Por que meu cartão foi cancelado ou bloqueado?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Você vai fazer uma compra ou saque no banco e recebe uma mensagem dizendo que seu cartão foi cancelado ou bloqueado. Antes de entrar em desespero ou passar vergonha brigando com um lojista, vamos saber por que você recebeu essa mensagem e as providências que você deve tomar. Afinal, desespero nunca ajudou ninguém a chegar a uma solução para os problemas.

Solução: se você ainda não recebeu e faltam poucos meses par ao vencimento de seu cartão, entre em contato com o gerente de seu banco, com a Central de Relacionamentos ou no Internet Banking e verifique e atualize seus dados. Pode ser que o cartão tenha sido enviado a um endereço antigo seu. Mas não se preocupe se isso aconteceu pois o cartão só pode funcionar depois que você desbloqueá-lo com sua senha. Na conversa com seu gerente, peça o reenvio do cartão e cancelamento do anterior para poder ter o acesso ao novo cartão.

Cartão ainda não foi desbloqueado

Todo cartão que você receber deve ser corretamente desbloqueado para poder ser utilizado e muitas são as pessoas que esquecem disso. Assim sendo, você pode receber a mensagem que o cartão ainda não foi desbloqueado para uso.

Solução: vá a um caixa eletrônico ou acesse seu Internet Banking para poder autorizar o desbloqueio do cartão. Geralmente há um adesivo colado no cartão com as instruções, mas o desbloqueio é mais ou menos padronizado entre todos os bancos. Basta inserir o cartão no caixa eletrônico, digitar sua senha e autorizar o desbloqueio. No Internet banking, vá até a seção “Cartões” e procure por “desbloqueio de cartões”.

Cuidado ao cortar ou destruir seu cartão

Não corte ou destrua seu cartão até descobrir o motivo do bloqueio ou cancelamento. Senão depois você pode acabar tendo que pagar uma taxa para a segunda via do cartão. (Foto: www.thisismoney.co.uk)

Senha digitada errada várias vezes

Ao digitar a senha incorretamente algumas vezes, por medida de segurança, seu cartão é bloqueado. Pode ser que você tenha esquecido de desbloqueá-lo, acabou de bloquear por digitar a senha errada ou alguém tentou usar seu cartão e não conseguiu acertar a senha.

Solução: entre em contato com a Central de Atendimento de seu cartão (o telefone está na parte traseira do cartão), procure pela opção “Cartões de Crédito” e “Desbloqueio de Cartão”. Você também pode conversar diretamente com o gerente de sua conta no banco.

Suspeita de fraude

Quando seu cartão é usado em uma atividade suspeita, tal como o uso na compra de produtos mais caros ou o uso em compras internacionais, alguns bancos tem uma medida de segurança para bloquear o cartão automaticamente. Porém, o banco tem que te informar sobre a suspeita antes de fazer o bloqueio, com o risco de te causar constrangimento desnecessário. Isso geralmente é feito por telefone e o banco só pode bloquear o cartão se conseguir entrar em contato com o titular.

Solução: entre em contato com a Central de Atendimento de seu cartão, procure pela opção “Cartões de Crédito” e “Desbloqueio de Cartão”. Você também pode conversar diretamente com o gerente de sua conta no banco. Vale lembrar que alguns bancos, como o Santander, só permitem compras no exterior com seus cartões internacionais com autorização prévia via Central de Atendimento, Internet Banking ou Gerente do Banco.

Atraso ou não pagamento da fatura

Quando um cliente está inadimplente com o banco, a instituição pode bloquear ou cancelar seu cartão, cheques e outras linhas de crédito até a quitação das dívidas, inclusive registrando o nome do devedor no SPC e SERASA. Porém, assim como no caso de suspeita de fraude, o banco tem de enviar um aviso prévio ao cliente, seja por telefone, pessoalmente, por telegrama, email etc.

