No Brasil, muitos jovens a partir dos 16 anos já sonham com seus cartões de crédito. E é fácil obter um. Tão ansiosos quanto estes jovens estão para obter o seu primeiro cartão de crédito, muitas empresas também o estão. Para marinheiros de primeira viagem, existem muitas opções de cartões e uma pequena lista de pré-requisitos para que você consiga seu cartão.

Se você está matriculado na faculdade, você tem uma boa chance de obter aprovação para um cartão de crédito de estudante. Seja cauteloso, comece com apenas um cartão de crédito, não importa quantas outras ofertas que você receber. Os limites são baixos, mas são os suficientes para que você não se endivide demais. Normalmente, não é necessária nenhuma comprovação de renda para obtenção dos cartões. Mas à medida em que você obtém uma fonte fixa de renda, você pode levar seu comprovante para o banco e aumentar seu crédito, desde que você tenha responsabilidade para utilizá-lo.

Para aqueles que querem abrir uma conta em um banco ou já são titulares em uma conta de banco, basta apenas conversar com seu gerente para fazer o pedido de um cartão. É fácil fazer a solicitação online, mas conversando com seu gerente ele pode te dar a melhor opção de acordo com seu perfil. Recomendamos que você sempre comece com um cartão nacional com um limite menor, para aprender a gerenciá-lo.

Dicas para seu primeiro cartão de crédito

Lembre sempre de começar com apenas um cartão de crédito para aprender sua utilização com sabedoria. (Foto: xandaodicas.com.br)

Lojas de departamento, supermercado e até operadoras de telefonia tem uma aprovação de crédito mais fácil, sendo uma comprovação de renda até desnecessária em alguns casos. O problema é que as taxas de juros são muito altas, o que pode pegar de surpresa alguns desavisados.

Uma regra básica para toda pessoa que tem seu primeiro cartão de crédito, é legal escolher um cartão de crédito para crédito moderado ou limitado. Além de ser mais fácil para obter seu cartão de crédito com um menor crédito, essa opção faz com que você tenha um controle maior de seus gastos e não coloque dinheiro demais em seu cartão de crédito.

Se seu cartão de crédito for negado em algum momento, pergunte porque sua aplicação foi negada e daí, trabalhe suas finanças para que sua próxima aplicação seja aprovada.

Para  fazer seu cartão de crédito, os documentos que você normalmente irá precisar são: comprovante de residência (caso não tenha conta no banco ou esteja abrindo um cartão de loja de conveniência ou outro tipo similar), comprovante de renda (contracheque ou até a própria carteira de trabalho), carteira de identidade, CPF e, em alguns casos, carteira de trabalho.

Vale a pena lembrar: só faça cartões de crédito com instituições sólidas no mercado. Existem muitos golpes por aí que que fornecem cartões sem praticamente nenhum custo ao usuário. Cuidado com anuidades muito baratas, taxas de juros muito baixas ou ofertas milagrosas. Você pode estar trocando os pés pelas mãos.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)