As principais diferenças entre consórcio e financiamento

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Muitas pessoas querem realizar o sonho da casa própria, de ter um veículo próprio ou várias outras opções onde acabam encontrando um obstáculo: a busca de crédito. O mercado está repleto de opções, mas que acabam convergindo em uma das duas opções para tornar o sonho uma realidade: o consórcio ou o financiamento.

Já no consórcio, você estará investindo em uma carta de crédito, sorteada com uma certa frequência entre os cotistas contribuintes para o fundo do consórcio. Ao ser contemplado, o pagamento continua funcionando mas de forma parecida a um financiamento.

Financiamento e consórcio

Tanto o financiamento quanto o consórcio oferecem oportunidades para que você adquira seu sonho de consumo sem ter todo o dinheiro para pagar à vista. (Foto: economia.terra.com.br)

Os elementos principais de um consórcio

O consórcio cobra menores juros do que um financiamento. O crédito é dado para quem dá lances altos em algum momento do percurso do mesmo ou até o final do pagamento do mesmo.

Quem assume o compromisso de um consórcio busca a aquisição de bens como um investimento, poupando o suficiente mensalmente de forma a não impactar muito no bolso e sem perder muito dinheiro com os juros de um financiamento.

Ao entrar em um consórcio, taxas administrativas também estão envolvidas, o que acaba aumentando também um pouco o valor final do produto, mas mesmo assim, ficando mais barato que o financiamento. Vale a pena pesquisar procurando por menores taxas antes de fechar um contrato.

É comum que em alguns casos você só seja contemplado com o consórcio nos últimos pagamentos. Planejar fazer alguns lances durante o percurso do consórcio pode ser um bom meio de conseguir adiantar seu sorteio.

Diferentemente do financiamento, você pode acabar desistindo do consórcio no meio do caminho. A restituição, porém, não é integral, sendo necessário o pagamento de uma multa, prevista em contrato. A partir de um dado prazo dentro do consórcio é possível o ressarcimento integral. As parcelas de um consórcio não são fixas e podem ser reajustadas de acordo com critérios estabelecidos em contrato.

Os elementos principais de um financiamento

Quem precisa de adquirir um bem com maior rapidez, seja pela urgência ou por necessidade, deve buscar a opção do financiamento.

Os juros do financiamento são mais altos e normalmente, é exigida uma maior renda fixa por parte do contratante na hora de adquirir o financiamento. Você precisa comprovar renda e o valor do financiamento pode ser muito menor do que o adquirido em um consórcio, de acordo com seu perfil.

Financiamento e consórcio

Tanto o financiamento quanto o consórcio tem alguma taxa de interesse, os juros, embutidas. No financiamento, ela é mais óbvia. Já no consórcio, se esconde por trás das taxas de administração. (Foto: construirnordeste.com.br)

A carta de crédito, porém, é adquirida de forma imediata. Assim já é possível pagar pelo bem e ter ele em mãos no mesmo momento em que o financiamento é aprovado.

As taxas de juros de um financiamento também são mais caras. Além disso, para financiar um imóvel, algumas instituições podem ter diferentes critérios e a aprovação ou não de seu financiamento pode depender destes requisitos. A pesquisa aqui é sua melhor amiga.

O financiamento também proporciona mais opções para o pagamento das parcelas, podendo ser feitas através a amortização constante (SAC), onde a cada pagamento as parcelas vão diminuindo de valores; Price, que são parcelas iguais do início ao fim ou outros tipos de financiamento. Tanto no consórcio quanto no financiamento é possível “quitar” a dívida a qualquer momento.

Ao contrário do consórcio, um financiamento raramente tonar possível o pagamento integral de uma compra. Com uma pesquisa você pode até conseguir melhores condições, mas espere que o pagamento integral tenha maiores juros.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário