Como evitar a clonagem e o roubo do cartão de crédito?

Em Cartão de crédito e débito por André M. Coelho

Informações de cartão de crédito descuidadamente deixadas ao alcance dos outros aumenta suas chances de se tornar uma vítima de fraude. Mas mesmo se você não dar aos outros a sua informação, existem formas para alguém tomar suas informações e adquirir itens com o seu número de cartão de crédito. Aqui estão algumas técnicas para ajudar a proteger seus cartões de crédito e evitar o roubo e a clonagem.

Faturas desaparecidas

A falta de declarações de cartão de crédito muitas vezes passa despercebida até que seja hora de fazer um pagamento com cartão de crédito. Se uma declaração de não chegar pelo correio, entre em contato com sua empresa de cartão de crédito imediatamente e reveja a sua atividade com o cartão recente. As fatures podem ter chegado em casa de alguém, acidentalmente, e outra pessoa pode ter acesso ao seu nome e números de cartão de crédito. Monitore sua conta de perto, e, se você detectar atividades fraudulentas, relate o incidente e solicite um número de cartão de crédito novo.

Fraudes de cartão

Se você não cuidar do seu cartão, as chances são que você poderá perder muito dinheiro até perceber a fraude. (Foto: fiscalhub.com)

Mantenha o controle dos cartões de crédito

Conheça os locais onde você usou todos os seus cartões de crédito para evitar fraudes de cartão de crédito. Depois de pagar para uma refeição ou pagar por itens em uma loja de varejo, verifique se o caixa dá de volta o seu cartão. Ao invés de manter todos os seus cartões em sua carteira, apenas mantenha um ou dois em sua carteira e guarde o restante em um lugar seguro dentro de sua casa. Se alguém toma emprestado o seu cartão, peça o cartão imediatamente após o seu regresso e peça para ver o recibo. E se um cartão de crédito faltar, não hesite em cancelar o cartão e solicitar um novo.

Compras online seguras

Fazer uma compra online, muitas vezes envolve a inserção de um número de cartão de crédito para concluir a transação. Para a maior parte, as compras online são seguras, e muitos varejistas tomam medidas para garantir a segurança de suas informações pessoais. No entanto, isso não sugere deixar a sua guarda baixa e comprar de qualquer site aleatório. Antes de digitar o número do cartão de crédito online, verifique rapidamente o site e procure por sinais que indicam um site seguro, como uma caixa de bloqueio ou o logotipo da Verisign na página que solicita um número de cartão de crédito. Faça uma pesquisa rápida na internet para saber a confiabilidade do site.

Monitore sua fatura

Por fim, mas não menos importante, você deve monitorar sua fatura praticamente todos os dias. Qualquer sinal de transação indevida você deve reportar para a empresa emissora do cartão. Só assim, você será capaz de evitar prejuízos e cortar o mal do roubo e da clonagem pela raiz.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário