Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Consulta da restituição do imposto de renda – Faça agora!

Todos os anos os brasileiros são obrigados a fazer a declaração do imposto de renda e pagar ao governo uma boa parte do que conseguiu ganhar durante o ano. Acontece que o governo não quer correr o risco de deixar para depois a arrecadação do imposto e prefere reter o imposto diretamente na fonte pagadora. Isto garante ao governo que aquela parte retida não será sonegada por você. É uma questão de confiança em que o governo prefere não arriscar!

Porém nem sempre o imposto retido corresponde ao valor que você deve pagar ao governo. Pessoas que tem dependentes, muitas despesas médicas ou qualquer outro motivo para dedução acabam por ter um imposto devido menor do que o valor já pago no decorrer do ano, que ficou retido na fonte (IRRF). Este imposto é que o que será devolvido na restituição anual do imposto de renda. É quando a receita federal faz o fechamento e percebe que tem que lhe devolver o dinheiro.

De forma mais genérica e superficial, é possível dizer que pessoas físicas que ganham relativamente bem, não tem deduções da base de cálculo, sem dependentes, dificilmente terão restituição. A restituição acaba por privilegiar quem realmente gasta o dinheiro que recebe em itens dedutíveis. Se ainda por cima o salário é alto e não há gastos, aí é que não haverá mesmo restituição.

Como infelizmente a maior parte da população brasileira não é exatamente privilegiada com salários excelentes, muitos brasileiros recebem anualmente a restituição do imposto de renda e contam com este dinheiro para ajudar no orçamento familiar.

Restituição IRPF pessoa física

Consulta à restituição do imposto de renda

Ao fazer a sua declaração do imposto de renda você já fica sabendo se tem ou não direito a restituição. Aí é só aguardar que a receita libere a restituição e ver em qual lote você está para saber a data de receber.

A consulta da restituição do imposto de renda pode ser feita no site da Receita Federal, aqui!

E você? Tem direito à restituição? Você gasta o dinheiro da restituição do IRPF ou faz investimentos com ele! Comente e conte o que acha desta forma de cobrança de impostos da Receita Federal.

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!