O que é financiamento?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Você lê, ouve, assiste a muita coisa sobre financiamento. Mas será que você sabe realmente o que é um financiamento ou como ele funciona? Qual a ideia por trás dos financiamentos? Iremos explicar de forma bem simples aqui para que vocÊ não tenha dúvidas e compreenda um pouco mais sobre um dos maiores serviços do mercado financeiro.

Leia também

Então, em essência, o financiamento é pedir dinheiro emprestado com a promessa de restituir o dinheiro com alguma taxa adicional em cima disso.

Então, o financiamento é para compras em geral?

Sim. O financiamento é um meio de obter os recursos para comprar um item quando você não tem o montante total e, em seguida, pagar o empréstimo em um período de tempo definido por uma taxa mensal ou semanal definida. Na maioria dos casos, as pessoas recorrem a financiamentos na compra de um carro, barco, casa, mas há casos em que o financiamento pode ser necessário para comprar outras necessidades. Há muitos empresas prestadoras de serviços que podem financiar produtos e até serviços.

Ciclo de capital no financiamento

Se formos pensar bem, o financiamento é basicamente um ciclo do capital entre as partes integrantes de nossa sociedade capitalista. (Foto: www.gecapital.eu)

Quem pode obter um financiamento?

O ato de prover recursos para as atividades de negócios, fazer compras ou investir só pode ser feito quando seu nome estiver limpo na praça, ou seja, seu nome não está no SPC nem no SERASA, sendo o mesmo válido para empresas de nome sujo. As instituições financeiras e os bancos estão no negócio de financiamento e podem proporcionar capital para empresas, consumidores e investidores para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Qual a importância dos financiamentos?

Há uma grande variedade de técnicas de financiamento que as empresas e os consumidores podem usar para receber financiamento; estas técnicas variam de IPOs até empréstimos bancários. A utilização do financiamento é vital em qualquer sistema econômico, uma vez que permite aos consumidores comprar produtos fora de seu alcance imediato, como casas e empresas, financiando grandes projetos de investimento.

O ato de financiamento, enquanto finanças, é a ciência de administrar fundos. As áreas comuns de financiamento são o financiamento das empresas, finanças públicas e finanças pessoais. Ele inclui poupar dinheiro e emprestar dinheiro. A área de finanças lida com os conceitos de tempo, dinheiro e risco e como eles estão interligados. Dado este fator, o financiamento é um elemento crucial da educação financeira e que quando bem utilizado, pode ser o degrau que faltava rumo a uma saúde financeira melhor.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário