Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

O que fazer se seu cartão foi clonado?

A clonagem de cartão de crédito é um crime crescente graças aos avanços tecnológicos. O equipamento necessário para roubar os dados do seu cartão de crédito é pequeno o suficiente para caber em um bolso. Se o seu cartão de crédito for clonado, conheça os seus direitos e recursos, pois isso será importante na recuperação de seu cartão

Alerta de fraude

Assim que a clonagem for constatada, ou seja, você ver um gasto em seu cartão que não foi feito por você, é hora de imediatamente ligar para a Central de Relacionamentos de seu cartão para comunicar o roubo ou a fraude. Normalmente, eles disponibilizam uma opção no primeiro menu a partir da escolha de um número para o comunicado em si. Assim, é bem simples e a Central ficará responsável por analisar a fraude ou roubo.

Encontre as transações fraudulentas

Verifique através de todas as declarações de cartão de crédito que você recebe para encontrar as transações fraudulentas. Circule todas as transações para que você possa acompanhá-las. Fale com sua Central de Relacionamentos sobre cada uma das transações fraudulentas e peça o reembolso e a investigação de cada uma delas. Provavelmente, você terá de fazer isso por escrito em sua agência bancária, conversando com o gerente de sua conta e solicitando também informações sobre como você deve proceder nesse caso.

Quadrilhas espalhadas pelo Brasil

Na foto, equipamento e cartões utilizados para clonagem de cartões (Foto: virtualjus.blogspot.com)

Faça um boletim de ocorrência

Chame a polícia para apresentar um relatório sobre o crime. Forneça todos os dados pertinentes sobre o roubo, incluindo as transações fraudulentas que você encontrou em suas faturas de cartão de crédito. Depois de receber uma cópia do boletim de ocorrência, você pode enviá-lo para as agências de crédito, se banco e sua operadora do cartão de crédito para provar o seu estado de alerta de fraude, caso seja necessário.

Fique atento

Continue a acompanhar suas declarações de cartão de crédito com cuidado todos os meses para ter certeza de que você não está mais sendo parte de uma fraude Agora que o seu crédito sofreu essa violação, é preciso monitorar suas finanças com uma lupa para que nada escape de você. Analise qual foj a situação ou lugar onde a clonagem pode ter ocorrido e comunique o quanto antes às autoridades. Previna-se para que tal problema não ocorra novamente e você tenha novas dores de cabeça. Vai tudo depender de sua calma para lidar com a situação. É fácil para você reaver o dinheiro, tanto legalmente como operacionalmente, desde que siga nossas dicas com cuidado.

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!