O que é o abono salarial? O abono salarial é um benefício anual baseado no pagamento de um salário mínimo aos trabalhadores inscritos no PIS/PASEP e de acordo com certos critérios e requisitos previstos por lei. A data do pagamento é efetuada de acordo com um cronograma do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador que é divulgado pela Caixa. Aqui você encontra o cronograma com as datas para o recebimento do abono, o critério do cronograma é o mês do nascimento do beneficiado. Em 2011 a data limite para o recebimento do abono 2010/2011 é 30 de junho e após essa data o dinheiro retorna aos cofres do FAT, não podendo ser resgatado.

Quem tem direito ao abono salarial? Os requisitos para o recebimento do abono salarial são os seguintes:

  • Ter cadastro de no mínimo 5 anos no PIS/PASEP.
  • Ter recebido dos empregadores contribuintes do PIS/PASEP remuneração mensal de até 2 salários mínimos durante o ano base considerado para o recebimento do benefício.
  • Ter exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias no ano base considerado para o recebimento do benefício.
  • Ter os dados corretos na Relação Anual de Informações Sociais do ano base.

Os trabalhadores que não têm direito ao benefício:

  • Quando o trabalhador urbano, rural ou doméstico está vinculado ao empregador considerado Pessoa Física.
  • Menores aprendizes.
  • Estagiários.

Qual o valor do pagamento?

  • O abono salarial equivale ao valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

Como retirar o benefício?

  • Você pode retirar o benefício com o Cartão Cidadão emitido pela Caixa quando você se inscreve no PIS/PASEP. Com o cartão em mãos e uma senha pessoal você pode retirar o dinheiro nos terminais de auto-atendimento da Caixa e em casas lotéricas.  Sem o cartão cidadão você pode retirar o benefício em qualquer agência da Caixa, no entanto sem a comodidade do uso dos terminais de auto-atendimento. O benefício também pode ser acrescentado na folha de pagamento emitida pelo empregador. Fique atento ao calendário de recebimento do abono salarial, pois depois de um certo prazo o dinheiro é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, não podendo ser resgatado.
Informações sobre Abono salarial

Como retirar o abono salarial

4 comentários para “Como retirar o abono salarial”

  1. Erka

    Vá a uma agência da caixa, eles vão dizer que sem o cartão do cidadão não poderá sacar… Mentira. Pode sacar seu pis mesmo sem o cartão, se não quiserem pagar liguem para 190 ou para a dilma. Tem muito gerente fpd que não aceita o cidadão dentro da agência para receber o pis. A caixa é um banco público/social.

    Responder
  2. France

    Não recebi o abono do ano de 2013 devido a empresa na qual prestei serviço temporário ter declarado na raiz que o meu salario era de 2.600, 00. Eu nunca recebi esse salario como faço para receber esse pis de 2013 já que a empresa erou nos dados.
    No ministerio do trabalho me disseram que teria que pedir a raiz na empresa e dar entrada para que o fiscal possa comparecer na empresa…já se passaram 3 anos, tenho a raiz será que ainda da tempo…pois o dinheiro do pis faz uma grande diferença para quem esta desempregado principalmente nessa crise.

    Responder
  3. Ivanilda Cardeal Souza

    Com a nova lei, empregada doméstica tem direito ao pis? Existe algum outro benefícios para empregada doméstica?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Ivanilda, nosso artigohttp://www.pontorh.com.br/como-contratar-empregada-domestica/ poderá esclarecer parte de suas dúvidas.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)