Sumiu dinheiro da minha conta! O que fazer?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Não é nada fácil olhar para sua conta corrente ou poupança e ver que sumiu dinheiro onde era pra estar uma conta cheia. Quando isso acontece, nossa primeira tendência é entrar em desespero e buscar uma solução que raramente será a melhor entre todas as outras. Por isso, é importante manter a calma e começar a planejar a recuperação ou descobrir o destino deste dinheiro.

Caso o débito não seja identificado e o dinheiro realmente tenha “sumido” é hora de entrar em contato com seu gerente. Caso o débito tenha sido identificado, você deve procurar um pouco mais de informações sobre o destino do dinheiro.

Inicialmente, me perguntaria se fiz algum uso do cartão ou agendei alguma conta/cheque para aquele dia específico. Buscaria meus registros para garantir que minha memória não estivesse falha. Se mais alguém utilizasse meus cartões, eu iria conversar com todos que o utilizam para saber se alguém havia usado o dinheiro sem me avisar.

Sumiu dinheiro da conta

Assim que seu gerente comprovar de onde saiu a ordem para o débito em sua conta, ficará fácil obter o estorno de seu dinheiro. (Foto: pbvale.com.br)

Assim que estas possibilidades fossem esgotadas, ligaria para a Central de Atendimento do meu cartão para identificar a transação que havia ocorrido. Caso constatasse que não foi uma transação autorizada ou realizada por minha pessoa, na Central de Atendimento mesmo eu comunicaria o indício de fraude para então entrar em contato com minha gerente para buscar o estorno do dinheiro.

Quando aconteceu comigo, no caso eu identifiquei uma cobrança indevida em minha conta e entrei em contato diretamente com minha gerente, que fez o estorno do dinheiro. Bastou apenas manter a calma e ser educado para ser bem atendido.

Seu problema pode envolver uma fraude online, algo mais sério, incluindo a clonagem de seu cartão e o roubo de sua senha. Independente do que aconteceu, o procedimento inicial é o mesmo, com a adição do registro de um boletim de ocorrência ao final, caso seu gerente constate que houve fraude.

Note que em alguns casos, o gerente deverá abrir uma investigação para saber de onde surgiu a ordem para o débito em sua conta. Caso ainda sinta-se prejudicado, você poderá acionar o PROCON e a justiça para reaver seu dinheiro, desde que comprovada que a ordem não saiu de suas mãos.

Simples não? Vocês também já viveram casos parecidos? Como vocês encontraram a solução? Não deixem de deixar suas histórias nos comentários.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

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