Para um pagamento fácil e prático do INSS, uma empresa ou autônomo pode se utilizar da internet na efetuação desse pagamento. É um processo muito simples. Você precisará apenas de acessar o site da CAIXA para saber as informações do pagamento do INSS.

Para efetuar o recolhimento da contribuição ao INSS dos funcionários da sua empresa ou como autônomo pela internet, você poderá utilizar a GPS Eletrônica, usada para pagamento de uma ou mais guias por meio do débito automático ou a GPS no Internet Banking, utilizada por meio de assinatura eletrônica. Para a segunda opção, é necessário que o contribuinte tenha uma conta na CAIXA.

Os prazos para recolhimento das contribuições previdenciárias são estabelecidos pelo INSS. Para empresas, o prazo para recolhimento das contribuições previdenciárias vence no dia 2 do mês seguinte ao da competência ou no dia útil imediatamente posterior, se o vencimento coincidir com um feriado ou final de semana. Para a contribuição referente ao 13º salário, o prazo é até o dia 20 de dezembro do respectivo.

Os encargos por atraso no recolhimento, pela empresa, da contribuição previdenciária de funcionários também são definidos pelo INSS. Após o vencimento, são cobrados juros, multa e atualização monetária, se for o caso, cujo cálculo e preenchimento dos campos correspondentes são de responsabilidade do contribuinte. Os valores dos encargos por atraso podem ser consultados no site do INSS ou no BDCAIXA.

Pagamento online do INSS

Através do uso de uma Guia da Previdência Social eletrônica, você pode efetuar o pagamento online, poupando um precioso tempo na ida a lotérica ou agência bancária. (Foto: inss.net)

A maior parte das informações aqui foi retirada diretamente do site da CAIXA. O que temos a acrescentar sobre este serviço é o fator organizacional e operacional que o pagamento pela internet proporciona. Com a possibilidade dos agendamentos, você garante que nunca irá perder os prazos de pagamento, evitando multas, encargos financeiros e até problemas legais com a Previdência Social.

Além disso, você consegue poupar todo o tempo que teria ao ir a uma agência do banco ou lotérica, enfrentando filas desnecessárias. Faça a você mesmo um favor e busque o quanto antes a informatização e automatização do pagamento de seu INSS online.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)