O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA, é um imposto cobrado de todo cidadão brasileiro que possui um veículo automotor no início do ano fiscal brasileiro. Seu valor pode ser parcelado ou pago à vista, com desconto. Porém, alguns cidadãos acabam perdendo o prazo de pagamento por algum motivo e precisam efetuar o pagamento atrasado de seus impostos. Não é difícil, mas o cidadão tem que preparar o bolso para pagar alguns valores a mais no IPVA.

Como pagar o IPVA vencido ou atrasado?

O primeiro passo para que você consiga pagar o IPVA vencido ou atrasado é procurar o site da Secretaria da Fazenda de seu Estado para encontrar e imprimir a guia que possibilita o pagamento do IPVA. O próprio site já faz o cálculo dos juros com valores atualizados. Alguns bancos também emitem os valores através de seus sites, tais como o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Caixa e Santander. Porém, tais taxas e o respectivo pagamento do IPVA não é possível em todos esses bancos em todos os estados, sendo necessário que o contribuinte verifique quais bancos fizeram parceria com o estado para o recebimento do IPVA. A lista encontra-se no próprio site da Secretaria da Fazenda de seu estado. Depois de encontrada a lista, caso você tenha conta no banco, basta apenas que você utilize o internet banking para efetuar o pagamento. Se não, é necessário ir até a agência mais próxima com a guia para realizar o pagamento.

Existe também a opção de ir a um posto de atendimento da Secretaria da Fazenda para pegar a guia do IPVA e pagar o imposto. Procure na internet o endereço mais próximo de sua residência para poder efetuar o pagamento.

Pagamento do IPVA

Garanta que suas economias te ajudem a pagar o IPVA para no início do ano você estar em uma situação mais confortável. (Foto: omelhordiretoriodeartigos.com)

É possível parcelar o pagamento com o IPVA vencido ou atrasado?

O IPVA pode ser pago até com desconto quanto pago à vista. Pode também ser parcelado em até 3 vezes quando está dentro do prazo. Este parcelamento não é possível com o IPVA vencido ou atrasado, sendo necessário que o contribuinte efetue o pagamento total do imposto ou parcele, com juros o pagamento do mesmo, de acordo com as condições dadas no ato do pagamento.

Qual o valor da multa do IPVA vencido ou atrasado?

IPVA vencido ou atrasado tem uma multa de mora de 20% sobre seu valor original e um total de 1% por cada mês de atraso. Tais valores não são negociáveis.

Posso dirigir com meu IPVA vencido ou atrasado?

São documentos de porte obrigatório para o proprietário de um veículo os documentos originais (não são válidas cópias, mesmo que autenticadas): o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV), a carteira nacional de habilitação (CNH) ou a permissão para dirigir (PPD). Perceba que o IPVA e o DPVAT não são obrigatórios. Porém, em alguns estados, é necessário que o IPVA e o DPVAT sejam pagos para que o veículo possa fazer uma vistoria antes da emissão do CRLV. Verifique com o DETRAN de seu estado sobre a necessidade de tal vistoria.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)