Esta semana estou estudando qual a melhor forma de levar dinheiro para o Chile, país cuja moeda é o peso chileno e já foi até chamada de “exótica” por uma das casas de câmbio aqui de Belo Horizonte. O peso chileno é bem diferente do peso argentino em relação à conversão, pois você passa a lidar com números bem grandes ao invés de apenas “dividir por 2″ como quase pode ser feito na Argentina. 1 real equivale a 290 pesos chilenos (out 2011) e isto torna as contas menos fáceis de se fazer de cabeça.

Dentre as maneiras legais de se gastar dinheiro no exterior a mais comum e amplamente utilizada é sem dúvida o famoso cartão de crédito. Tanto é a mais usada que o governo decidiu aumentar o IOF (imposto sobre operações financeiras) para 6,38% de forma a reduzir os gastos dos brasileiros no exterior. Mesmo assim o cartão de crédito ainda é melhor em algumas situações, e o cartão de débito é muito interessante.

Veja as principais vantagens e desvantagens de cada uma das maneiras de usar seu dinheiro fora do Brasil. Clique nos links para ler um artigo completo e mais detalhado sobre cada maneira.

Considerando todas as opções acima a melhor escolha ainda depende de cada caso. Os bancos oferecem diferentes taxas, cartões e facilidades para cada tipo de cliente dependendo de sua renda e pacotes de serviço contratados. O que é invariável em todas as opções listadas acima é que você pagará algum dinheiro em taxas ou conversões de câmbio. A maneira de fugir destas taxas torna a viagem menos segura pois você terá que andar com mais dinheiro no bolso, evitando saques pequenos ou idas freqüentes em casas de câmbio.

Melhor forma de levar dinheiro ao exterior

Dinheiro, cartão, travel check... qual é melhor?

Dependendo das localidades visitadas pode ser bem difícil encontrar caixas eletrônicos ou agências bancárias, logo esta é mais uma variável a ser considerada.

Minha sugestão é bem genérica mas pode ser adaptada a viagens de várias durações

  • Leve uma quantia em dólar ( ou mesmo reais se for para Buenos Aires ou Santiago) que lhe permita passar alguns dias.
  • Leve cartões de mais de uma bandeira e se possível de mais de um banco. Não esqueça de desbloquear seu cartão antes da viagem.
  • Pode ser uma boa idéia levar um cartão VISA Travel Money como garantia, para recarregar em caso de problemas com outros cartões.
  • Logo ao chegar no Aeroporto faça um saque no débito de uma boa quantia, como uns 300 dólares para começar sua viagem. Dependendo da cidade destino, talvez você precise sacar mais para arcar com hospedagem ou coisas do tipo. Este saque vai lhe permitir saber se seu cartão está sendo reconhecido e funciona normalmente. Tente vários caixas eletrônicos pois pode funcionar em um e não funcionar em outros. O saque não precisa ser exatamente num caixa de seu banco.
  • Caso tenha problemas com o cartão de débito troque parte da quantia que levou pela moeda local para que já possa utilizar. Neste caso as compras poderão ser feitas com o cartão de crédito ou mesmo VISA Travel Money.
  • Prepare seu celular para permitir acesso a seu banco e e PayPal, que poderá ser útil para pagar hospedagens e não ter que gastar a moeda local que não conseguiu sacar. Nem todos os hotéis aceitam PayPal.

Em resumo: o cartão de débito do seu banco é a melhor opção em muitos casos, mas deve haver um plano B para o caso de ocorrer algum problema técnico com seu cartão.

Espero que estas dicas possam lhe ajudar.

Compartilhe conosco e dê sua opinião: como você leva dinheiro quando faz viagens internacionais?

Image: Stuart Miles / FreeDigitalPhotos.net

2 comentários para “Qual a melhor forma de levar dinheiro para o exterior?”

  1. Julia

    Olá, vou pro Chile e adorei as dicas. Mas e no meu caso que o cartão é múltiplo (débito e crédito) como vou saber se no caixa eletrônico estarei sacando pelo débito ou pelo crédito?

  2. admin

    Oi Julia,

    Excelente pergunta.
    Nos caixas eletrônicos aparecem uma opção que lhe indica se é crédito ou débito.
    Não me lembro exatamente qual é para lhe explicar agora, mas na hora não será difícil descobrir. :)

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)