Você pode fazer um DOC através de caixas eletrônicos, pela internet ou até pelos atendentes. Este serviço de nosso sistema financeiro serve para transferir recursos entre duas contas, de mesmo CPF ou CPF diferentes, sem a necessidade do saque e seguinte depósito em conta. Existem muitos recursos para os DOC que previnem erro. Mas eles acontecem, em sua maioria, pela falta de atenção de quem está transferindo o dinheiro.

Para fazer um DOC, um cliente bancário precisa do código do banco, número da agência, número da conta, nome completo e CPF do titular da conta de destino. Tais dados são solicitados mais de uma vez durante o processo de transferência de recursos financeiros, incluindo uma confirmação dos mesmos ao final da transferência, mediante digitação da senha do titular da conte de onde sai o DOC. Por isso, se houve qualquer dado conflitante, cancele o DOC imediatamente e entre em contato com o destinatário para saber os dados corretos.

Alguns bancos, como o Santander, só aceitam DOC para contas já cadastradas no site. Isso pode deixar até a transferência um pouco mais devagar, devido a necessidade do cadastro. Porém, deixa o processo mais seguro ao emitente e ao recipiente do DOC, já que garante que o destino do dinheiro não estará errado.

Agora vamos supor que por extrema falta de atenção, você tenha digitado algum dado bancário errado. Se este dado estiver incorreto, ou o DOC não será autorizado ou ele será rapidamente estornado para sua conta. Agora, se o DOC não foi estornado, algo mais problemático pode ter ocorrido.

Fazendo DOC

O DOC é uma transferência que não envolve o ddinheiro físico, garantindo um grau de segurança para os clientes de nosso sistema financeiro. (Foto: bancodeaaz.wordpress.com)

É muito difícil um DOC não ser estornado ou ser enviado incorretamente, dada a quantidade de dados que tem de ser confirmados pelo usuário do sistema. mas caso o valor tenha mesmo sido enviado para uma agência, conta ou cliente errado, o melhor procedimento a se tomar é entrar em contato com o gerente de sua conta e comunicar o ocorrido. Assim, ele poderá cancelar a transferência e ter o valor estornado. Como o DOC não tem depósito imediato na conta de destino, o cliente tem um prazo antes que o dinheiro cheque em mãos erradas. O telefone de sua agência pode ser encontrado online com facilidade na internet ou pelo telefone da Central de Relacionamento de sua instituição financeira.

Vimos então que problemas com o DOC são raros, mas tem soluções simples e rápidas. Preste muita atenção nos dados inseridos e, principalmente, verifique mais de uma vez os dados que está inserindo na transferência.

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