Pense comigo: você pode morar em um carro? Um carro valoriza com o tempo? Dá para você construir uma suíte em um carro? Um terreno tem que trocar pneus quando ficam carecas? Um terreno pode sofrer arranhões que desvalorizam ela demasiadamente?

Dessa forma, fica fácil de ilustrar por que vale a pena vender um carro para comprar um terreno. Mas sabemos que é um pouco mais complicado do que isso.

Pode ser que você tenha uma família grande ou precise do carro para trabalhar. Pode ser que você possa esperar um pouco mais para comprar um terreno. Toda a análise dessa situação, começa em uma pergunta básica: carros são investimentos? Estou poupando dinheiro ao ficar com um carro? Pensando nisso, vamos à nossa análise.

Um carro é uma poupança ou investimento?

Carros depreciam seu valor. Ao sair da concessionária, eles já perdem 20% de seu valor. Uma poupança, mesmo rendendo muito pouco em tempos de inflação alta, se valoriza com o tempo.

Investimentos são a mesma coisa. Mas vamos supor que um carro seja usado para seu trabalho. Se os custos do carro total são menores do que você faz por mês com sua empresa, provavelmente o investimento é válido, simples assim.

Porém, não podemos medir o conforto e praticidade de um veículo nas cidades grandes de hoje em dia. Isso é algo muito pessoal e só você sabe se o carro vale o preço por ele pago. Com certeza, ele vale cada centavo neste aspecto.

Resumindo bem: qualquer que seja a opção aqui, um carro em algum momento tem que ser trocado, você vai ter que ir mais vezes a um mecânico, vai gastar com gasolina, óleo, manutenção, pneus e muito mais. É um prejuízo de longo prazo no seu bolso.

E quanto a um terreno?

Por pior que seja o terreno que você comprar, ele irá valorizar. O brasileiro tem a tendência a supervalorizar terrenos. E isso não irá mudar tão cedo. O terreno é um investimento seguro, sólido e que não irá te dar tantos prejuízos, além de um IPTU e talvez um pouco a pagar no Imposto de Renda. Mas a valorização do terreno ao longo do tempo compensa e ele irá valorizar mais do que uma conta poupança em 99% das vezes.

Comprar terreno vendendo carro

Encontrou o terreno certo pra você? Ótimo! Agora, vale a pena vender seu carro, seu conforto para comprar o terreno? (Foto: imovel.mercadolivre.com.br)

E a pergunta que não quer calar: vale a pena vender o carro para comprar um terreno?

Talvez. “Depois de criticar tanto o carro, você vem e diz ‘talvez’?” Sim. Lembra que eu falei sobre não ter como medir conforto e praticidade? Por conta disso, vender um carro para comprar um terreno pode ser muito desvantajoso para você. Afinal, em algum momento você vai ter que comprar um carro de novo.

Temos que pensar então que a grande maioria dos brasileiros compra carros e terrenos financiados. Por mais que a compra de um terreno seja financiada em muitos anos, os juros são muito mais baixos do que comprar um carro. Em uma comparação bem simples, comprar um carro financiado fica mais caro, proporcionalmente, do que comprar um terreno, que ainda irá se valorizar com o tempo.

Mas digamos que você queira quitar seu terreno mais rápido ou inteirar para comprar um terreno à vista. A venda de um carro pode ser o dinheiro que faltava para você fazer isso. Apenas e somente nessa situação, vemos algum lado positivo na venda de um carro. Mesmo assim, você vai ter que pesar se poderá viver alguns meses ou anos com transporte público.

Se sua família tem mais que um carro em casa, não pense duas vezes: venda um deles, compre um terreno e dê uma jeito de gerir o transporte da família de forma mais eficiente.

Considerações finais

É injusto comparar um bem perecível, que é o carro, com imóveis, como um terreno. O terreno é um bem econômico que valoriza com o tempo. Infelizmente, no Brasil, precisamos pensar em ambos como um tipo de investimento, dado os preços absurdos de carros em nosso país e os juros altíssimos que pagamos.

Nossa comparação, por melhor que seja, ainda deixa a escolha principal para você. Pese os aspectos positivos e negativos, os sacrifícios que você está disposto a fazer ou não para ter um terreno. A partir dessa comparação, você conseguirá um norte para destinar seu dinheiro de forma mais eficiente e de forma a não prejudicar sua qualidade de vida.

Um comentário para “Vale a pena vender o carro para comprar um terreno?”

  1. Adriel

    Parabéns pelo texto
    Muito elucidativo

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)