O cartão de crédito é uma excelente forma de pagamento se utilizado com sabedoria. Se a fatura for paga em dia, o único custo de ter um cartão de crédito será a anuidade, e mesmo assim com alguma conversa no banco ou no telefone com a administradora do cartão é possível que você nem precise pagar. Sempre tente conseguir a isenção para ter um cartão de crédito sem anuidade.

Além de permitir fazer compras com pagamento pré-datado em vários estabelecimentos, o cartão de crédito pode ser usado também para fazer saques em dinheiro. Como o dinheiro que você está sacando não é seu, isto não deixa de ser um empréstimo e as taxas são bem altas. A taxa de juros do saque do cartão de crédito é a mesma cobrada no caso do parcelamento da fatura, com a diferença de que no caso da fatura, você só paga juros se atrasar. No saque você paga juros até o dia de fechamento e pagamento da fatura, que será o momento em que você estará devolvendo o dinheiro sacado.

Mas compensa sacar dinheiro no cartão de crédito? Na maioria das vezes: NÃO!

Os juros dos cartões de crédito facilmente ultrapassam 10% ao mês e quase qualquer outra modalidade de empréstimo irá lhe cobrar juros menores. Talvez a grande comodidade de não ter que falar com ninguém e apenas retirar o dinheiro no caixa eletrônico pode parecer justificar uma tarifa tão alta. Mas acredite, vai sair muito caro este dinheiro. Isto sem contar que é bem possível que haja ainda alguma taxa de saque, cobrada independente do valor sacado. Se você sacar pouco, esta taxa será significativa em relação ao valor sacado. Se sacar muito, os juros de 10% também irão gerar um valor a pagar significativo.

Portanto o conselho é: tente todas as outras formas de conseguir um empréstimo antes de tentar fazer um saque no cartão de crédito. Se você estiver no exterior aí a coisa já muda de figura. Mas muda pouco, sacar no cartão de crédito no exterior continua sendo caro!

 

Compensa sacar dinheiro no cartão de crédito

Saque no cartão de crédito – Cuidado pois custa caro!

 

Algo interessante que observei na fatura é que o limite do cartão para saques no exterior é bem maior que o limite para saques locais. Isto é um indício de que estando no Brasil, você terá outras formas de conseguir dinheiro e se decidiu sacar no cartão significa que você não tinha como dar garantias, aí colocam um limite baixo e taxa alta. No exterior você usa o cartão de crédito quando não consegue sacar por limitações técnicas ou legais, aí liberam um valor maior no saque no cartão. Outro motivo é que para viajar você precisa liberar o seu cartão de crédito antes, logo é menos provável que alguém mais tente usar seu cartão. Estando no Brasil e podendo usar em qualquer lugar, a chance de fraude aumenta muito.

Image: Pixomar / FreeDigitalPhotos.net

4 comentários para “Saque no cartão de crédito – como funciona?”

  1. Lucas Pereira

    Queria tirar uma dúvida eu tenho um cartão de crédito do Itaú card de 1, 400 reais se eu fazer o saque de dinheiro quantos que eu pagaria de juros nesse valor se eu sacasse o dinheiro vale a pena sacar o não

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Depende. Para qual seria o uso do dinheiro do saque?

      Responder
  2. Nadeilma Salomao Souza

    Gostaria de saber quais são os bancos que posso saca com o cartão de crédito da empresa angiplan

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Vá direto ao site da empresa para obter essa informação.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)