às 08:05

Oi Nicole,

Isto depende de vários fatores como por exemplo:
- qual o banco em questão
- qual a origem das taxas

e outras coisas.

O ideal é questionar o gerente ou o responsável por providenciar o estorno.

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