Solução: se você atrasou algumas faturas e até mesmo não as pagou, por que tem um cartão de crédito? O acesso ao crédito tem de ser usado com responsabilidade e entrar no SPC ou SERASA não é algo tão leviano quanto possa parecer. A solução aqui é pagar suas faturas atrasadas, mesmo que tenha que pagar o mínimo ou pegar um empréstimo para pagar o inteiro das faturas. Agora caso você não tenha sido avisado previamente sobre o bloqueio, você deverá ir ao PROCON de sua cidade para ser encaminhado à solução correta, dado que essa ação do Banco pode gerar em processo por danos morais.

Bloqueio por erros na fatura

Raro, mas pode acontecer. Em alguns casos o cartão pode ser bloqueado a partir de uma reclamação do consumidor por erros na fatura. É parecido com o caso de suspeita de fraude, mas é feito por solicitação do consumidor para investigação das causas do erro. Pode ser que o consumidor esqueça do bloqueio e acabe tentando usar o cartão mesmo assim.

Solução: geralmente o consumidor deve solicitar o desbloqueio via Central de Atendimento/Internet Banking ou esperar o resultado da investigação. Caso não tenha solicitado o bloqueio do cartão, vale uma conversa com o Gerente de seu banco e caso não haja uma solução, uma visita ao PROCON.

Garanta seus direitos como consumidor

Nenhum dos bloqueios e/ou cancelamentos podem ser feitos sem a comunicação prévia ao consumidor. Mas vale também a consciência de que não é preciso entrar com um processo contra o banco em todos os casos. Sempre que você se achar lesado, vá primeiro ao PROCON de sua cidade e converse. A partir daí, os profissionais do PROCON te encaminharão para os órgãos responsáveis aos procedimentos cabíveis à sua situação específica.

Sabemos que muitas dúvidas ainda podem surgir quanto ao desbloqueio e/ou cancelamento de seu cartão. Para te ajudar a solucioná-las, deixe suas perguntas nos comentários abaixo e faremos te tudo para te ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

61 comentários para: “Por que meu cartão foi cancelado ou bloqueado?”

  • Bruna Mendes Teixeira

    Boa noite!

    Eu possuía (cancelei hoje) um cartão, com bandeira Mastercard e um da Cielo/Rede/Banco24Horas/Cabal. Efetuei o pagamento total da fatura no dia 14 de agosto. E agora no dia 29, fui à uma lanchonete e o cartão não passou. Hoje, novamente tentei utilizar o cartão e apareceu na máquina “97 VALOR NÃO PERMITIDO”. Vergonha total!
    Liguei para a Central de Atendimento, fui atendida por um rapaz muito mal abusado, debochado e sem nenhum pingo de boa vontade. Disse que meu cartão havia sido cancelado por motivo de segurança e que só chegaria outro num prazo de 20 dias. Oi? 20 dias? Sem nenhuma comunicação? Fala sério, né? Têm todos os meus dados, nome completo, endereço, telefone residencial, celular, e-mail…numero do meu sapato, cor da minha calcinha, enfim…! E não se deram ao trabalho de me avisar! Muitíssimo decepcionada, estressada, lesada, angustiada. E para completar o atendente ri da minha cara! Pode isso, produção? Que profissional é este? Por favor, né?
    Ah, já ia me esquecendo, que além disso tudo, ainda tem o problema do Mastercard. Cartão solicitado no mês 02 (FEVEREIRO), onde foi cobrada uma tarifa de emissão, no valor de R$20, 00, onde só vieram me cobrar no mês 08 (AGOSTO). Era um cartão de senha, onde nunca recebi. Liguei, solicitei, disseram que estariam enviando via SMS, e estou até hoje aguardando. Pedi ao atendente de hoje para fazer a alteração de numeros de telefone, pois tive um problema com o celular fornecido e ele simplesmente disse que não poderia porque o sistema estava inoperante e se eu quisesse, teria que ligar novamente.
    E aí, como faço?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Bruna, tente ir ao PROCON da sua cidade com todo o caso relatado. Recomendamos também que você entre em contato com a Ouvidoria da emissora do cartão, descrevendo todo o problema que você passou. Geralmente, em menos de 24 horas, a Ouvidoria da empresa resolve o problema antes do PROCON.

