Posso ter duas contas no mesmo banco? Quais as regras?

Em Bancos e instituições financeiras por André M. Coelho

Duas contas no banco: a lei não diz nada contra isso. Ou seja, é possível ter duas contas correntes no mesmo banco. A questão então fica não na possibilidade de ter duas contas no mesmo banco, mas por que fazer isso? Por que pagar dois pacotes de serviços?

Posso ter duas contas no mesmo banco?

Pode. As regras são as mesmas para abrir a primeira conta: comprovante de renda, comprovante de residência, CPF, documento de identificação com foto, nome limpo. etc. Porém, o banco provavelmente vai compartilhar ou reduzir todos os seus limites para cartão, empréstimos e financiamentos entre essas duas contas.

Abrir duas contas no mesmo banco

Duas contas correntes no mesmo banco só dobram seus custos, sem oferecer benefícios adicionais. Simplesmente não vale a pena. (Foto: www.thisismoney.co.uk)

Por que ter duas contas no mesmo banco?

Duas contas corrente no mesmo banco para o mesmo CPF NÃO é uma boa ideia. Eu já tive duas contas correntes no mesmo banco, porque um dos bancos no qual eu tinha conta foi comprado. Quando fiz as contas, eram mais R$50 por mês só em taxas e tarifas de pacotes de serviços. Fechei uma das contas, e concentrei todas as transações em uma só conta corrente.

Se você faz duas contas corrente no mesmo banco para ter limites maiores, é um pensamento errado e que só vai te endividar. Não dá pra ter limites maiores por abrir uma segunda conta corrente no mesmo banco, e você só estará aumentando seus custos sem necessidade. Duas contas poupança também não são vantajosas, pois terão o mesmo rendimento, e é só mais problemas para gerir.

Se for uma conta corrente e uma conta poupança no mesmo banco, aí não tem problema, porque são dois tipos de conta diferentes.

Duas contas no mesmo banco: quando não tem problema?

No caso de você ter uma Conta Corrente e uma Conta Empresarial, a situação é também diferente. São dois tipos de conta: uma atrelada ao CPF e outra atrelada ao CNPJ. Como são duas contas de pessoas diferentes (Pessoa Física e Pessoa Jurídica), eles são tratados diferenciado, com limites, taxas, e custos separados.

É vantajoso ter essas duas contas no mesmo banco porque fica mais fácil obter benefícios e fazer transferências para sua Conta Corrente Pessoa Física. Os bancos, inclusive, oferecem menores taxas, menores juros, e outras vantagens para quem colocar a conta da empresa no mesmo banco que a conta pessoal. Para quem é MEI ou empresário individual, sem sociedade, vale a pena manter só a conta empresarial.

Portanto, fica a dica: APENAS e SOMENTE se as duas contas correntes forem de PESSOAS DIFERENTES (CPF e CNPJ), vale a pena ter duas contas no mesmo banco. Se for duas contas correntes para pessoa física, não vale a pena. Entendido? Duas contas correntes em mais de um banco, aí já é outra história.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

Crédito ou débito? Esta é uma pergunta quase sempre feita ao se pagar com cartão mas é uma questão também comum na vida de muitos brasileiros. Com mais de 300 horas em cursos de finanças, empreendedorismo, entre outros, André formou-se em pedagogia e se especializou em educação financeira. Dá também consultorias financeiras e empresariais quando seus clientes precisam de ajuda e compartilha conhecimentos aqui neste site.

Aviso legal

O conteúdo apresentado no site é apenas informativo com o objetivo de ensinar sobre o funcionamento do mundo financeiro e apresentar ao leitor informações que o ensine a pensar sobre dinheiro. O site Crédito ou Débito não faz recomendações de investimentos e em nenhuma hipótese pode ser responsabilizado por qualquer tipo de resultado financeiro devido a práticas realizadas por seus leitores.

2 comentários para: “Posso ter duas contas no mesmo banco? Quais as regras?”

  • Keslley

    É possível ter 2 contas poupança no mesmo banco?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      É possível sim Keslley!

      Responder

Deixe um comentário