Como fazer uma simulação de aposentadoria do INSS?

Em Aposentadoria por André M. Coelho

Para muitos de nós, o Seguro Social do INSS é a parte mais importante de nossa imagem de aposentadoria, e decidir quando reivindicar é uma grande decisão. O valor do seu benefício dependerá dos valores pagos ao longo dos anos, além de sua idade durante a aposentadoria.

Para ter uma ideia de quanto você vai receber ao se aposentar, uma calculadora de aposentadoria pode te ajudar, ou mesmo o simulador de aposentadoria do INSS.

A calculadora fornece uma estimativa de seus benefícios da Previdência Social, com base no histórico e na idade dos seus ganhos. A ferramenta também ajuda a ver o tempo de contribuição, se tem direito a diferentes tipos de aposentadoria, carência de contribuição, quantos anos falta para se aposentar, e pontos quando aplicável.

Vamos entender cada um dos campos do simulador de aposentadoria.

Simulação de aposentadoria do Meu INSS

O Meu INSS te ajudará a simular sua aposentadoria para ter uma ideia dos valores que serão recebidos ao aposentar. (Imagem: Meu INSS)

Idade, sexo, e tempo de contribuição

Todas estas 3 informações poderão ser alteradas clicando no lápis ao lado delas. Ao alterar sua idade e tempo de contribuição, os valores da aposentadoria poderão ser novamente simulados para o quando e quanto você vai receber de pagamento.

O que é tempo de contribuição INSS?

Tempo de contribuição são os anos e meses pelos quais você contribuiu com o pagamento do INSS. Na coluna de tempo de contribuição, de acordo com a regra, o Meu INSS disponibiliza quantos anos, meses, e dias faltam para que você possa dar entrada no benefício, seja pelas regras anteriores ou pelas regras de transição após a Reforma da Previdência.

Valor simulado no Meu INSS

Este campo aparecerá quando você já tiver cumprido a carência e tiver direito aos benefícios. Simula os valores a serem recebidos de benefício de aposentadoria com base no salário mínimo vigente. Vale lembrar que se não aparecer esse valor para você, uma calculadora de aposentadoria independente pode ser utilizada para simulação.

Tenho direito à aposentadoria? E a carência (contribuição)?

O campo “Tenho direito?” estará com um SIM ou NÃO, na mesma linha dos diferentes benefícios de aposentadoria aos quais você pode ter direito. Quando você tiver direito, poderá já pedir a aposentadoria na parte de baixo da tabela.

Já o campo carência significa o número mínimo de meses que você precisa pagar ao INSS para que você e/ou seus dependentes tenham direitos aos benefícios. O valor do tempo de contribuição está me meses. Ao cumprir as contribuições, você passará a ter direito ao tipo de aposentadoria listado, caso outros requisitos tenham sido também cumpridos.

Idade para aposentadoria Meu INSS

A aposentadoria por idade das regras anteriores, e tempo de contribuição – idade e tempo de contribuição – pedágio 100%, terá os anos, meses, e dias de contribuição que faltam para ter direito a este tipo de benefício de aposentadoria.

Tempo de contribuição Meu INSS

Nesta coluna é apresentado quanto tempo falta para você ter direito ao tipo de aposentadoria listado em Anos, meses, e dias. Não se aplica apenas para a aposentadoria por idade nas regras anteriores à Reforma da Previdência.

Pontos na simulação de aposentadoria do Meu INSS

Os pontos são aplicáveis na aposentadoria por tempo de contribuição em pontos das regras de transição. Eles serão acumulados ao longo das contribuições e idade, e serão apresentados aqui também quantos pontos são necessários para ter direito ao benefício.

Simulação de aposentadoria do Meu INSS: mais informações

Ao clicar ou tocar na seta, você terá mais informações sobre as regras dos diferentes tipos de aposentadoria, tais como carência, tempo de contribuição, pontos, idade, entre outras informações. Também será informado se você tem ou não direito ao benefício.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário