Spread bancário! O que é e significado!

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

O spread bancário é uma diferença entre duas taxas de juros relacionados e que ocorre em muitos tipos de transações comerciais ou financeiras. O spread pode acontecer e empréstimos, investimentos, financiamentos e outras operações financeiras. Entender o spread vai te ajudar, financeiramente, a entender melhor nosso sistema financeiro e a fugir de taxas desfavoráveis para você.

Leia também

O spread bancário nos investimentos

No mundo dos investimentos, os spreads de taxa de juros são utilizados para avaliar quanto está pagando um investimento em comparação a uma taxa de referência. No Brasil, o benchmark é muitas vezes estabelecido como uma porcentagem do CDI, e a diferença entre o benchmark e os juros que rendem o investimento é o spread.

Importância do spread bancário

O spread bancário é um valor a considerar quando buscando taxas de juros mais justas entre instituições financeiras no Brasil. (Foto: guarantorloanscompare.co.uk)

O spread em ações

É a diferença entre o preço de compra e o preço de venda de uma ação. O que você quer procurar aqui é comprar uma ação a um preço baixo e conquistar um spread considerável em relação ao preço de venda. Trocando em miúdos, você quer aumentar a diferença (spread) entre o preço de compra e o de venda.

Por que entender o spread bancário?

O spread bancário refere-se à diferença entre a taxa de juro em que um banco cobra um mutuário e a taxa de juros que o banco paga um depositante. Entendendo o spread bancário, ou seja, a diferença entre o custo do dinheiro e as taxas que o banco cobra de seus clientes possibilita estabelecer um critério de seleção de bancos para encontrar a instituição financeira com um spread mais justo.

Para encontrar o banco com a taxa mais justa, use a taxa SELIC, que é a taxa básica de juros do Brasil. Pegue os diferentes empréstimos e compare os juros com a taxa básica de juros SELIC. Quanto maior a diferença (spread), mais caro é o empréstimo para seu bolso. Em alguns tipos de empréstimos, como financiamento de imóveis e veículos, você pode até encontrar um “spread negativo”, ou seja, os juros do empréstimo são menores que a SELIC. Neste caso, quanto maior a diferença, mais barato o empréstimo é para você.

Deixamos algum detalhe sobre spread bancário de lado? Compartilhe nos comentários suas dúvidas que continuaram e faremos o possível para respondê-las!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário