Como escolher o melhor cartão de crédito do seu banco?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

A concorrência entre as empresas de cartão de crédito é feroz, o que é uma boa notícia para os consumidores mais experientes. Se você tem um bom histórico de crédito e bons hábitos financeiros, você pode escolher a partir de muitos cartões diferentes, incluindo cartões de crédito que lhe dão o dinheiro de volta, milhas aéreas, cartões de presente e mercadorias. Nenhum cartão é um direito para todos os consumidores, e a melhor maneira de obter um bom cartão é avaliar suas necessidades, combinando com seu estilo de gastos e suas necessidades.

Avalie as recompensas que mais valham a pena

Decida quais recompensas são mais valiosas para você. Se você é um viajante freqüente, você pode querer buscar um cartão de seu banco que oferece milhas de ou de pontos para investir estadias em hotéis com cada compra. Para maximizar seus ganhos, pesquise um cartão que fature mais pontos para os bilhetes de viagens aéreas, quartos de hotel e outras despesas de viagem. Produtos e outros programas de recompensa raramente valem a pena.

Avalie os critérios para as recompensas do cartão

Verifique as regras de expiração dos pontos para resgate dos prêmios. Alguns deles tem prazos curtos para expiração dos pontos. Se você gasta pouco com cartões, deve buscar aquele que tem um maior prazo para acúmulo de pontos. Quem gasta mais, deve buscar cartões gold ou platinum, que otimizam os ganhos de pontos nos programas de relacionamento.

Melhores cartões de crédito

Com certeza, das centenas de opções no mercado, pelo menos um cartão de crédito irá atender às suas necessidades. (Foto: telegraph.co.uk)

Saiba com quais empresas você já tem uma relação de fidelidade

Compare os programas de recompensa dos vários cartões no mercado, se você preferir usar seus gastos para melhorar seu relacionamento com uma empresa específica. Os melhores cartões de relacionamento com empresas são aqueles que oferecem descontos e ofertas constantes aos seus usuários. Prefira também aqueles que possibilitam acumular pontos em mais de um programa de relacionamento, não apenas da empresa ao qual está ligado.

Analise bem o contrato

Leia o contrato minuciosamente em cada cartão para obter informações sobre as taxas anuais, períodos de carência e outros detalhes. Decida se o valor cobrado anualmente encaixa em suas finanças. Se o valor for muito alto, busque um cartão em uma faixa mais barata. Isso pode ser feito trocando um cartão internacional por um nacional, buscando menos pontos de recompensas, entre outros.

Escolha a bandeira do cartão

American Express, MasterCard ou Visa são as melhores opções. Há mais bandeiras no mercado, mas nenhuma delas chegará perto do alcance nacional e internacional destas três opções.

Nacional, Internacional, Gold ou Platinum?

Além dos critérios de renda mínima para cada um destes cartões, o cliente deverá considerar seus gastos com cartões de crédito: quanto maiores os gastos, melhor terá de ser o cartão. Vale lembrar que cartões Gold e Platinum oferecem mais vantagens para clientes que viajam constantemente.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário