As conhecidas máquinas de cartão de crédito (e também débito) são aqueles pequenos terminais eletrônicos, portáteis ou não em que passamos o cartão parar pagar contas em estabelecimentos comerciais ou mesmo em serviços prestados por pessoa física.

Há grandes vantagens em ter uma máquina de cartão de crédito em sua empresa, mas qual delas escolher? Há vários tipos de máquinas de cartão de crédito, cada uma adequada um diferente tipo de estabelecimento.

Vale lembrar que pessoas físicas também podem ter máquinas de cartão de crédito, desde que sejam clientes de algum dos bancos afiliados às empresas credenciadoras. Obviamente as taxas variam de acordo com vários aspectos, dentre eles o faturamento através das máquinas.

Vejamos abaixo quais são os principais tipos de maquinas de cartão, em relação à tecnologia utilizada e tipo de estabelecimento para os quais são adequadas:

Máquina de cartão POS sem fio móvel

Máquina sem fio (móvel) para cartão

 

  • TEF: é a sigla para Transferência Eletrônica de Fundos e tem este nome porque nestes casos a máquina serve apenas como um terminal simples para leitura segura do cartão do cliente. Todo o processamento e comunicação com a central do cartão é feito pelos sistemas aos quais a máquina está conectada. São comuns este tipo de máquina em grandes redes de supermercados com vários terminais. A máquina TEF é mais simples pois não precisa da bobina para imprimir o comprovante, que é impresso pela impressora fiscal conectada ao sistema.
  • POS Fixo é outro tipo de máquina de cartão cuja sigla significa “Ponto de Venda” (Point of Sale) e é mais utilizada no comércio em geral. Funciona usando a linha telefônica para transmitir as informações, como faziam os modens de internet discada há muitos anos atrás. Esta máquina é ligada à rede telefônica com fio, logo são próprias para serem usadas nos balcões dos comércios. Quando é necessária mais mobilidade, a máquina de cartão deve ser sem fio, que é descrita abaixo.
  • Máquina de cartão POO: esta máquina é parecida com a POS mas é sem fio, adequada inclusive para uso externo, como em postos de gasolina, por exemplo. O “O” vem de Outdoor (externo). A máquina POO usa um chip de celular para transmitir as informações da compra, funcionando pela rede de dado das operadoras de telefonia celular. É muito comum em restaurantes, bares e para prestadores de serviço móveis como taxistas.
  • POS Wireless: a RedeCard oferece também uma máquina que em termos de funcionalidade se situa entre o POS e o POO, ela é sem fio, mas seu uso é restrito às proximidades do estabelecimento, limitado pelo alcance da rede sem fio. Isto divide a categoria POS móvel (sem fio) em POS Fixo (ligado à linha telefônica convencional).

Mas como escolher uma máquina de cartão para seu restaurante, loja, posto de gasolina ou qualquer que seja o seu negócio? A decisão não é simples e os contratos devem ser lidos com cuidado. A tecnologia usada na máquina é importante sim, mas não é ela o fator principal a ser levado em consideração. As grande empresas do ramo (Cielo e RedeCard) oferecem condições e tecnologias bem parecidas. Leia e faça simulações antes de contratar!

 

 

 

21 comentários para “Máquinas de cartão de crédito”

  1. adriana

    tenha uma lojinha e quero colocarcartão de crédito, gostaria de saber como faço pra ter uma máquina de cartão de crédito e débito como pessoa física e todos os valores cobrados

  2. Marcelo

    basta a linha telefonica ou preciso de internete para usar a maquina de cartao de credito?

    Grato

  3. milton

    gostaria as informaçoes como poderia ter uma maquina de cartao de credito e debito.sou da regiao de embu das artes na grande sao paulo. mande por imail dos as informaçoes estou interesado em uma maquina para meu cormecio

  4. avani da silva

    bem gostaria de ter uma maquineta mas não tenho linha telefônica e nem internet existe outra opção? e posso fazer com uma conta poupança?

  5. Patricia pereira

    estou tentando entrar em contato a varios dias pois ja deveria esta com a maquina em minha loja a duas semanas atras estou quase desistindo.

  6. gilson

    gostaria de estar adiquirindo a maquina de cartão credito e debito para meu comercio

  7. admin

    Oi Patrícia,

    O Crédito ou Débito é um blog sobre finanças.
    Nós instruímos sobre vários assuntos mas não fornecemos a maquininha em si.
    Com quem você tem entrado em contato? Se a empresa que você tenta falar para comprar já lhe atende assim no momento de lhe vender, é sinal que você deveria procurar outro banco para lhe fornecer a maquininha.
    Lembre-se também que há credenciados que fazer a venda das maquininhas por comissão. Isso também pode ser um problema isolado.

  8. admin

    Existe a maquininha via 3G e até via 2G, mas é preciso ter cobertura em sua área.
    Quanto à poupança, é melhor conferir com cada banco que oferece a maquininha de cartão. Em geral é preciso ter uma conta corrente.

  9. Gabrielly F. Pereira

    Gostaria que voces mandassem os preços da maquinas de cartões de creditos elo para pessoa física, para aluguel, como tambem o preço avista para compra, espero ser atendida o mais breve possível. Atenciosamente Gabrielly.

  10. daniela santos

    oi minha mãe é vendedora autônoma, a muitos anos, e agora vendendo produtos de beleza, ela tem conta corrente, gostaria de saber se ela pode adequirir a maquininha de cartao sem fazer abertura na prefeitura ou inscrição, me passa orientação ….fico no aguardo…..obrigado

  11. admin

    Oi Daniela,

    Vamos pesquisar e escrever um artigo a este respeito nas próximas semanas.
    Explicaremos como conseguir máquina de cartão de crédito sendo autônomo.

  12. ANDRE LIMA

    OLÁ BOA TARDE…

    TENHO 36 ANOS E TODA MINHA VIDA PROFISSIONAL FOI COM VENDAS EXTERNAS.MINHA ULTIMA EXPERIENCIA FOI COM MAQUINETAS DE CARTÃO DE CRÉDITO

    AGORA SONHO MAS ALTO,QUERO PEGAR UMA REPRESENTAÇÃO.
    GRATO PELA ATENÇÃO,E FIQUEM TODOS COM DEUS

  13. HELBER FAGNER GOMES

    Bom dia,
    Minha mãe tem um aloja de roupas e gostaria de ter a maquina de cartao do sant der.
    Eu olhei no site nao esta muito claro gostaria de saber as taxas e condições.
    Grato.

  14. SANDRO

    TEM COMO ADQUIRIR UMA MAQUINETA PARA PESSOA FÍSICA?

  15. Andrea de Oliveira Almeida

    Bom dia,
    Gostaria de saber se cooperativa de crédito é um ramo de atividade compatível com cartões de crédito

  16. Emerson L. A. Fagundes

    Gostaria de adquirir uma maquina de credito para meu comercio!!
    Como proceder ??

  17. marcos roberto

    gostaria de ter uma maquina de cartão de credito e ter o cartao de credito dotz

  18. cicero jose severino

    qual é o valor mensal que será pago pela maquina móvel após o 3 mês?

  19. Edilaine

    Tenho um comercio na área rural, onde não tem sinal de celular. Tem apenas sinal de internet. Gostaria de saber se tem um modelo de maquineta que funciona com wirelles.

  20. Bruna

    Olá! Gostaria de saber se eu posso levar a máquina portátil para outro estado. Trabalho com vendas, e quero saber se eu tendo a máquina em SP posso levá-la para SC? E se funciona?

  21. admin

    Oi Bruna,
    Você terá que conferir esta informação com o fornecedor de sua maquininha.
    Se ele utiliza a rede de dados de telefonia móvel, é possível que você precise fazer alguma alteração para utilizá-la em outro estado.
    Talvez seja simplesmente habilitar com seu fornecedor ou trocar o chip de dados utilizado pela máquina!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)