Qual banco tem a melhor poupança?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Se você está buscando uma melhor conta poupança para investimentos, já está começando errado. Isso porque toda conta poupança tem o mesmo rendimento, estabelecido pelo Banco Central do Brasil. Por isso, a análise de uma poupança para colocar seu dinheiro deve levar em conta outros fatores, tais como a presença do banco em várias cidades, a qualidade do atendimento, os serviços agregados, quantos saques você tem direito sem a cobrança de taxas em sua conta e por aí vai. Tudo isso tem que ser pensado com muito cuidado e calma, afim de estabelecer qual banco será o melhor para uma conta poupança.

Quanto a segurança da conta poupança, o montante depositado até o limite de R$70 mil é garantido o pagamento pelo Fundo Garantidor de Crédito. Ou seja, aquele dinheiro será pago para o poupador em caso de falência ou qualquer outro tipo de problema que o banco passe. E é aqui que começam as diferenças entre um banco em particular e outros.

Por decreto-lei da União, recursos aplicados na Caderneta de Poupança da Caixa Econômica Federal estão totalmente garantidos de ressarcimento. Isso vale para qualquer montante depositado. E a Caixa é um dos melhores bancos para se criar uma relação financeira, visto que é grande a possibilidade de algum dia você utilizar os financiamentos de imóveis da Caixa.

Caixa e Banco do Brasil

Caixa e Banco do Brasil são os melhores bancos par aconta poupança por sua grande presença em território nacional e as melhores condições do mercado para vários tipos diferentes de financiamentos. (Foto: http://stellaportal.com)

Outro banco que podemos incluir nessa lista é o Banco do Brasil. Assim como na Caixa, a conta poupança é o início de um relacionamento com o banco que pode ser crucial na obtenção de melhores taxas em financiamentos e empréstimos em um futuro próximo. Fora que agências da Caixa e do Banco do Brasil estão espalhadas em praticamente todo o território nacional.

Lógico que a escolha de uma poupança também acaba levando em conta fatores subjetivos, como escolhas e gostos pessoais, proximidade de agências na sua cidade entre outros. Mas além dos fatores já citados, um cliente deve levar em consideração a taxa cobrada para saques que vai além do limite mensal. Tais taxas podem ser encontradas na tabela dos serviços fornecidos pelo seu banco.

Lembre-se sempre que a poupança é um fundo emergencial e de liquidez imediata. Quanto mais fácil for para sacar seu dinheiro, mais eficiente é uma conta poupança.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário