Estou desempregado. O que fazer para ganhar dinheiro?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Os momentos de desemprego causam desespero em qualquer um, e encontrar trabalho pode ser uma tarefa difícil. Procurar um novo emprego é muitas vezes um processo demorado e fazer o equilíbrio das contas, ao lado das responsabilidades do dia a dia pode deixar muitos desanimados.

Enquanto você procura emprego, existem meios pelos quais você pode fazer um pouco de dinheiro para te dar mais tempo até encontrar a melhor oportunidade para seu perfil profissional.

Leia também

Fazer dinheiro desempregado

Uma das coisas mais importantes a fazer quando você estiver desempregado além de procurar emprego, é procurar formas de fazer dinheiro extra para quitar dívidas e compromissos financeiros básicos. (Foto: fiqueisemcracha.com.br)

Estou desempregado o que posso fazer para ganhar dinheiro? Venda suas habilidades!

Você tem um talento que você não está usando atualmente? Então por que não ganhar dinheiro com isso? Se você tem fortes habilidades em escrita, por exemplo, você pode fazer revisão de textos, trabalhos de faculdade, ou até escrever artigos para jornais e blogs. Se você tem fortes habilidades em matemática e matérias do ensino médio e fundamental, dar aulas particulares pode ser um outro passo. Estas atividades também são ótimas maneira para construir o seu currículo, enquanto estiver desempregado. No final, você pode descobrir que o seu talento é mais lucrativo do que você imaginou.

Como ganhar dinheiro estando desempregado? Bicos que dão dinheiro!

Converse com a família, amigos e vizinhos, descobrindo Serviços e produtos que eles precisam. Trabalhar como servente de pedreiro, limpeza de casas, babysitter, passear com cães, limpeza de piscinas, vender salgados e doces. Esses são apenas alguns dos “bicos” que você pode fazer enquanto desempregado. Aqui, vale um conselho importante: baixe seu orgulho, e esteja disposto a qualquer tarefa. Nunca se sabe onde a próxima oportunidade irá aparecer.

Estou desempregado e desesperado! Calma, tem um espacinho a mais na casa? Então alugue!

Se você tiver um quarto a mais em sua casa ou apartamento, tente alugar o espaço. Esta é uma ótima maneira de dividir as despesas da casa e trazer uma renda adicional. Apenas certifique-se elaborar um contrato de locação por escrito e discutir as necessidades e regras para todos. Você também pode alugar uma vaga de garagem, ou até seu quintal. Basta anunciar em redes sociais e sites de classificados online gratuitamente.

Estou desempregada: o que fazer para vender?

Salgados, doces, bijuterias, almoço, jantar, móveis, itens decorativos. A lista é extensa, e só limitada pela sua criatividade. Mesmo quando você não tem habilidade, basta passar algum tempo aprendendo assistindo vídeos no YouTube e acima de tudo, praticando bastante. Pense pequeno, para cortar custos, como por exemplo, vender coisas apenas no seu bairro ou sua região.

Cuidar de crianças ou idosos

Tanto idosos quanto crianças precisam de cuidados especiais. Seja para cuidar deles em casa ou cuidar deles quando estiverem em hospitais, você pode se oferecer para o serviço e ganhar algum dinheiro com isso. Existem alguns sites que oferecem a intermediação desse tipo de serviço, e você pode se candidatar facilmente.

Use apps para ganhar dinheiro

Aplicativos como o Uber e o AirBnB permitem que você ofereça serviços aos outros, pagando um valor de intermediação para o aplicativo. São boas opções, desde que você possa oferecer um serviço de qualidade e manter uma boa avaliação. Quem sabe, eles não podem ser o começo de um novo negócio?

Sabemos o quão desesperadora é a situação do desemprego. Durante o desemprego, não deixe de lado oportunidades de estudos, aperfeiçoamento profissional, e de fazer uma grana a mais. Sua dedicação e esforços serão, com certeza, recompensados!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário