Os bancos oferecem diversas maneiras de transferir o dinheiro entre contas, sejam elas da mesma instituição bancária ou de outra. Se a transferência é feita entre contas do mesmo banco, geralmente é gratuita e cai no mesmo instante pois tudo ocorre diretamente no sistema interno do banco mesmo. Agora, quando o dinheiro precisa ir de um banco para outro é necessário utilizar uma TED ou um DOC bancário, do qual falamos recentemente.

Mas o que é uma TED? TED significa Transferência Eletrônica Disponível e é usada para valores acima de 3 mil reais, sem limite máximo para a operação. A grande vantagem da TED em relação ao DOC é que a TED não precisa passar pelo sistema de compensação bancária e assim o dinheiro fica disponível na conta destino no mesmo dia da operação.

Outra vantagem da TED em relação à utilização de cheques é que não é possível fazer uma TED sem fundo. A TED somente á autorizada quando o emitente tem dinheiro na conta e não pode ser sustada como é feito com um cheque.

TED - Transferência Eletrônica Disponível

TED – Alternativa ao DOC

Na grande maioria dos bancos é possível fazer TED’s pelo caixa eletrônico, telefone, internet e também diratamente no banco, no caixa ou na mesa do gerente. Nas transações realizadas sem a intervenção humana o custo é sempre menor e há pacotes de tarifas com isenção de TED de acordo com o saldo que cliente tem em conta.

Dependendo do valor da transação é necessário ir ao gerente para conseguir a autorização para  TED. Os bancos determinam valores máximos para TED via internet de forma a aumentar a segurança e evitar possíveis fraudes.

E você? Utiliza o serviço de TED do seu banco? Já transferiu dinheiro para alguém usando TED? O preço da TED no seu banco é muito alto ou é competivio? Conte nos comentários!

2 comentários para “O que TED? Como fazer uma TED?”

  1. lucas

    como se faz o ted

  2. selma alves augusto

    como faço para transferir minhas aplicações do banco do brasil para o bradesco

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)