Existem muitos dados em um cartão de crédito, muitos mais do que paramos para analisar. Estes dados foram incluídos ali por vários motivos, seja para a identificação do usuário e sua conta ou até por motivos de segurança. Acontece que muita gente não sabe o que boa parte dos números significam e tampouco como encontrá-los em um cartão de crédito.

Todos os cartões hoje praticamente vem com um chip incluso. Nele estão dados de segurança do usuário, como senha e alguns dados do próprio cartão, possibilitando mais uma camada de segurança contra fraudes e a clonagem do cartão de crédito. Logo abaixo do chip existe uma sequência com 16 números, em alto relevo, que identificam o número do seu cartão. Eles estão divididos em 4 sequências de 4 números cada, sendo que abaixo da primeira sequência há os 4 números impressos com caracteres menores.

No canto inferior esquerdo, existe um escrito que provavelmente estará desta forma “Member Since”. A tradução disto é “Membro Desde” ou seja, o mês e o ano em que a conta foi iniciada no banco pelo qual o cartão foi emitido. Na mesma linha, temos os dados “Good Thru” ou “Bom Até”, que define o mês e o ano de validade do cartão. Note que este segundo dado pode ser solicitado em compras online como forma de comprovação de que você tem o cartão em mãos. Não se preocupe também com os prazos de validade do cartão pois seu banco provavelmente emitirá um com um novo em um tempo considerável de antecedência ao prazo de vencimento do cartão atual.

Números de um cartão de crédito

No exemplo, temos uma descrição mais detalhada do que são os números de um cartão de crédito. (Foto: divulgação)

Abaixo destes dados, estarão seu nome completo, com abreviações, caso necessário, o número de sua agência e o número de sua conta, com dígito. A bandeira, ou seja, a operadora do seu cartão, tem seu símbolo no canto inferior direito (Visa, Mastercard, American Express etc.). Lembrando que, na maioria dos cartões, todos estes dados estão em alto relevo.

Na parte traseira do cartão, temos o código de verificação, que pode ser composto por até 4 números. Ele fica logo abaixo da tarja magnética e ao lado do local onde você pode colocar sua assinatura. Como já falamos do CVC aqui no nosso blog, este número serve como forma de verificação adicional para compras online ou por telefone que garante ao vendedor que o comprador tem o cartão físico em mãos para a compra.

Podem existir pequenas variações destes dados, dependendo da sua operadora de cartões. Mas cabe lembrar que isso não vai mudar muito ao redor do mundo, sendo que você encontrará mais ou menos a mesma ordem e sequência de informações em qualquer lugar, facilitando também para qualquer lojista do mundo identificar os dados necessários e todo consumidor poder fazer suas compras com mais segurança e tendo certeza e conhecimento de seus dados.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)