  • Rodrigo

    Boa noite possuo um cartão bandeira mastercard e hoje ao tentar imprimir o boleto para pagamento apareceu que meu cartão foi cancelado, porém consigo fazer compra normalmente com ele só não consigo acessar meu boleto pelo site

  • Celina Santos de Oliveira

    Digitei por 2 vezes minha senha errada meu cartão foi broqueado como faço para pedir outra senha

    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com a Central de Atendimento do seu cartão para saber os procedimentos para desbloqueio.

  • Ana Carolina

    Tinha uma conta conjunta anterior com o meu pai+ sem movimentação, depois de fazer 18 anos fiz uma conta poupança individual, e mesmo fazendo movimentações constantes, e no dia anterior, tendo feito deposito, e no dia seguinte foram cancelados os 2 cartões.
    O sem movimentação que foi afirmado que seria cancelado, e o com movimentação também. A informação que aparece é cartão cancelado…
    Como deposita um dinheiro e no outro dia você quer sacar e fica impossibilitado, e suas contas, e o seu planejamento?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com seu gerente. Se ele não resolver o caso, converse com o PROCON de sua cidade.

  • Joao Paulo

    Olá gostaria de saber, meu cartão de debito esta bloqueado desde o dia 2 de outubro eu tenho saldo na conta pois recebi meu pagamento dia 7 e não consigo sacar o caixa diz para eu me dirigir a minha agencia mas os bancos estão de greve tive que pegar dinheiro com amigos, familiares minha esposa esta gestante e hj dia 13 os bancos continuam em greve minhas contas estão atrasadas, não faço ideia o porque do bloqueio da função debito e não fui comunicado de nada nem ao menos um telefonema, como devo proceder

    • Equipe Crédito ou Débito

      João, reúna essas informações, e leve a um advogado.

  • Alex Sandro Fagundes

    Meu cartão a vista tem 856 de saldo fui fazer uma compra de 120 reais passei maior vergonha deu bloqueado oq devo fazer

    • Equipe Crédito ou Débito

      Alex, verifique o motivo do bloqueio pela Central de Atendimento do seu cartão. Entre em contato também com o PROCON da sua cidade.

  • Adriano

    Olá, eu fui tentar comprar no meu cartão de crédito casas bahia, mastercard, em um site na internet, pois ainda nunca havia comprado pela internet com esse cartão, então não consegui efetuar a compra, pois o banco havia bloqueado o cartão desconfiado ser uma fraude, só descobri depois de passar constrangimento no supermercado, será que isto esta correto, bloqueou sem eu saber?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Adriano, ligue para a Central de Atendimento do seu cartão para entender o motivo do bloqueio. Vale a pena consultar o PROCON da sua cidade também para entender melhor seus direitos.

  • Cilmara

    Tenho um cartão da poupança da caixa, no início dessa semana ainda fiz uso dele normalmente mas hj quando fui tentar sacar um dinheiro não consegui porque constava que meu cartão estava bloqueado…Como assim bloqueado?
    Tenho contas pra pagar cim vencimentos e tenho dinheiro na conta mas não consigo resolver porque bloquearam meu cartão…Entrei em contato com o atendimento que me informou que tenho que ir na minha agencia pra resolver mas os problemas é que primeiro o banco esta em greve e segundo que estou viajando e não me encontro na cidade da minha agência…Com tudo isso como faço?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Cilmara, registre um Boletim de Ocorrência e leve ao Procon seu caso, para verificar uma possível solução.

  • Cezar

    Bom hj fui fazer um saque e meu cartão estava bloqueado, pois eu tinha atrasado as faturas do cartão de crédito, por motivo que eu não recebi o meu pagamento da prefeitura que está atrasada a 3 meses o salário, e eu não recebi nenhuma notificação do banco!

    • Equipe Crédito ou Débito

      Converse com seu gerente. Reúna todas as informações e, caso seu gerente não solucione seu problema, vá ao PROCON da sua cidade.

  • Elaine Cristina Dinis

    Fiz um contrato de cartão de crédito com a CEF, recebi a senha e o cartão. Desbloqueei o mesmo e tentei utilizá-lo, não foi autorizado. Liguei na central de atendimento e me informaram que o cartão não existia, e que seria mandado outro com a senha. Até agora não recebi.
    Tentei usar o cartão para pagamento da escola de meu filho, pois ficaria mais barato, visto que parcelavam em 05 vezes. Conclusão: Não paguei a escola e estou sem cartão.
    O que posso fazer?

  • Wanderson Cipriano

    Sexta-feira dia 27/11/2015, resolvi sair com amigos para ir ao barzinho para divertir, pois bem, quando fui pagar minha parte entreguei o cartão para atendente do caixa, pedi para passar no debito e digitei a senha, então, surgiu a mensagem de transação não autorizada, tentei mais uma vez e aparece novamente a mensagem, muito constrangido e desconfiado, pois sabia que tinha dinheiro na conta corrente, por sorte tinha dinheiro no bolso paguei e fui embora.
    No outro dia (sábado), aconteceu mesma coisa, fui abastecer o carro e novamente quando fui pagar apareceu a mensagem de transação não autorizada, então fiquei com muito raiva e havia um caixa 24h no posto fui sacar o dinheiro para pagar a gasolina quando me deparo com seguinte mensagem no caixa eletrônico “seu cartão está bloqueado entre contato com ****. Mas em nenhum momento eu pedi para bloquear meu cartão, o banco fez bloqueio e o pior de tudo não me avisou e passei por um constrangimento terrível, pois deve vez eu não tinha dinheiro para pagar, liguei no SAC e única resposta que me deram foi que não sabia explicar o motivo do bloqueio e que teria que esperar 12 dias para enviar outro cartão. Então tinha que conversar com frentista pedir para deixar anotado para eu ir em casa e pegar dinheiro emprestado com meu pai. Olha a situação que o banco me colocou. Pessimo!

    Que banco é este? Bloqueia o cartão do cliente, não avisa nada e me fez morrer de vergonha na frente de todos, passando a imagem que não tinha dinheiro para pagar minha conta.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Wanderson, entre em contato com o PROCON de sua cidade, e leve seu caso e provas.

  • André

    Eu recebi o pagamento do processo que ganhei contra uma operadora de telefone, no mesmo dia fui sacar e disse que estava bloqueado, liguei para o banco e eles disseram que somente na agência para ter acesso as informações.
    Será que devo processar o banco também?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Andŕe, consulte o PROCON da sua cidade primeiro. É Melhor do que tomar uma atitude precipitada.

  • Franklin

    Tenho cartão MasterCard a 5 anos, porém recebi um novo cartão. Fiz o desbloqueio, após isto ao tentar comprar um produto de 1.399 $$, tive bloqueio de segurança no cartão. Resumidamente entrei em contato com a central de atendimento, me disseram para aguardar a ligação de uma outra central ( creio que seja central do Itau), porém mr disderam que receberia a ligação no mesmo dia do ocorrido, mas esta indo para o terceiro dia depois do ocorrido e não recebo a ligação. Já reclamei na central de reclamações e nada! Como devo proceder?

  • Abia

    Boa noite.sou dependente de um cartão. Que foi do meu pai.Ele faleceu e eu continuei usando. Usei quatro anos e paguei legal.Mais agora não estou conseguindo pagar a fatura nem o mínimo eu tento.pois sei que não adianta.então o que pode ser feito e sou titular de um cartão administrado pelo mesmo Banco Itaú. Eles podem cancelar esse também que eu sou titular?
    Agradeço a resposta

    • Equipe Crédito ou Débito

      Abia, podem sim, pois sua dívida é com o banco, e não com o cartão apenas.

  • Cesar

    Possuo conta no santander, não me atentei a data de validade do cartão, fui efetuar compra em debito e me aparece cartão com validade vencida, posso processar o banco por danos morais por este motivo, pois não pude levar o que comprei para casa.

    Att – Cesar

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Cesar, pois o cuidado com a data de vencimento do cartão tem que ser seu.

