Você pode fazer um DOC através de caixas eletrônicos, pela internet ou até pelos atendentes. Este serviço de nosso sistema financeiro serve para transferir recursos entre duas contas, de mesmo CPF ou CPF diferentes, sem a necessidade do saque e seguinte depósito em conta. Existem muitos recursos para os DOC que previnem erro. Mas eles acontecem, em sua maioria, pela falta de atenção de quem está transferindo o dinheiro.

Para fazer um DOC, um cliente bancário precisa do código do banco, número da agência, número da conta, nome completo e CPF do titular da conta de destino. Tais dados são solicitados mais de uma vez durante o processo de transferência de recursos financeiros, incluindo uma confirmação dos mesmos ao final da transferência, mediante digitação da senha do titular da conte de onde sai o DOC. Por isso, se houve qualquer dado conflitante, cancele o DOC imediatamente e entre em contato com o destinatário para saber os dados corretos.

Alguns bancos, como o Santander, só aceitam DOC para contas já cadastradas no site. Isso pode deixar até a transferência um pouco mais devagar, devido a necessidade do cadastro. Porém, deixa o processo mais seguro ao emitente e ao recipiente do DOC, já que garante que o destino do dinheiro não estará errado.

Agora vamos supor que por extrema falta de atenção, você tenha digitado algum dado bancário errado. Se este dado estiver incorreto, ou o DOC não será autorizado ou ele será rapidamente estornado para sua conta. Agora, se o DOC não foi estornado, algo mais problemático pode ter ocorrido.

Fazendo DOC

O DOC é uma transferência que não envolve o ddinheiro físico, garantindo um grau de segurança para os clientes de nosso sistema financeiro. (Foto: bancodeaaz.wordpress.com)

É muito difícil um DOC não ser estornado ou ser enviado incorretamente, dada a quantidade de dados que tem de ser confirmados pelo usuário do sistema. mas caso o valor tenha mesmo sido enviado para uma agência, conta ou cliente errado, o melhor procedimento a se tomar é entrar em contato com o gerente de sua conta e comunicar o ocorrido. Assim, ele poderá cancelar a transferência e ter o valor estornado. Como o DOC não tem depósito imediato na conta de destino, o cliente tem um prazo antes que o dinheiro cheque em mãos erradas. O telefone de sua agência pode ser encontrado online com facilidade na internet ou pelo telefone da Central de Relacionamento de sua instituição financeira.

Vimos então que problemas com o DOC são raros, mas tem soluções simples e rápidas. Preste muita atenção nos dados inseridos e, principalmente, verifique mais de uma vez os dados que está inserindo na transferência.

35 comentários para “Fiz um DOC errado, e agora?”

  1. Mário Babiss

    De fato liguei para o Banco e a Gerente mencionou que a transferência que eu havia feito errado e só vi no período de 2 horas… Não tinha mais como estornar porque já havia sido feito a efetivação. Porém como eu coloquei um digito a menos e a conferencia é feito em cima de CNPJ/CPF, Conta e Agencia o valor da Transferência voltara par minha conta. Palavras da Gerente!

    Responder
  2. Daiane

    Fiz uma doc/Ted na conta de uma pessoa, mais na hora de selecionar mesmo titular ou outro eu não me atentei e o mesmo saiu em meu nome com os dados bancários da outra pessoa, corre o risco de não cair o dinheiro na conta dele?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim. Ligue para seu gerente e explique a situação.

      Responder
  3. Matheus Matos

    Boa noite!
    Infelizmente fiz um DOC, para agência errada, mas a conta está correta e apareceu o meu nome.
    Tem como eu resgatar esse valor?
    Não consigo falar com nenhum atendente do Banco do Brasil
    Fiz a operação às 18:45:08 na data 06/10/15
    Me ajudem por favor!

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com seu gerente ou pela Central de Atendimento do Banco do Brasil para saber como proceder.

      Responder
  4. Eliane

    Fiz uma transferência para outra conta, mas fui vítima de um golpe. O banco estorna o valor?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Registre boletim de ocorrência, antes de qualquer procedimento. Depois, vá ao seu gerente.

      Responder
  5. Agnes

    Fiz um doc para outra pessoa pelo internet bank, porém não me atentei as titularidades e acabei colocando os dados bancários do beneficiário, com o meu Nome no favorecido. Esse dinheiro retornará para minha conta? Fiz a operação já fora do expediente bancário e para melhor os bancos estão em greve.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Agnes, provavelmente retorna sim. Converse com seu gerente para esclarecimentos.

      Responder
  6. Rodolpho

    Acabei de fazer um doc e preenchi todos os dados, porém ao digitar o numero da conta acabei trocando os numeros, mas todos os outros dados como CPF da pessoa na qual queria enviar o dinheiro estão corretos. Obviamente o CPF não ira bater com o do titular da conta, então, há alguma possibilidade de estornarem o dinheiro?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim. Consulte seu gerente para informações melhores.

