Antes de respondermos a pergunta sobre como tirar a segunda via do Cartão Cidadão, vamos responder o que é o Cartão Cidadão para quem não sabe. O Cartão Cidadão é um cartão magnético fornecido gratuitamente pela CAIXA que permite que você receba e realize saques de benefícios trabalhistas a que tenha direito, como por exemplo o abono salarial, além de poder consultar informações sobre tais benefícios e FGTS.

O Cartão Cidadão pode ser emitido por pessoas vinculadas ao FGTS, beneficiários de rendimentos e abono salarial. Caso não esteja recebendo em conta corrente, as parcelas do seguro desemprego e Programas de Transferência de Renda (bolsa família, bolsa atleta, etc) podem também ser recebidos no Cartão Cidadão. Basta estar cadastrado no PIS/PASEP, no NIT (Número de Inscrição do Trabalhador) ou no NIS (Número de Inscrição Social) para solicitar o cartão, o que pode ser feito nas agências da CAIXA espalhadas por todo o país. Você receberá o cartão no endereço cadastrado dentro de 15 dias. Para usá-lo você precisará de uma senha que pode ser cadastrada em uma lotérica ou também na CAIXA. Os saques e consultas podem ser feitos em casas lotéricas, agências da CAIXA e terminais de auto atendimento. E aí chegamos à nossa questão: eu solicitei o cartão, recebi o cartão, usei o cartão, e perdi o cartão! O que fazer para tirar a segunda via do Cartão Cidadão?

Como tirar a segunda via do cartão cidadão

O que fazer para pedir a segunda via do cartão cidadão

Essa solicitação somente pode ser feita pessoalmente ou pelo telefone 0800-726-0101, pois não existe este serviço disponível na Internet. Indo à uma agência da CAIXA você pode procurar um funcionário responsável que te entregará um formulário a ser preenchido. Você deverá estar com sua carteira de trabalho para saber o número do PIS. Basta isso! Em 15 dias você receberá gratuitamente a segunda via do seu cartão cidadão em casa, devendo você cadastrar uma nova senha por questões de segurança.

Um comentário para “Segunda via do cartão cidadão”

  1. Vilma Vieira Matias da Silva

    Pedi por telefone a segunda via do meu cartão cidadão, em setembro e até agora não recebi o que tenho que fazer. Meu email não consigo resgatar minhas ms. É Possível vocês me mandar resposta por ms de texto por favor. Muito obrigada.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)