  • Adriana

    Olá, meu cartão da avista cartões bandeira mastercard foi bloqueado passei o cartão e esta dizendo não autorizado liguei e me informaram que a parceria acabou eles podem fazer isso? Desde já agradeço

    • Equipe Crédito ou Débito

      Olá Adriana. Entre em contato pela Central de Atendimento para saber como proceder. Eles teriam que te comunicar antes.

  • Renato dos Santos Joao

    Ha dois anos minha mulher teve que abrir conta no bradesco, para receber salario, lá no caixa disseram a ela que tinha que desbloquear o cartão, que é debito e credito, mas nem explicaram a ela, ela tem limite disponivel no cartão…mas não consegue usar…mas mesmo assim paga anuidade e paga ate hoje, ela tentou cancelar a função credito…e mandaram ela ligar no 0800…que é complicado…mas como ela só foi na agencia…acho que deveria resolver ali,, e não no 0800, já esta indo para o terceiro ano de anuidade…

    • Equipe Crédito ou Débito

      Renato, leve o seu caso para o PROCON de sua cidade.

  • Carlos Alberto

    Olá tenho dois cartões da caixa um era débito e crédito o outro crédito, estou com dividas nos cartões de crédito mais tenho conta corrente com limites de saques mais a função débito também esta bloqueada, e todos os meses as tarifas de conta são debitada. Gostaria de saber se isso é um procedimento correto do banco já que não tenho mais o cartão para débito. Grato.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, Carlos. Se ainda estiver com dúvidas, é interessante conversar com seu gerente

  • Marcia Nunes

    Tenho cartão de crédito avista master card desde 20 fevereiro não consigo passar pois diz não autorizado, passei uma vergonha no mercado, pois o cartão não avisou nada a seus cliente agora eu ligo desde do dia 20 e eles sempre dizem prazo de 48 horas e nada.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Marcia, faça uma denúncia ao Banco Central, e vá até uma agência do PROCON com os números de protocolo das suas reclamações do cartão AVISTA.

  • Jose Alves Filho

    Cartão esta bloqueado a muito tempo, porque atrazei meus pagamentos, como regularizar esta situação

    • Equipe Crédito ou Débito

      Vá a agência ou representante onde você fez o cartão e pague sua dívida.

  • Carlos Carvalho

    Sou dependente de um cartão que o titular era meu pai, ele faleceu há algum tempo e eu continuei usando. Usei dois anos e paguei tudo em dia, mas agora o cartão foi cancelado e não consigo mais retirar a fatura pela internet para fazer o pagamento. O que fazer?
    Agradeço a resposta

    • Equipe Crédito ou Débito

      Carlos, converse com um advogado. Essa conta faz parte do espólio do seu pai, e deveria ter entrado no inventário. Mais informações no nosso artigohttps://www.creditooudebito.com.br/falecido-deixa-dinheiro-banco-fazer/

  • Érica Maria Pereira

    Eu tinha um cartão de crédito Itaucard só que venceu eu paguei todas as faturas pendentes e ao término não desbloqueio o novo mais mesmo sem comprar eles continuam mandando os valores das taxas e agora depois de 3 meses estão ameaçando levar ao SPC eles podem fazer isso já que nunca desbloqueio e nem usei?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Érica, vá ao PROCON de sua cidade com as faturas, comprovantes, e cobranças.

  • Renan Martineli de Souza

    Eu nunca recebi nenhuma conta do cartão do Banco para pagar, e após alguns meses chegou a carta do Serasa avisando que meu nome seria “sujo”. O que fazer?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Depende, Renan. Você tem alguma dívida com alguma loja?

  • Ricardo

    Recebi um cartão mas passei muito tempo pra desbloquear, ainda não chegou a senha e quando liguei pra lá pra pedir a senha e depois quando chegar a senha desbloquear, a moça disse que o cartão foi cancelado por passar muito tempo sem desbloquear. O que fazer nessa situação? O vencimento dele ainda eh em 2022.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Tem que conversar com o gerente do seu banco, Ricardo.