      Responder
  7. Carla

    Olá, acabei de fazer umas transferencia online do Bradesco para o Itaú. Coloquei ag, conta e cod do banco correto, no entanto não coloquei destinatário diferente, ou seja, saiu no meu nome, ele vai receber o dinheiro ou vai ser estornado pra mim?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Carla, provavelmente será estornado. Consulte seu gerente, caso o dinheiro não seja estornado ou não caia na conta do destinatário.

      Responder
  8. Helessandra Gumiero

    Fiz um Doc para uma conta, com agência, CPF e titular corretos, mas o dígito da conta corrente foi inserido incorretamente, existe chance de não ser estornado?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Sim, Helessandra, mas converse com seu gerente se o DOC não chegar a conta de destino.

      Responder
  9. Pablo

    Boa tarde!
    Fui vitima de uma fraude onde pediram pra eu ir a um caixa eletrônico e digitar uma senha no campo valor, porém essa senha foi o valor depositado. Estou desesperado gostaria de saber se tem como eu receber meu dinheiro novamente. Alguém pode me instruir?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Siga as instruções do nosso artigohttp://www.creditooudebito.com.br/fui-vitima-de-uma-fraude-e-agora/ para proceder legalmente em relação à fraude.

      Responder
  10. Samir

    Fiz um.deposito identificado numa.conta.errada
    E perdi o comprovante
    Oq devo fazer

    Responder
  11. Gleison Moia

    Fiz uma TED na caixa mas ela voltou porque o número da conta estava errada.
    Gostaria de saber se tenho que pagar novamente a nova TED já que a primeira não foi. Obrigado

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Gleison, geralmente não, porque a TED não foi executada, mas entre em contato com seu gerente.

      Responder
  12. Milene

    Bom dia fiz uma transferência do meu fundo de garantia para minha conta corrente no banco HSBC porém não me atentei quando o atendente me deu o comprovante pra assinar quando foi mais tarde vi que o dinheiro NÃO estava na minha conta verifiquei o comprovante meu nome, meu CPF, o nome do banco, agencia está tudo correto porém o dígito da conta esta errado.
    Existe a chance de ser estornado o dinheiro
    O devo fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Vá a agência onde você ordenou a transferência, com as informações, e peça a correção dos dados, e nova transferência.

      Responder
  13. Patricia Silva

    Fiz uma transferência errada e foi parar na conta de outra pessoa. Entrei em contato com o gerente tanto meu quanto da agência pra onde foi e me disseram que o estorno vai depender da honestidade da pessoa…Isto está correto? Eu posso perder o dinheiro só porque o banco não pode estornar uma transferência que eu fiz errado? Posso ir na delegacia, caso o cliente que recebeu não seja tão honesto assim?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Patricia, registre um boletim de ocorrência. Se a pessoa que receber o dinheiro não for honesta, ela pode ser acusada de apropriação indevida.

      Responder
  14. Eder Benicio

    Fiz um doc num valor alto do Banco do Brasil para Bradesco, no entanto era para uma conta Itaú, errei o banco mais coloquei CNPJ correto, você acha que o valor será estornado.

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Eder, com praticamente 100% de certeza o valor será estornado.

      Responder
  15. Dayana Melo

    Fiz um deposito bancario errado tem como solicitar estorno?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Talvez. Converse com um gerente do banco onde você fez o depósito, Dayana.

      Responder
  16. Harrison

    Fiz um DOC de uma conta corrente do banco do brasil para o da caixa economica, ambos possui o mesmo dono e CPF, na hors de preencher o nome, CPF numero da conta esta tudo correto, porém na jirs de colocar agencia não prestei atencão o suficiente e acabei colocando o numero da operacão… Ja tentei ligar pra varios numeros e nada, o que devo fazer? O pior que estamos no f de samana o banco esta fechado. O que faço?

    Responder
  17. Júnior Volino

    Boa noite!
    Preciso da sua opinião, fiz um Doc do Itaú para Bradesco via internet, sendo que a conta do destino é conta de benefício INSS.
    A pergunta é a transferência foi realizada dia 22.01.2016 sexta-feira mas até o dia de hoje 27.01.2016 não caiu.
    O que devo fazer?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Entre em contato com seu gerente, Júnior.

      Responder
  18. Vinicius

    Doc do Itaú para o santander com titularidade errada. Porém eu tenho uma conta no santander e na verdade era para cair na conta de outra pessoa. Existe algum risco do dinheiro cair na minha conta do santander apenas pelo meu CPF ou eles batem todas as informações?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Todas as informações são casadas. Geralmente, quando há um erro, o DOC é estornado.

      Responder
  19. Pâmela

    Boa tarde,
    Fiz um DOC do Itaú para a CAIXA com os dados corretos. A transferência foi feita para crédito em conta corrente, mas a conta é poupança. A pessoa recebe mesmo assim ou pode ir para outra pessoa?

    Responder
    • Equipe Crédito ou Débito

      Não vai parar para outra pessoa. Ou é estornado ou cai na conta da pessoa.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)