Crédito ou Débito

Tome melhores decisões financeiras!

Quais são os tipos de cartão de crédito?

São tantas opções de produtos no mercado financeiro que é fácil ficar confuso e não encontrar a melhor opção para você. Quando falamos de cartões de crédito, temos a mesma realidade. Este problema, na verdade, é até algo bom, visto que as opções existem para atender as mais diferentes demandas dos mais diferentes perfis dos consumidores.

Para acabar com sua confusão, vamos explicar todos os tipos de cartões de crédito, quais os perfis que eles atendem melhor e para que eles servem.

Cartões de crédito nacionais

Aceitos apenas no Brasil, com limites e anuidades de menores valores. Alguns oferecem benefícios como programas de relacionamento. Voltado para quem acabou de abrir uma conta no banco, tem baixa renda e só faz compras no Brasil.

Cartões de crédito internacionais

Aceitos no Brasil e no exterior, com mensalidades e limites maiores. Existem benefícios como o saque no exterior (com cobrança de tarifas) e programas de relacionamento que acumulam mais pontos. Voltado para quem faz compras em lojas no exterior ou faz viagens constantes.

Cartões de crédito gold

São mais diferenciados que os cartões internacionais, com anuidades e limites mais elevados e também mais benefícios. Normalmente oferecem o acesso do cliente aos programas especiais de premiação e bônus das bandeiras dos respectivos cartões, incluindo aqui também serviços premium, principalmente em companhias aéreas. Voltado para quem viaja ao exterior com maior frequência e busca mais conforto.

Variedade de produtos do mercado financeiro

Existem muitos tipos de cartões. Difícil é saber qual é o melhor para você.(Foto: dimensionsinfo.com)

Cartões de crédito platinum

Com mais benefícios do que os cartões gold, são concedidos somente para clientes muito especiais, que têm grande movimentação financeira. Na sua grande maioria, não tem limites de crédito e os bônus nos programas de relacionamento são maiores do que os cartões “normais”.

Dentro das categorias acima, ainda temos uma subdivisão destes em modalidades, onde dentro de cada bandeira, ou seja, a companhia responsável pelo cartão (mastercard, visa etc. ) existem modalidades que oferecem diferentes vantagens e benefícios ao consumidor. São modalidades de cartão:

Cartões institucionais

Funcionam como cartão de crédito e débito e são fornecidos pelo banco no momento da abertura da conta. Alguns só tem a função de crédito liberada quando cliente faz o uso da mesma.

Cartões corporativos

São os cartões da empresa, onde um funcionário pode gastar em nome da companhia e ter seus custos cobertos pela mesma, facilitando o controle financeiro por parte do empregador.

Cartões co-branded

Oferece uma parceria com uma marca conhecida no mercado, podendo este ser uma rede de supermercados, um site na internet ou mesmo uma companhia aérea. Fornece benefícios através de um programa de relacionamento com a empresa parceira.

Cartão pré-pago

O limite é determinado por quem contrata o serviço, creditando um valor específico no cartão. É uma opção muito usada para os pais que querem educar financeiramente os filhos ou aqueles que querem fazer uma viagem com o dinheiro mais controlado.

O mais importante ao escolher um cartão, é destrinchar com quem está vendendo o produto para você os vários benefícios e custos que eles podem ter para você. De nada adiantará ter um cartão internacional se você não faz compras no exterior, o mesmo valendo para cartões co-branded para quem não utiliza os serviços da companhia parceira.

No final das contas, você tem que escolher o cartão de crédito que mais irá facilitar sua vida, sem complicações e com a maior quantidade de benefícios para o uso que você dará a ele.

Categorias:

Comente e participe !

Links patrocinados

Links patrocinados

X
Crédito ou Débito por email!