  • Vanilda Aparecida de Paula

    Consigo sacar com cartão bloqueado?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Não, Vanilda

  • Karina

    Bom dia!
    Gostaria de saber se mesmo depois do cartão de crédito cancelado, o banco pode continuar debitando o valor devido na minha conta?
    Obrigada!

    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, se você estiver devendo.

  • Vanessa

    Olá gostaria de saber como faço o cartão de poupança da minha filha, foi bloqueado. Como faço pra telo de volta

  • Joelma Magalhães Carvalho

    Eu tenho um cartão de crédito caixa elo, pago as faturas sempre em dia, mas um certo dia fui fazer uma compra e o cartão quando passou deu inoperante, passei um outro dia, a mesma coisa.Quando liguei pra central de atendimento me disseram que a caixa não estava mais trabalhando com a bandeira elo, mas não me avisaram nem nada.Queria saber se isso procede?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Joelma, entre em contato com a Central de Atendimento CAIXA. Eles teriam que ter te avisado a troca previamente.

  • Carlos André Araújo Silva

    Meu cartão de crédito foi cancelado sem minha permissão eu pedir para a moça broquea mais ela fez foi cansela agora que eu pedi para ela desbloquear ela fala que foi canselado

    • Equipe Crédito ou Débito

      Carlos, converse com o gerente do banco para saber o que foi que aconteceu.

  • Rosana

    Boa Tarde no dia 25/04/16 liguei na financeira ITAUCARD para pedir que mi enviasse um cartão VISA nacional chegou em minha residencia só que a atendente foi e cancelou um outro cartão com a bandeira mastercard sem minha autorização liguei varias só que falam para mim que não podem reativar meu cartão que o banco não está aceitando mas só que não autorizei cancelamento o que devo fazer.

    • Equipe Crédito ou Débito

      Rosana, entre em contato com o gerente para o cancelamento e se não cancelarem, vá até um PROCON.

  • Ana Paula

    Cartão esta bloqueado a muito tempo, porque atrazei meus pagamentos, fiz um acordo e efetuei o pagamento total das faturas em atraso… Liguei para central e fui informada que a conta do meu cartão foi cancelada e talvez eles mandem uma carta para minha residência informando se vou poder ter novamente meu crédito… Como devo proceder diante da situação?
    … Paguei um valor alto e não terei o crédito de volta!

  • Maria Vieira

    Eu tenho vários cartões de crédito, tenho conta corrente e talões de cheque, sou cliente Bradesco Prime. A minha situação é eu tive um sério problema com outra empresa de cartão de crédito, um valor que eu peguei deles como empréstimo de trinta mil reais para investir em minha empresa, portanto com essa crise eu fui obrigada a fechar a empresa e não tenho como pagar a dívida deles, paguei somente quatro parcelas. Quero saber se isso vai implicar em meus outros cartões de crédito de outros bancos e se irão bloquear o meu talão de cheques. Porque não tenho nem ideia de quando poderei sanar essa dívida. Mas com ajuda de dois filhos eu consigo manter os outros porque não tem dívida e continuar com os cheques que somente utilizo em casos de quando já possuo o dinheiro em conta. Por gentileza peço uma orientação, desde já agradeço!

    • Equipe Crédito ou Débito

      Maria, influencia sim. A recomendação que damos é que você negocie o quanto antes a dívida, ou converse com um advogado para conseguir separar a dívida do CNPJ de seu CPF.

  • Fabricio

    Olá, no ano passado fiz um cartão Credicard Mastercard internacional. O cartão chegou fiz o desbloqueio do cartão, utilizei o cartão uma única vez como caução em aluguel de carro em uma viagem. Vieram as parcelas da anuidade do cartão, todas foram pagas, até antes da data de vencimento. Porém fiquei sem utilizar esse cartão por um ano. Agora precisei novamente para um caução, e para minha surpresa eles cancelaram meu cartão sem prévio aviso e alegaram ser por falta de uso. Gostaria de saber se isso é correto?

    • Equipe Crédito ou Débito

      Fabricio, tem que ver no contrato.