O que é private bank? Compensa?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Clientes de private banking que trazem seu dinheiro para um banco recebem um atendimento diferenciado dos clientes de usuários normais do nosso sistema financeiro. Esses clientes, na grande maioria das vezes, são possuidores de um grande capital.

Bancos perseguem esses clientes ricos, porque eles geram uma grande quantidade de dinheiro e repetem negócios com a mesma instituição financeira. Os clientes passam a receber então um tratamento personalizado, de luxo, para serem incentivados a colocar mais dinheiro no banco.

Um dos primeiros benefícios claros são taxas de remuneração pelos investimentos maior do que os clientes normais, além do acesso à fundos e tipos de investimentos exclusivos. Tudo, principalmente as tarifas para investir e manter sua conta, se torna negociável para os clientes de private banking, incluindo também taxas de juros mais acessíveis para financiamentos e empréstimos.

Cartões de crédito sem anuidade são muito comuns para clientes Private Bank, integrando o pacote de benefícios que os gerentes vão oferecer para conquistar e manter um cliente Private Bank.

Private bank não faz milagres

O Private Bank vai oferecer serviços e valores diferenciados, mas de forma alguma será um enorme salto para uma fortuna maior, pois a gestão de seu dinheiro ainda ficará por sua conta. (Foto: divulgação)

Desvantagens do Private Bank

Uma desvantagem clara é que você pode acabar pagando mais caro pelo pacote de serviços de seu banco. Porém, é possível negociar esse pacote, já que o interesse claro da instituição financeira é te manter como cliente.

Outra desvantagem é que clientes de Private Bank precisam de um capital inicial alto para ter acesso à este tipo diferencial de serviços. Vale lembrar que estes limites mínimos são diferentes de um banco para outro, ou seja, pode ser que um banco aceita seu capital inicial e outro não.

A promessa de uma grande piscina de dinheiro barato na forma de consideráveis ​​saldos da conta corrente dos clientes ricos, em que muitas vezes eles pagam pouco ou nenhum juros é um dos principais motivadores para os bancos oferecerem tais tipos de serviços. Porém, se você precisar transferir seus recursos em algum momento para outra instituição, o banco pode te decepcionar na qualidade desta transferência, pois tem o interesse em te manter como cliente.

Além disso, bancos podem não oferecer todos os serviços com a qualidade e expertise que você busca. O nível de especialização será menor em muitas áreas em que você pode precisar de suporte. Você pode acabar se vendo buscando um especialista em ações, por exemplo, fora do banco, tendo que desembolsar dinheiro para este tipo de serviço.

Finalmente, lembre-se que gerentes e bancos querem ganhar dinheiro. E isso significa que nem sempre estarão com a mentalidade de oferecer o melhor pelo menor preço aos seus clientes, podendo, muitas vezes, oferecer oportunidades e serviços não muito vantajosos apenas porque tem que bater metas ou ganhar dinheiro.

Para quem compensa o Private Bank?

Geralmente, o Private Bank é oferecido através de indicações e convites à clientes dos bancos em que eles já tem conta, a partir do momento em que eles chegam a um nível X de capital investido na Instituição Financeira, já que o gerente tem acesso à esses recursos. Outra forma de um banco conseguir um cliente Private Bank é através da indicação de clientes para possíveis candidatos ao Private Bank.

Um cliente também pode procurar seu banco ou outro qualquer para opções de Private Bank. Você pode obter mais informações no site de seu banco, diretamente com seu gerente ou pela Central de Atendimento de seu banco.

Você já é um cliente Private Bank? Recomendaria para outras pessoas?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

Deixe um comentário