Quanto eu devo poupar por mês?

Em Educação financeira por André M. Coelho

Todo mundo ganha valores diferentes ao final do mês assim como também tem diferentes obrigações financeiras. É importante perceber que um valor em reais para cada um não irá funcionar. O que é possível fazer é desenvolver uma série de regras, talvez até uma fórmula, para te ajudar ao poupar dinheiro.

O padrão normal é o valor mínimo de 10% de seus proventos. É um bom começo, já que é um valor bem definido e não muito fora da realidade da maior parte das pessoas. O ideal é que este valor aumente com o tempo.

Um valor de 20% para ser poupado pode ser pensado em um futuro próximo, caso você tenha uma boa disciplina com o dinheiro. E estabelecer uma meta para o dinheiro que será poupado pode ser um bom incentivo para melhorar sua educação financeira e disciplinar seus custos mensais.

A disciplina de poupar dinheiro

O porquinho virou um símbolo para aqueles que poupam. As crianças ganham um para aprender que com o dinheiro acumulado elas podem comprar coisas legais. Qual é o exemplo que você está dando pra elas? (Foto: apartmentsetc.com)

Uma vez que a atitude começa, você deve estabelecer um propósito para o dinheiro. O que a maioria dos especialistas recomenda no começo é separar um total de 6 meses de seu custo de vida em um fundo de emergência. Depois, separar uma porção para sua aposentadoria. Muitos até afirmam que 15% do seu salário deveria ir apenas e somente para um fundo de aposentadoria. E então, separar também uma porção para as férias ou uma nova casa, além de uma porcentagem em investimentos financeiros.

Enquanto você olha como poupar dinheiro e sair dos débitos, você ficará surpreso no quanto você consegue poupar mensalmente. Cada vez mais você desenvolverá a disciplina necessária a um bom administrador de finanças.

A autora Elizabeth Warren estabeleceu uma fórmula balanceada entre economias, necessidades e desejos. Após pagar todas as taxas, 20% de seu dinheiro deve ir para suas economias. Mantenha suas necessidades abaixo de 50% de seu salário. E deixe o restante para ser investido em seus desejos.

Não irá existir uma fórmula que sirva para todos os casos. Para alguns, poupar 20% é praticamente impossível. Mas um valor de 5% parece mais racional. O importante a ressaltar aqui não é a porcentagem de seu salário a ser economizado, mas o desenvolvimento do hábito de poupar.

Fundos de emergência, investimentos para a aposentadoria. Ao atingir estes dois objetivos principais, encontre mais motivos para poupar. Não invente desculpas e não postergue o início desta rotina. Um saudável futuro financeiro estará a sua espera.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário