O que é o seguro de risco de engenharia?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Um seguro de riscos de engenharia é feito sobre medida para o construtor que quer se proteger de problemas que podem e irão surgir durante a construção de um empreendimento qualquer. Este tipo de seguro cobre praticamente todos os riscos envolvidos em uma construção, tais como aqueles que decorrem de acidentes, instalação e montagem de equipamentos e quebra ou inutilização acidental e repentina de alguns dos equipamentos da linha de produção da construtora.

A natureza dos riscos que o seguro cobre estabelecerá o tipo de seguro que a empresa contratará. Porém, é recomendado que a empresa escolha um seguro que cubra todos os riscos envolvidos em uma construção, deixando as finanças da mesma blindadas contra imprevistos.

Seguro risco de engenharia

Engenharia é uma ciência exata. Mesmo assim, não há garantias contra o acaso, algo que um seguro pode garantir. (Foto: www.monteliseguros.com.br)

Os tipos de seguro podem ser:

Diferente de um seguro individual ou familiar, um seguro para empresas de construção demanda uma análise de risco muito mais profunda. Provavelmente a seguradora irá pedir uma inspeção de profissionais na planta e na construção do empreendimento, além de analisar o histórico fiscal e financeiro da empresa. Dependendo do resultado, o seguro pode até cobrir riscos de atraso na entrega da construção e também contra incêndios, raios e explosões.

Respeitando o prazo da obra, o seguro pode ser parcelado em até 12 vezes, garantindo assim também que o empreiteiro possa utilizar o dinheiro arrecadado no mercado financeiro e assim, garantir o pagamento das parcelas e lucro.

O preço varia de acordo co o perfil da empresa e o valor da construção. Por exemplo, o prêmio (mensalidade) de uma construção de 10 milhões de reais seria de aproximadamente R$20.000, ou 0,2% do valor total, tornando esse valor até válido para construções de menor porte.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário